<strong>Vidro inteligente: Como funciona a tecnologia que traz mais privacidade para o ambiente</strong>
vidro inteligente - vidro polarizado - o que é vidro inteligente - o que é vidro polarizado - vidro inteligente como funciona - vidro que liga e desliga

Vidro inteligente: Como funciona a tecnologia que traz mais privacidade para o ambiente

  • EspecificaçãoProduto
  • 23, janeiro 2023
  • 2 min de leitura

Você já ouviu falar no vidro inteligente? Este é um produto com tecnologia revolucionária, que permite dar privacidade a um ambiente, ao mesmo tempo em que traz sofisticação ao local. Quer saber mais? Continue a leitura.

O que é vidro inteligente?

O vidro inteligente, também conhecido como polarizado, é um produto pensado principalmente para trazer privacidade a um ambiente e também controlar a entrada de luz. Ele utiliza uma tecnologia que permite deixar o vidro opaco ou transparente com apenas um toque.

Como funciona o vidro inteligente

O processo de produção do vidro inteligente se dá pela laminação de duas placas com um filme de cristal líquido (LCD – Liquid Cristal Display) que possuem diferentes polímeros. O produto também possui uma fonte transformadora, que deverá ser ligada à energia elétrica.

Quando o vidro polarizado está desligado, não é possível enxergar através dele. Já quando acionado, se consegue enxergar o que está do outro lado. Isso acontece pois, quando uma voltagem é aplicada, ocorre o alinhamento das moléculas em uma direção específica.

Isso faz com que seja possível observar através do vidro, já que ele ficará translúcido. Quando não há energia presente, ele fica opaco e a luz não passa através de sua superfície. O acionamento pode ser feito por um controle, mas também é possível automatizar, conectando o produto a um sistema de casa inteligente, como por exemplo, uma assistente virtual que pode ser acionada por comando de voz ou até mesmo um aplicativo no celular.

Não se preocupe, o vidro inteligente pode ser desenvolvido tanto para a voltagem 110V quanto para 220V e o produto não consome muita energia, em torno de 10W por hora, ou seja, menos que uma lâmpada LED.

Privacidade a um toque, tudo sobre o vidro inteligente.

Aplicações em projetos

O vidro inteligente é um produto versátil e inovador, que pode ser utilizado em diversos espaços em que seja preciso ter controle de privacidade, como salas de reunião, restaurantes, banheiros, escritórios e até mesmo em hospitais.

Em um ambiente hospitalar, o vidro polarizado pode ser utilizado como divisória de leitos, por exemplo, permitindo que um ambiente se torne mais privativo sem o risco de infecções, já que uma das qualidades do produto é a facilidade de limpeza, além da manutenção simplificada e durabilidade. Ainda no ambiente hospitalar, o vidro inteligente também é muito utilizado em berçários, proporcionando privacidade durante os momentos desejados.

Também é possível utilizar o vidro polarizado como uma tela de projeção, já que, como informamos no texto, quando ele está desligado, sua superfície fica opaca. Isso permite a criação de ambientes mais tecnológicos e sofisticados.

A aplicação do vidro inteligente é indicada para ambientes internos, uma vez que ele é pensado para controle de privacidade e não para a entrada de calor, porém, ele também pode ser utilizado na fachada, basta apenas que a instalação seja feita corretamente, com boa vedação, para que não entre umidade.

Quem não deseja ter um produto que traga sofisticação para o projeto, não é mesmo? Com o vidro inteligente é possível mudar um ambiente ao simples toque de um botão. É uma excelente forma de controlar a privacidade e também trazer um ar mais moderno e tecnológico ao espaço.

Gostou do produto? Veja 4 qualidades que o vidro inteligente agrega ao seu projeto.

Navegue por tópicos