5 etapas para otimizar os processos de sua vidraçaria
Otimizar os processos de sua vidraçaria

5 Etapas para otimizar os processos de sua vidraçaria ou esquadria | Universo Transparente

  • Processo
  • 26, junho 2017
  • 2 min de leitura

Saber otimizar os processos de sua vidraçaria garante resultados mais eficazes

Um dos maiores desafios do mundo dos negócios na atualidade é conseguir aumentar a produção e diminuir os custos. Para alcançar um crescimento significativo em sua vidraçaria é importante buscar meios para otimizar os seus processos a fim de conquistar seus objetivos de forma planejada e consciente.

Para isso, confira as dicas que preparamos para que você consiga otimizar processos de sua empresa e se destaque no mercado.

1.Identificação

Antes de tudo é preciso descobrir qual é melhor tipo de otimização dos processos para o seu negócio. Para isso, você precisa entender todas as etapas de trabalho e quais são os principais problemas das vidraçarias.

Aqui é necessário criar perguntas sobre o processo e contar com auxílio de colaboradores e clientes, que irão apontar o que gera mais retrabalho e problemas. Uma dica é fazer um checklist em uma planilha no Excel com todos os pontos levantados.

2.Mapeamento e reformulação

A partir da identificação dos processos, é preciso criar um mapeamento dos processos. Nesta etapa, você pode contar com o auxílio de gráficos visuais, que ajudam a enxergar melhor os processos.

A reformulação dos processos deve visar a otimização, ou seja, adotar práticas benéficas para solucionar os problemas apontados. Aqui será necessário pensar em medidas a curto e longo prazo.

3.Execução

O terceiro passo é colocar em prática o processo de forma otimizada. Vamos supor que para a produção de janelas de vidro em sua empresa, você identificou que para que o processo entre em produção é necessário esperar a chegada dos tipos de vidro escolhidos. Até o vidro chegar, processo que pode demorar até 10 dias úteis, sua produção fica parada, perdendo tempo e dinheiro.

Na etapa de reformulação, foi identificado que nesse período a esquadria de alumínio já poderia ser cortada e trabalhada, esperando apenas o vidro para finalizar.

A dica na etapa de execução é não ter receio e trabalhar, procurando dar o melhor para que os resultados apareçam.

4.Automatização

Após a execução, você precisa contar com a automação dos processos. Isso ajuda na redução de gastos, prevenção de erros, diminuição de desperdícios e aumento de produtividade.

Os sistemas de gestão inteligentes, disponibilizados pela IBM, por exemplo, oferecem soluções para seu negócio por meio de monitoramento e análises contínuas, por exemplo.

5.Acompanhamento

A ação mais importante de todas é acompanhar os processos implementados! Acompanhe diariamente todas as etapas dos processos. Só assim é possível identificar, mapear, executar e automatizar o que for necessário.

Lembre-se que o planejamento não deve ser engessado, mas contínuo e melhorado a cada problema que surgir. É importante também que essas etapas sejam percorridas de forma cíclica e constante. Não basta executá-las apenas uma vez, pois as soluções aparecem com o tempo e são sempre temporárias.

Se quer saber mais sobre esse assunto, confira nosso post: 5 práticas de gestão para otimizar processos!

Navegue por tópicos