Vidros de grandes dimensões para projetos residenciais, comerciais e industriais

Vidros de grandes dimensões para projetos residenciais, comerciais e industriais

  • EspecificaçãoProduto
  • 28, fevereiro 2023
  • 3 min de leitura

A arquitetura moderna se renova a cada dia, o que obriga a engenharia atual encontrar novos modelos construtivos rápidos e eficazes sem deixar a sustentabilidade de lado. É notório o aumento do uso cada vez mais racional dos espaços, e o vidro consegue fazer interação entre ambientes por diversas características e com inúmeras vantagens, com isso, os vãos envidraçados tornam-se cada vez maiores, e é aí que entram os vidros de grandes dimensões, também conhecidos como jumbo.

Além de ser uma necessidade para alguns projetos específicos, uma estrutura feita de vidros também possui um apelo estético, pois é visualmente muito diferente, oferece uma visão ampla e também uma inovação moderna e elegante.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que os vidros grandes, ou jumbos, sejam bem aplicados, transportados e instalados, com as dimensões e espessuras adequadas a cada projeto, buscando assim uma qualidade superior em estética e, claro, segurança.

Confira abaixo os detalhes sobre vidros grandes e como garantir que ele seja seguro.

Vantagens de vidros de grandes dimensões

Estruturas de vidro têm se tornado uma tendência moderna no mundo inteiro, chamando atenção e conquistando o mercado em diversos países. No Brasil essa tendência ainda está começando, mas já atrai novos clientes para esse tipo de produto.

As principais vantagens desse tipo de vidro é a estética, pois ele oferece um toque sofisticado e elegante, ao mesmo tempo que moderno e atual. Uma loja feita de vidro, por exemplo, com certeza chama atenção e pode até se tornar um ponto turístico.

Os vidros jumbos podem ser utilizados tanto em ambientes externos, para oferecer uma inovação e chamar atenção com sua amplitude, quanto em ambientes internos, sendo responsável por dividir espaços e proporcionar vistas entre vigas e pilares, por exemplo.

Por fim, a segurança também pode ser uma outra vantagem, uma vez que bem instalada e fixada (o que iremos entender nos próximos tópicos), a estrutura de vidros grandes oferece qualidade no produto e na estrutura do projeto. Para isso, chapas de grandes dimensões têm que ser adotadas, com espessuras grossas para sustentar o local.

Cuidados específicos dos vidros de grandes dimensões

Como os vidros jumbos possuem tamanhos e pesos incomuns, muito maiores e mais pesados do que os produtos usados com mais frequência como espelhos e esquadrias, eles necessitam de cuidados específicos.

Por exemplo, esses produtos, por serem a base e estrutura completa do projeto, precisam de uma aplicação e sistemas bem definidos, realizadas em um processo cuidadoso, completo e de qualidade, para que não tenha nenhuma falha na instalação e a peça resista ao tempo e às mudanças de clima e temperatura.

Outro ponto em relação aos cuidados de grandes vidros é o transporte e armazenamento – que precisam ser feitos com peças específicas para os grandes tamanhos desses produtos e pensando nos espaços que eles irão ocupar.

Além disso, o vidro precisa oferecer segurança, então as espessuras adequadas também são um detalhe importante de se certificar com vidros grandes.

Exemplos mais comuns de vidros de grandes dimensões

Vitrines de lojas

Um dos exemplos mais conhecidos de vidros de grandes dimensões em projetos é a loja da Apple na Austrália, que é feita inteiramente de vidros de dimensões gigantes nesse projeto comercial.

Portas

Outro dos principais exemplos de vidros de grandes dimensões, nesse caso mais voltado para projetos residenciais, são as grandes portas de vidro de correr. Em locais como restaurantes essas portas também são bem comuns e oferecem um local agradável e amplo com a transparência do vidro. Pé direito alto, ou “duplo” como é conhecido no ramo, permite inovar e ainda mais espaço para as portas de vidro.

Fachadas de vidro

Grandes fachadas de vidro e janelas também são comuns nesses projetos, pois oferecem uma visão ampla e transparente do interior ao mesmo tempo que trazem uma sofisticação para o projeto que é utilizado. As fachadas de vidro grande normalmente são mais comuns em projetos industriais e comerciais.

Tipos de vidros grandes dimensões mais usados

O vidro de grande dimensão mais utilizado e mais comentado para esses projetos é o vidro jumbo, que pode estar em diversas formas, temperado, laminado e duplo, por exemplo.

O vidro jumbo temperado é muito utilizado nesses projetos de grandes dimensões, como, por exemplo, nas portas de correr de restaurantes e residências, além dos vidros temperados nas fachadas de vidros para locais comerciais.

As chapas de vidro jumbo com espessuras mais grossas, às vezes duplas, oferecem maior segurança e resistência, sendo feito de forma proporcional ao que o projeto necessita.

No Brasil, o vidro jumbo começou a ser produzido na década de 1990. A crescente demanda também alavanca a criação de equipamentos adequados nas fabricantes e beneficiadoras, além do setor de esquadrias, que precisa se adaptar à nova realidade de mercado.

Como temos visto, a indústria do vidro está em constante evolução para oferecer soluções criativas e desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Conclusão

A partir deste artigo, deu para entender melhor sobre os vidros de grandes dimensões – ou vidro jumbo. Vale lembrar que a PKO do Brasil oferece este produto e garante qualidade em seus serviços, e ainda promove o amparo a outras questões – como o apoio técnico, essencial para sua empresa, e a sustentabilidade, fator cada vez mais relevante no mundo. Entre em contato com a PKO do Brasil ou solicite um orçamento.

Navegue por tópicos