Dividir um ambiente sem comprometer o espaço pode parecer uma tarefa desafiadora, mas utilizar uma divisória de vidro pode resolver essa questão.
A divisória de vidro tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos de interiores. Além de delimitar o espaço, ela consegue integrar os ambientes e reforçar a circulação natural de uma forma simples e sofisticada – garantindo também privacidade.
Confira as vantagens da divisória de vidro, onde aplicá-la e, principalmente, qual o melhor tipo de vidro para utilizar.
Integrar os ambientes e mesmo assim não bloquear a luz natural dentro do espaço tem sido cada vez mais importante nos projetos de interiores. A divisória de vidro ganhou destaque e tornou-se uma opção viável e fundamental para delimitar os ambientes e, ao mesmo tempo, garantir uma certa privacidade para o usuário.
Essas divisórias reforçam a sensação de amplitude dos ambientes, uma vez que eles são conectados visualmente, mas não fisicamente. E, diferente de uma parede de alvenaria, a divisória de vidro possui uma espessura muito menor, assim, além da sofisticação, seu projeto ganha mais espaço para ser aproveitado.
Dessa forma, suas principais vantagens são:
A divisória de vidro é versátil e, assim, é possível encaixar-se nos mais diversos estilos de ambientes. Importante, antes de tudo, ter em mente qual é o principal objetivo da divisória no projeto: circular a luz natural? Isolamento acústico? Integrar os ambientes?
Tendo essas respostas, fica mais fácil decidir em qual ambiente essa divisória será vantajosa. Os ambientes mais comuns e ideais para utilizar divisória de vidro são:
A divisória de vidro pode ser composta por placas de vidro com diferentes tecnologias e características – independente do espaço em que ela for instalada. A seguir, te mostramos as melhores opções do mercado para o seu projeto.
O vidro laminado é um dos tipos de vidro mais utilizados em divisórias. Sua composição – feita a partir de um processo de calor e pressão que une duas ou mais chapas de vidros a uma película de PVB – garante resistência à estrutura e proteção aos usuários.
Em caso de quebra acidental, os fragmentos ficam presos à película. Além disso, ele também oferece a segurança patrimonial, pois mantém o vão íntegro até a troca do vidro, o que faz desse material uma escolha segura para divisórias de vidro.
O vidro temperado é conhecido no mercado por sua robustez, sendo até 5 vezes mais durável que o vidro convencional – característica que é atribuída ao processo de têmpera, que se dá pelo aquecimento do material a uma temperatura crítica e seu resfriamento rapidamente, o que cria um sistema de tensão.
Enquanto o vidro laminado, como citado anteriormente, tem como principais atributos: a redução de riscos em caso de quebra, já que as partículas ficam retidas no PVB; o bloqueio de 99,6% dos raios UV e um isolamento acústico superior ao vidro comum.
Neste sentido, a opção de Vidro Temperado-Laminado é uma opção viável para aplicação em divisórias de vidro. Este material é produzido a partir da laminação de duas peças de vidro temperado, que são unidas por películas de PVB.
O vidro combina resistência a mudanças térmicas e a impactos, com a segurança do filme PVB – que evita que o vidro se estilhace em caso de ruptura, prendendo os fragmentos na película. Ele também pode ser aplicado com a película SentryGlas®, substituindo o PVB, aumentando sua resistência em 100 vezes.
Amortecer as vibrações sonoras é sua principal característica, assim, é perfeito para aplicar em divisórias de vidro nos espaços onde a concentração e a confidencialidade são essenciais – escritórios, salas de reunião, estúdios e hospitais são um exemplo comum de áreas em que esse tipo de vidro é necessário.
Geralmente, ele é composto por camadas de vidro laminado, onde duas ou mais folhas de vidro são unidas por uma camada intermediária de material absorvente de som, como o polivinil butiral (PVB). Essa camada atua como um amortecedor, reduzindo a transmissão de vibrações sonoras de um lado para o outro do vidro.
Em alguns casos, são adicionadas outras tecnologias, como vidros duplos com espaço de ar entre as camadas, para aumentar ainda mais a eficácia do isolamento acústico. A definição de qual das soluções será utilizada, bem como a espessura da composição de vidros, será determinada pelo nível de ruído que se pretende isolar e sua frequência.
A divisória de vidro duplo – ou vidro insulado – é alternativa para amplificar os benefícios da divisória, uma vez que sua estrutura garante vantagens como conforto térmico e acústico. Também existe a opção do vidro ser insulado com persiana, agregando ainda mais valor no quesito privacidade.
O vidro polarizado PKO Privacy Glass® representa o equilíbrio entre a privacidade e a entrada de luz nos ambientes. Isso porque utiliza uma tecnologia revolucionária que transforma o vidro de cor translúcida em incolor, apenas ao apertar um botão. O acionamento do produto pode ser através de um interruptor, celular ou pela voz.
Disponível tanto no vidro extra clear, quanto no vidro incolor, um diferencial do vidro inteligente é que ele possibilita ao cliente escolher a solução mais adequada a cada projeto. Mediante consulta, também é possível incluí-lo em outros tipos de vidro, como cinza, verde ou refletivo – tudo de acordo com a necessidade do cliente.
Ainda está com dúvidas sobre qual material aplicar na divisória de vidro ou em outros projetos do seu cliente? Fale com nossa equipe técnica através do e-mail [email protected]!