Visor de Proteção Radiológica

Visor de proteção radiológica: saiba porque utilizá-lo para ambientes de saúde

  • EspecificaçãoProdutoTodas as Publicações
  • 1, junho 2020
  • 3 min de leitura

O visor de proteção radiológica garante a segurança do paciente. 

A utilização do visor de proteção radiológica, também conhecido por vidro com chumbo, sempre foi requisito de segurança em hospitais e clínicas médicas que trabalham com equipamentos de diagnóstico por imagem, como raios-x e tomografia.

Tais aparelhos emitem radiação e podem trazer problemas à saúde das pessoas.

Visor de Proteção Radiológica

Neste post, falaremos um pouco mais sobre o visor de proteção radiológica, suas características e qual a importância da utilização do material visando a garantia da segurança no ambiente hospitalar e de clínicas médicas.

Visor de proteção radiológica

A fabricação desse vidro é feita por um processo de estiramento vertical do material e também da adição do chumbo em sua massa, componente responsável por barrar a radiação por ter alta densidade.

De acordo com a norma técnica NBR 61331-2, as placas de vidro para proteção radiológica devem ter transparência maior que 85% e conter chumbo na proporção de no mínimo 22% da sua espessura.

Possibilidades de Beneficiamento

O visor de proteção radiológica pode ser laminado, garantindo assim maior segurança e integridade do vão em casos de acidentes, já que, em caso de quebra, mantém os fragmentos de vidro presos a película de PVB.

Se o projeto requerer maior equivalência de chumbo, é possível laminar duas lâminas de vidro.

Visor de Proteção Radiológica

Além disto, o vidro poderá ser laminado com 2 vidros comuns, um de cada lado, formando uma espécie de “sanduíche” de forma a proteger as superfícies do visor contra riscos, já que este é um produto com escala de dureza menor que um vidro comum.

Outra possibilidade é utiliza-lo junto ao vidro insulado, garantindo isolamento térmico e acústico também.

Benefícios do visor de proteção radiológica

Proteção Radiológica

Devido ao alto teor de chumbo e bário em sua composição, além da possibilidade de diferentes espessuras, o vidro proporciona uma excelente proteção contra a radiação emitida por equipamentos que operam na faixa de 80 a 300 kV.

Saúde Ocupacional

A exposição excessiva à radiação pode causar diversos problemas de saúde, principalmente o câncer.

Por isso, ao utilizar o vidro nos ambientes sujeitos à radiação é assegurada a saúde ocupacional de médicos, técnicos e enfermeiros, pacientes e acompanhantes e todos trabalhadores que tenham contato direto com a radiação emitida pelos equipamentos de diagnóstico por imagem.

Integração dos Ambientes

Devido a transparência do vidro ser superior a 85%, é possível haver uma integração maior entre o paciente, sua família e também os profissionais de saúde, que podem observar o procedimento sem a possibilidade de sofrer com a exposição à radiação.

Aplicações

  • Visores para proteção radiológica, raios-x, tomografia e demais equipamentos radiológicos;
  • Proteção para visores em laboratórios;
  • Telas para equipamentos de diagnóstico médico;
  • Telas de detecção de raios-x em aeroportos
Visor de Proteção Radiológica

Onde comprar o visor de proteção radiológica?

No mercado brasileiro, a distribuidora de vidros PKO do Brasil, em parceria com a americana Corning, disponibiliza o Vidro Plumbífero Corning® Med-X® à pronta entrega, com possibilidades de personalização do material de acordo com o projeto.

O material pode ser comercializado em chapas de 3,5 mm a 20 mm de espessura, com dimensões de até 2800 x 1400 mm, maximizando as possibilidades de projetos que preveem aplicações com um campo de visão mais amplo.

Além do visor de proteção radiológica, a empresa conta também com uma linha completa para hospitais, como o vidro inteligente Privacy Glass, o vidro Antibactéria e o vidro Duplo Termo-Acústico.

Gostou de nosso post, curta, comente e compartilhe!

Navegue por tópicos