Sustentabilidade na Construção Civil: Conheça o vidro Low-e?
Sustentabilidade na construção civil - Vidro low-e

Sustentabilidade na Construção Civil: Conheça o vidro Low-e?

  • Produto
  • 9, maio 2025
  • 2 min de leitura

A sustentabilidade na construção civil tem se tornado uma prioridade para arquitetos, engenheiros e construtoras que buscam reduzir impactos ambientais e aumentar a eficiência energética das edificações.

Dentro desse contexto, o vidro Low-E surge como uma solução inovadora e eficaz para projetos sustentáveis. Mas o que faz desse tipo de vidro uma escolha inteligente? Vamos explorar a seguir.

O que é o vidro Low-e

O Low-E vem da abreviação de “low emissivity”, em inglês, que significa justamente “baixa emissividade”, ou seja, reduz a transferência térmica entre os ambientes.

Ele é composto por uma camada ultrafina de óxido metálico em uma de suas faces, que é responsável por reduzir a troca de temperatura entre ambientes, permitindo também, a passagem de grande parte da luz.

Principais benefícios:

Eficiência Energética

A eficiência energética do vidro Low-E minimiza a dependência de sistemas de aquecimento e refrigeração, resultando em economia de energia elétrica e menor impacto ambiental.

Conforto Térmico

O vidro Low-E apresenta alta eficiência no controle térmico, podendo reduzir o ganho de calor solar em lugares de clima seco ou manter os ambientes internos aquecidos em temperaturas muito baixas, garantindo maior conforto aos usuários.

Proteção UV

A radiação ultravioleta (UV) é uma grande vilã para os mobiliários, tecidos e pisos, pois acelera o desbotamento e a deterioração dos materiais. O vidro Low-E bloqueia grande parte dos raios UV, garantindo maior durabilidade desses materiais.

Certificações Ambientais

O uso de materiais sustentáveis, como o vidro Low-E, contribui para a obtenção de certificações ambientais, como o LEED, que confere prestígio e reconhecimento aos edifícios, tornando-os mais atrativos para locatários e compradores conscientes da importância da sustentabilidade.

Conclusão

Como vimos, o vidro Low-E, além de contribuir para a eficiência energética e o bem-estar dos usuários. Inclusive, auxilia na preservação do meio ambiente e na valorização dos empreendimentos.

Para aprimorar ainda mais seu projeto, leia nosso artigo sobre vidro de controle solar – clique aqui e entenda como a junção desses produtos agregam valor e eficiência aos espaços.

Navegue por tópicos