Entenda os cuidados ao instalar vidro laminado com borda exposta
Piscina com parede de vidro

Vidro com borda exposta: Entenda os cuidados nesse tipo de instalação

  • Especificação
  • 27, setembro 2017
  • 3 min de leitura

Saber como trabalhar com vidro laminado com borda exposta pode render melhor satisfação dos clientes

O uso do vidro laminado com borda exposta tem crescido exponencialmente em diversas aplicações da construção civil. Isso deve-se a preocupação crescente das constutoras em ampliar a segurança dos usuários dos edifícios e aos preços mais acessíveis do produto.

Além disso, esse produto permite aplicações diferenciadas, com a utilização cada vez maior de vidros com o mínimo de fixação e bordas livres, conferindo maior elegância e sofisticação aos projetos, como por exemplo em box de banheiro, envidraçamento de sacada e muros de vidro (com a função antivandalismo). Em outros casos, se combinado com o vidro temperado, poderá ser aplicado em guarda-corpos ou visores de piscina de borda infinita, por exemplo.

Confira neste post, quais os cuidados que as construtoras precisam ter para instalação dos vidros laminados com borda exposta. Acompanhe!

Delaminação do Vidro

Um dos principais problemas que podem ocorrer nas aplicações do vidro laminado com borda exposta é a delaminação do vidro junto à película.  A delaminação é um problema que surge quando o PVB começa a se soltar do vidro por conta de alguma contaminação na borda, fazendo com o que o produto perca a sua função de segurança.

Para evitar a delaminação do vidro é preciso atentar-te para os cuidados com a instalação, afinal o PVB pode se contaminar com as seguintes maneiras:

Alta umidade em aplicações externas

Nestes casos, há contato direto do vidro laminado com borda exposta com a água.

Solução:

– Selar as bordas com silicone estrutural

– Proteger as bordas por perfis finos de topo

– Utilizar PVB especial de alta aderência ou substituir o PVB pela película especial Sentryglas® que tem resistência contra umidade.

Maresia

Nestes casos, há contato direto do vidro laminado com borda exposta com a brisa do mar.

Solução:

– Selar as bordas com silicone estrutural

– Proteger as bordas por perfis finos de topo

– Utilizar PVB especial de alta aderência ou substituir o PVB pela película especial Sentryglas® que tem resistência contra maresia

Limpeza Indevida

Neste caso há contato da borda do vidro com o álcool ou outros produtos químicos. O PVB em si é solúvel em álcool razão pela qual não pode em hipótese alguma ter contato com este tipo de produto.

Solução:

– Selar as bordas com silicone estrutural

– Proteger as bordas por perfis finos de topo

– Substituir o PVB pela película especial Sentryglas® que tem resistência contra umidade.

* Neste caso específico não é possível utilizar o PVB de alta aderência com borda exposta pois qualquer PVB é solúvel em álcool e não resistirá.

Responsabilidade Legal

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as vidraçarias e os fornecedores de esquadria devem oferecer cinco anos de garantia dos seus produtos, o que inclui garantia contra a delaminação. Quem poderá te dar este respaldo será seu fornecedor de vidros, que também deve oferecer essa garantia do produto bem como certificações de qualidade que atestem a resistência do produto.

O artigo 27 cita que “Prescreve em 5 (cinco) anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria”.

Por isso, é preciso contar com processos bem definidos para instalação e manutenção dos produtos, garantindo assim maior durabilidade do produto. O vidro laminado com borda exposta é um produto especial de alto valor agregado, por isso, é preciso inclusive repassar aos clientes os principais cuidados com o material. A PKO do Brasil oferece um manual com os cuidados básicos para o vidro laminado, que você pode utilizar como referência ao elaborar o termo de garantia de sua construtora!

Quer saber mais sobre a manutenção de vidros? Acesse nosso infográfico!

Gostou desse post? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Navegue por tópicos