Vidro plumbífero e sua contribuição na área da saúde

| PKO do Brasil | ,

Vidro plumbífero e sua contribuição na área da saúde

Vidro Plumbífero

O vidro plumbífero Corning® Med-X® da PKO contém chumbo em sua composição e sua principal função é barrar a radiação de equipamentos de raio-X usados em procedimentos e diagnósticos médicos trazendo assim maior qualidade de vida aos profissionais de saúde.

Técnicos em radiologia e demais profissionais que atuam na área estão diretamente ligados a exposição de radiações que aumentam os riscos de doenças como câncer.

Vidro Plumbífero

Ambientes que possuem grande quantidade de radiação como salas de radiografia, tomografia, hemodinâmica e laboratórios de pesquisas necessitam de uma proteção adequada para evitar efeitos colaterais ao organismo desses profissionais.

A radiação é composta por ondas eletromagnéticas que se propagam com velocidade quando emitidas.

Apesar de estarmos diariamente expostos a essas fontes, as radiações ionizantes, muito utilizadas em clínicas médicas são extremamente prejudiciais à saúde, por isso precisam de camadas de chumbo para bloqueá-las.

De acordo com a norma NBR 61.331 – Dispositivos de Proteção contra radiação-X para fins de diagnósticos médicos, o vidro a ser utilizado em locais com grande concentração de radiação deve conter chumbo em sua composição.

Vidro Plumbífero

Além disso, a norma determina que as placas de vidro devem ter transparência maior que 85% e conter chumbo na proporção de no mínimo 22% da sua espessura.

Atualmente o mercado comercializa produtos que apesar de ajudarem a barrar, não são eficazes o bastante e nem sempre atendem a norma, colocando em risco a saúde dos radiologistas, o que é muito preocupante.

Por isso é importante que administradores hospitalares e responsáveis técnicos sejam conscientizados quanto a escolha do produto ideal para garantir a integridade dos profissionais que são expostos a esse tipo de radiação.

Leia também:  Tudo o que você precisa saber sobre vidros resistentes ao impacto

Um dos produtos que apresentam riscos é o visor multicristal (ou vidro multilaminado).

Composto por várias lâminas de vidro com o objetivo de barrar a radiação, ele não contém chumbo em sua composição e por isso não é eficaz quanto a proteção aos agentes de saúde expostos a tal radiação.

Embora mais espesso, este tipo de vidro não atinge metade da atenuação necessária exigida; além disso, mantém coloração esverdeada o que interfere diretamente no quesito transparência, também avaliado por norma.

O visor multicristal tem apenas 2% de equivalência em chumbo e atinge no máximo 60% de transparência, sendo um produto que não atende a norma NBR 61.331.

Vidro plumbífero

O vidro plumbífero Corning® Med-X® atende integralmente a norma NBR 61.331. Tal vidro tem alta capacidade de proteção contra radiação, a transparência necessária para o observador e não provoca riscos à saúde.

Veja a comparação entre vidros na tabela abaixo:

Vidro Plumbífero

A fabricação do plumbífero é feita por um processo de estiramento vertical e adição de chumbo e bário em sua massa, por isso é mais amarelado.

Apesar de sua composição ser robusta, o vidro não perde sua transparência que é superior a 85%.

Vidro Plumbífero

Ele também pode ser laminado, trazendo mais segurança aos ambientes e caso o local precise de uma maior equivalência de chumbo, é possível também laminar duas peças.

Sabemos que a exposição excessiva a radiação causa inúmeros problemas à saúde, e é de extrema importância que os cuidados necessários sejam tomados e a norma técnica respeitada para assegurar a saúde dos profissionais de saúde que precisam ter contato direto com essa radiação.

Política de Qualidade da PKO do BrasilPolítica de Qualidade da PKO do Brasil
eBook

Normas de Vidro: 4 tipos que você deve conhecer

Saber quais são as normas que regulam o uso e aplicação do vidro é fundamental para quem projeta, especifica e instala este material.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Serviços de projetista para esquadria
eBook

Cálculo de Espessura de Vidro

Entenda os diferentes tipos de aplicações e quais tipos de cálculo fazer em cada um.