Tudo o que você precisa saber sobre vidros resistentes ao impacto
Vidros resistentes ao impacto

Vidros resistentes ao impacto: tudo o que você precisa saber!

  • EspecificaçãoSegurança
  • 18, setembro 2017
  • 3 min de leitura

Os vidros multilaminado e temperado-laminado STRUTURÁ® são ideais para proteção contra impacto

Vidros resistentes ao impacto são os utilizados em instalações que exigem altos níveis de segurança. Nestes casos, pode ser pela proteção física ou patrimonial, usados para guaritas de segurança ou também pela necessidade estrutural em soluções que tenham a mínima fixação ou a menor utilização de perfis de esquadrias de alumínio ou PVC, normalmente colocados em aquários, piscinas, pisos, degraus, muros de vidro, guarda-corpos, fachadas.

Neste post preparamos algumas informações sobre os vidros resistentes ao impacto ideais para instalações que necessitam dessa característica. Acompanhe!

Tipos de vidro X Instalações de Segurança

Para que as construtoras tenham os produtos ideais para cada tipo de necessidade de resistência para oferecer aos clientes, atente-se as orientações abaixo:

Aquários e Piscinas

O ideal é utilizar o vidro temperado multilaminado. Quando o conjunto é produzido com o uso da película de alta resistência Sentryglas® há melhoria na redução da espessura do conjunto final, principalmente, em casos de bordas infinitas (lado superior livre de estrutura).

Pisos e degraus

Poderá ser vidro multilaminado ou temperado multilaminado, dependendo da aplicação. O cálculo deve ser feito considerando quantas bordas do vidro serão apoiadas e o tipo de uso do ambiente, ou seja, se é um local com circulação privativa de pessoas, se haverá mobiliário, se há aglomeração pública de pessoas ou circulação de veículos.

Muros de vidro

É possível utilizar o vidro multilaminado quando o vidro for apoiado em suas bordas ou quando o cliente desejar a função antivandalismo, ou seja, que o vidro suporte o impacto de pancadas sem que o vão seja devassado, conhecido proteção contra intrusão. Já nos casos em que a fixação deve ser feita por pontos, é ideal usar o vidro temperado multilaminado.

Guarda-Corpos

O vidro laminado LAMINAK é a melhor opção em caso do material ser apoiado em suas bordas. Já o temperado-laminado STRUTURÁ® é indicado para casos de fixação por engaste com as bordas livres. O uso da película Sentryglas®, de alta resistência entre as lâminas de vidro, auxilia na redução da espessura do conjunto final.

Guaritas

Aqui é ideal utilizar o vidro multilaminado para os casos de obter a função antivandalismo, ou seja, nas situações em que o vidro suporte o impacto de pancadas sem que o vão seja devassado. Se o consumidor desejar resistência às armas de fogo, é preciso utilizar um vidro blindado.

Fachadas

Em casos de fachadas estruturadas por vidros, nas quais colunas e vigas não são em aço, mas sim em peças de vidro estrutural, é necessário a utilização de vidro temperado multilaminado.

Principais cuidados

Para não ter problemas com a especificação errada dos vidros resistentes ao impacto é preciso contar com o suporte do fornecedor de vidros para cálculos específicos e, em alguns casos mais complexos os quais a fórmula de cálculo da norma não contempla, contratar um consultor de fachadas para especificação.

É ideal pensar também em utilizar uma lâmina de vidro a mais na composição para o caso de haver um impacto não previsto que danifique o primeiro vidro, todo o conjunto permaneça intacto até que se faça a substituição, principalmente em pisos e piscinas.

Em casos de quebra do vidro nestes tipos de aplicação, é preciso:

  • Interditar o local e, no caso de aquários e piscinas, esvaziar o tanque.
  • Acionar imediatamente o fornecedor para substituição da peça.

Os cuidados essenciais para esses tipos de instalações têm como respaldo a Norma NBR 7199. Por isso, é sempre bom dar uma lida nas normas do mercado e garantir que o cliente utilize os vidros resistentes ao impacto.

Gostou do nosso post? Curta, comente e compartilhe suas impressões! Se quiser saber mais saiba quais as normas técnicas que seu negócio de esquadrias deve ficar de olho leia a matéria Saiba quais normas técnicas que seu negócio de esquadria deve ficar de olho

Navegue por tópicos