Vidro com proteção solar: Conheça os benefícios e suas aplicações
vidro com proteção solar - vidro com controle solar - vidro de controle solar

Vidro com proteção solar: Conheça os benefícios e suas aplicações

  • ProdutoQualidade
  • 25, abril 2023
  • 2 min de leitura

O vidro é um material versátil e amplamente utilizado em construções, permitindo a entrada de luz natural e proporcionando uma vista panorâmica do ambiente externo. No entanto, a exposição prolongada ao sol pode causar desconforto térmico e danificar os móveis e objetos internos. Para solucionar esses problemas, foi desenvolvido o vidro com proteção solar, que oferece uma série de benefícios e vantagens.

Como funciona o vidro com proteção solar?

O vidro com proteção solar é composto por uma camada metalizada que bloqueia a entrada de raios ultravioleta e infravermelho, reduzindo a transferência de calor para o ambiente interno. Essa camada é aplicada em uma das faces do vidro durante o processo de fabricação, tornando-o mais resistente e durável.

Essa tecnologia funciona através da reflexão e absorção dos raios solares, impedindo que a radiação ultravioleta e infravermelha penetre no ambiente interno e cause danos à saúde, além de evitar o aquecimento excessivo dos cômodos.

Principais benefícios do vidro com proteção solar

  • Redução da luminosidade: Ele é capaz de reduzir a quantidade de luz que entra no ambiente, proporcionando mais conforto e privacidade aos usuários. Esse efeito é especialmente útil em locais com alta incidência de luz solar, como salas de estar, escritórios e áreas de lazer.
  • Proteção contra desbotamento: A exposição prolongada aos raios solares pode causar desbotamento em tecidos, móveis e objetos de decoração, resultando em prejuízos financeiros e estéticos. Por isso, o uso desse vidro minimiza esse problema ao bloquear os raios ultravioleta e infravermelho, preservando a cor e a textura dos materiais.
  • Economia de energia: Ao reduzir a transferência de calor para o ambiente interno, o vidro com proteção solar contribui para a diminuição do consumo de energia elétrica, uma vez que os sistemas de ar condicionado e refrigeração são menos exigidos. Essa medida resulta em economia financeira e redução do impacto ambiental.

Onde ele pode ser instalado?

Esse vidro pode ser utilizado em diversos tipos de construções, desde residências até edifícios comerciais e industriais. Ele é especialmente recomendado para locais que recebem alta incidência de luz solar, como fachadas, janelas, portas de vidro, clarabóias e coberturas.

Além disso, o vidro com proteção solar pode ser laminado e temperado, proporcionando maior segurança e resistência à estrutura.

Conclusão

O vidro com proteção solar é uma tecnologia que oferece inúmeros benefícios e vantagens, contribuindo para a melhoria do conforto térmico e da qualidade de vida das pessoas. Além disso, ele representa uma alternativa sustentável e econômica para a redução do consumo de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.

Se você está considerando investir em vidros de alta qualidade, conheça os materiais disponíveis para o seu projeto.

Navegue por tópicos