Vidro plumbífero e sua contribuição na área da saúde

| PKO do Brasil | ,

Vidro plumbífero e sua contribuição na área da saúde

Vidro Plumbífero

O vidro plumbífero Corning® Med-X® da PKO contém chumbo em sua composição e sua principal função é barrar a radiação de equipamentos de raio-X usados em procedimentos e diagnósticos médicos trazendo assim maior qualidade de vida aos profissionais de saúde.

Técnicos em radiologia e demais profissionais que atuam na área estão diretamente ligados a exposição de radiações que aumentam os riscos de doenças como câncer.

Vidro Plumbífero

Ambientes que possuem grande quantidade de radiação como salas de radiografia, tomografia, hemodinâmica e laboratórios de pesquisas necessitam de uma proteção adequada para evitar efeitos colaterais ao organismo desses profissionais.

A radiação é composta por ondas eletromagnéticas que se propagam com velocidade quando emitidas.

Apesar de estarmos diariamente expostos a essas fontes, as radiações ionizantes, muito utilizadas em clínicas médicas são extremamente prejudiciais à saúde, por isso precisam de camadas de chumbo para bloqueá-las.

De acordo com a norma NBR 61.331 – Dispositivos de Proteção contra radiação-X para fins de diagnósticos médicos, o vidro a ser utilizado em locais com grande concentração de radiação deve conter chumbo em sua composição.

Vidro Plumbífero

Além disso, a norma determina que as placas de vidro devem ter transparência maior que 85% e conter chumbo na proporção de no mínimo 22% da sua espessura.

Atualmente o mercado comercializa produtos que apesar de ajudarem a barrar, não são eficazes o bastante e nem sempre atendem a norma, colocando em risco a saúde dos radiologistas, o que é muito preocupante.

Por isso é importante que administradores hospitalares e responsáveis técnicos sejam conscientizados quanto a escolha do produto ideal para garantir a integridade dos profissionais que são expostos a esse tipo de radiação.

Leia também:  Vidro comum: Quando pode ser utilizado?

Um dos produtos que apresentam riscos é o visor multicristal (ou vidro multilaminado).

Composto por várias lâminas de vidro com o objetivo de barrar a radiação, ele não contém chumbo em sua composição e por isso não é eficaz quanto a proteção aos agentes de saúde expostos a tal radiação.

Embora mais espesso, este tipo de vidro não atinge metade da atenuação necessária exigida; além disso, mantém coloração esverdeada o que interfere diretamente no quesito transparência, também avaliado por norma.

O visor multicristal tem apenas 2% de equivalência em chumbo e atinge no máximo 60% de transparência, sendo um produto que não atende a norma NBR 61.331.

Vidro plumbífero

O vidro plumbífero Corning® Med-X® atende integralmente a norma NBR 61.331. Tal vidro tem alta capacidade de proteção contra radiação, a transparência necessária para o observador e não provoca riscos à saúde.

Veja a comparação entre vidros na tabela abaixo:

Vidro Plumbífero

A fabricação do plumbífero é feita por um processo de estiramento vertical e adição de chumbo e bário em sua massa, por isso é mais amarelado.

Apesar de sua composição ser robusta, o vidro não perde sua transparência que é superior a 85%.

Vidro Plumbífero

Ele também pode ser laminado, trazendo mais segurança aos ambientes e caso o local precise de uma maior equivalência de chumbo, é possível também laminar duas peças.

Sabemos que a exposição excessiva a radiação causa inúmeros problemas à saúde, e é de extrema importância que os cuidados necessários sejam tomados e a norma técnica respeitada para assegurar a saúde dos profissionais de saúde que precisam ter contato direto com essa radiação.

Política de Qualidade da PKO do BrasilPolítica de Qualidade da PKO do Brasil
eBook

Normas de Vidro: 4 tipos que você deve conhecer

Saber quais são as normas que regulam o uso e aplicação do vidro é fundamental para quem projeta, especifica e instala este material.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
O Vidro Laminado possui uma limpeza simples, mas seu armazenamento, instalação e manutenção devem receber a devida atenção para evitar danos ao material. Acesse grátis. eBook exclusivo: Manutenção do Vidro Laminado ➡️ https://bit.ly/3tUv0XX
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
🚿 Saiba como rentabilizar sua vidraçaria com o Box de Vidro❗️ Veja modelos, tipos de materiais, normas e como oferecer manutenção a longo prazo ➡️ https://bit.ly/3cqsGzf
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Como vender o Privacy Glass
eBook

Guia Prático: Como Vender o Vidro Privacy Glass

Saiba como obter os melhores resultados de vendas em vidros de alto valor agregado, como o Privacy Glass