Saiba porque utilizar o visor de proteção radiológica para ambientes de saúde

Saiba porque utilizar o visor de proteção radiológica para ambientes de saúde

Visor de Proteção Radiológica

O visor de proteção radiológica garante a segurança do paciente. 

A utilização do visor de proteção radiológica, também conhecido por vidro com chumbo, sempre foi requisito de segurança em hospitais e clínicas médicas que trabalham com equipamentos de diagnóstico por imagem, como raios-x e tomografia.

Tais aparelhos emitem radiação e podem trazer problemas à saúde das pessoas.

Visor de Proteção Radiológica

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o visor de proteção radiológica, suas características e qual a importância da utilização do material visando a garantia da segurança no ambiente hospitalar e de clínicas médicas.

Visor de proteção radiológica

A fabricação desse vidro é feita por um processo de estiramento vertical do material e também da adição do chumbo em sua massa, componente responsável por barrar a radiação por ter alta densidade.

De acordo com a norma técnica NBR 61331-2, as placas de vidro para proteção radiológica devem ter transparência maior que 85% e conter chumbo na proporção de no mínimo 22% da sua espessura.

Possibilidades de Beneficiamento

O visor de proteção radiológica pode ser laminado, garantindo assim maior segurança e integridade do vão em casos de acidentes, já que, em caso de quebra, mantém os fragmentos de vidro presos a película de PVB.

Se o projeto requerer maior equivalência de chumbo, é possível laminar duas lâminas de vidro.

Visor de Proteção Radiológica

Além disto, o vidro poderá ser laminado com 2 vidros comuns, um de cada lado, formando uma espécie de “sanduíche” de forma a proteger as superfícies do visor contra riscos, já que este é um produto com escala de dureza menor que um vidro comum.

Leia também:  O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens

Outra possibilidade é utiliza-lo junto ao vidro insulado, garantindo isolamento térmico e acústico também.

Benefícios do visor de proteção radiológica

Proteção Radiológica

Devido ao alto teor de chumbo e bário em sua composição, além da possibilidade de diferentes espessuras, o vidro proporciona uma excelente proteção contra a radiação emitida por equipamentos que operam na faixa de 80 a 300 kV.

Saúde Ocupacional

A exposição excessiva à radiação pode causar diversos problemas de saúde, principalmente o câncer.

Por isso, ao utilizar o vidro nos ambientes sujeitos à radiação é assegurada a saúde ocupacional de médicos, técnicos e enfermeiros, pacientes e acompanhantes e todos trabalhadores que tenham contato direto com a radiação emitida pelos equipamentos de diagnóstico por imagem.

Integração dos Ambientes

Devido a transparência do vidro ser superior a 85%, é possível haver uma integração maior entre o paciente, sua família e também os profissionais de saúde, que podem observar o procedimento sem a possibilidade de sofrer com a exposição à radiação.

Aplicações

  • Visores para proteção radiológica, raios-x, tomografia e demais equipamentos radiológicos;
  • Proteção para visores em laboratórios;
  • Telas para equipamentos de diagnóstico médico;
  • Telas de detecção de raios-x em aeroportos
Visor de Proteção Radiológica

Onde comprar o visor de proteção radiológica?

No mercado brasileiro, a distribuidora de vidros PKO do Brasil, em parceria com a americana Corning, disponibiliza o Vidro Plumbífero Corning® Med-X® à pronta entrega, com possibilidades de personalização do material de acordo com o projeto.

O material pode ser comercializado em chapas de 3,5 mm a 20 mm de espessura, com dimensões de até 2800 x 1400 mm, maximizando as possibilidades de projetos que preveem aplicações com um campo de visão mais amplo.

Além do visor de proteção radiológica, a empresa conta também com uma linha completa para hospitais, como o vidro inteligente Privacy Glass, o vidro Antibactéria e o vidro Duplo Termo-Acústico.

Leia também:  Cobertura de Vidro: Dicas para escolher o melhor produto

Gostou de nosso post, curta, comente e compartilhe!

Política de Qualidade da PKO do BrasilPolítica de Qualidade da PKO do Brasil
eBook

Normas de Vidro: 4 tipos que você deve conhecer

Saber quais são as normas que regulam o uso e aplicação do vidro é fundamental para quem projeta, especifica e instala este material.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
🚿 Saiba como rentabilizar sua vidraçaria com o Box de Vidro❗️ Veja modelos, tipos de materiais, normas e como oferecer manutenção a longo prazo ➡️ https://bit.ly/3cqsGzf
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
Vidro para Sauna❗️ Veja o manual completo com o tipo de vidro ideal para as saunas secas e úmidas (à vapor), especificação, instalação, manutenção e ideias de projetos ➡️ Download grátis: https://bit.ly/3gPClkq
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Interlayers vidro laminado PVB
eBook

Manutenção de Laminado

Dicas para fazer corretamente o armazenamento, corte, lapidação e limpeza do vidro laminado.