Saiba tudo sobre o Espelho
Tudo sobre o espelho

Espelho: Saiba tudo sobre esse material I PKO do Brasil

  • EspecificaçãoProduto
  • 14, agosto 2017
  • 2 min de leitura

Saiba como conseguir uma melhor durabilidade do espelho

Espelho é uma superfície plana que é produzida a partir do vidro plano e onde possui como característica principal o alto índice de reflexão da luz que incide sobre ele. Assim como o vidro plano, ele pode ter variados formatos.

Sua produção começa a partir de uma chapa de vidro float, que passa por um rigoroso processo de seleção (qualidade ótica, ausência de impurezas, distorções, riscos, irisação, etc). Na etapa seguinte o vidro passa por um conjunto de lavadoras com escovas, de modo que a superfície fique tratada para uma perfeita aderência da prata durante a espelhação. A próxima etapa é a sensibilização do vidro onde o mesmo é exposto a um banho de sal de estanho, promovendo um campo de condutividade elétrica na superfície para melhor aderência da camada de prata. Já em outro processo, após a aplicação do nitrato de prata, o espelho receberá a tinta protetora característica do produto.

Uma novidade, lançada pela Linha Vivânce de vidros para decoração, é o Espelho Diamant. Produzido a partir de uma base de vidro extraclear, possui uma reflexão mais clara, nítida e brilhante. Isso proporciona uma melhor iluminação no ambiente, ressaltando o brilho e a veracidade das cores, além de acrescentar um toque especial aos projetos mais sofisticados.

Vivânce

Instalação e Limpeza do Espelho

Por ter prata em sua composição, o espelho está sujeito à oxidação, principalmente se exposto à umidade. Assim, existem diversos cuidados na instalação que auxiliarão à maior durabilidade do produto. Como bom exemplo, a colagem deve feita com silicone ou fita adesiva, deve ser feita na vertical, sendo que atrás do material haverá um pequeno vão de 2 a 3mm, permitindo a circulação do ar quente evitando que a umidade fique presa na parte inferior da peça. Bordas seladas também costumam minimizar o problema.

A limpeza e manutenção também será determinante para manter sua durabilidade. Portanto é essencial que sua vidraçaria entregue ao cliente um manual de orientações como este que preparamos para você.

Beneficiamento do Espelho

O espelho pode ainda ser beneficiado, tornando-se em um vidro laminado de segurança, pois, em caso de quebra, os fragmentos ficarão presos ao PVB evitando acidentes. De acordo com a norma NBR 7199, os vidros aplicados abaixo de 1,10m do piso devem ser vidros de segurança, pois é justamente nesta área que os riscos de impacto são maiores. Para peças muito grandes, laminar também é uma recomendação importante.

Outra vantagem de se laminar o material é que com a aplicação de PVB colorido é possível obter outros efeitos decorativos. Por exemplo, temos no mercado comumente disponível o espelho incolor (ou prata), cinza e bronze. Já imaginou que o seu cliente peça um azul? Isto é possível: basta laminar o espelho incolor com um PVB azul e ele obterá a cor desejada.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o espelho, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa de esquadria!

Navegue por tópicos