Saiba quais normas técnicas que seu negócio de esquadria deve ficar de olho

| PKO do Brasil | ,

Saiba quais normas técnicas que seu negócio de esquadria deve ficar de olho

Saiba quais normas técnicas que seu negócio de esquadria deve ficar de olho

Entenda de que forma o conhecimento das normas técnicas te ajuda na assertividade dos projetos da sua empresa de esquadrias

No ramo das empresas de esquadrias algumas normas técnicas são indispensáveis para evitar erros e se destacar no mercado por meio da qualidade do produto e serviço oferecidos ao cliente.

Podemos citar como exemplo as empresas de esquadrias de alumínio, que precisam conhecer normas técnicas referente aos materiais empregados, como estruturas metálicas, ferragens e vidros para conseguir mais assertividade nos projetos.

Nesse post, vamos explicar melhor quais são as normas técnicas voltadas para vidros e esquadrias, onde consultá-las e como elas se aplicam. Confira!

As normas técnicas

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, é o órgão responsável pela elaboração, difusão e implementação das normas, visando a compreensão comum de usos e aplicações de determinados produtos.

No caso dos vidros e esquadrias, você pode consultar as normas disponíveis diretamente junto à ABNT ou aos fornecedores dos materiais utilizados, já que eles utilizam esse respaldo técnico em suas rotinas de trabalho e podem oferecer treinamentos para tirar suas dúvidas e outras informações necessárias.

Veja as principais normas:

Normas do Vidro

NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações (estabelece tipos de vidro e suas aplicações, e determina o cálculo de espessura mínimo de acordo com a pressão do vento)

NBR 15575 – Edificações habitacionais — Desempenho

NBR 16259 – Sistemas de envidraçamento de sacadas — Requisitos e métodos de ensaio

Leia também:  Por que o pós-venda é decisivo para seu negócio de esquadria?

NBR 14718 – Guarda-corpos para edificação

Normas da Esquadria

NBR 10821 – Esquadrias para edificações

NBR 15969 – Componentes para esquadrias

NBR 15930 – Portas de madeira para edificações

NBR 13756 – Esquadrias de alumínio – Guarnição elastomérica em EPDM para vedação – Especificação

Fique atento às atualizações das normas

É importante que você acompanhe as normas, pois elas sempre passam por atualizações e podem ter mudanças significativas. Muitas empresas, que não contam com respaldo técnico, podem cometer enganos graves e ter implicações jurídicas.

Tais implicações jurídicas podem significar multas e também uma má reputação da sua marca perante o público. Veja um exemplo real de negligência as normas no caso abaixo:

Segundo reportagem do portal AECweb, uma criança de 9 anos veio a falecer, após ficar internada quase um mês em uma Unidade de Terapia Intensiva em Três Lagoas (MS), devido a um acidente em sua residência, quando uma porta de vidro, no pavimento térreo, se quebrou e, devido ao vidro ser comum (float) os estilhaços o atingiram, causando ferimentos graves.

Nesse caso, ou seja, em todos os tipos de portas na parte inferior, segundo à NBR 7199, o vidro deveria ser de segurança, temperado, que se quebra em pequenos fragmentos com o mínimo de arestas cortantes, ou laminado, no qual os fragmentos de vidro ficam presos à película PVB (polivinil butiral).

Em acidentes como este ou em qualquer caso, no qual o responsável pela construção da edificação seja acionado judicialmente, o fabricante do produto que causou o problema também enfrentará as questões legais, sendo responsabilizado nas áreas cível e criminal.

Se for provado que a empresa descumpriu a norma técnica, com o conhecimento da aplicação (ou seja, de forma intencional), o sócio e/ou gerente responsável poderá ser processado se enquadrado no Inciso IX do Artigo 7º da Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, que diz:

Leia também:  Vidro antirruído é tudo igual?

“constitui crime contra as relações de consumo, vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo”. A pena é de detenção de dois a cinco anos, ou multa.

Uma outra questão é que, mesmo que não tenha havido um acidente, se a empresa for denunciada pelo não cumprimento das normas, o promotor pode instaurar um inquérito civil para apurar os fatos, através de vistorias e perícias na empresa.

Uma vez constatado o problema, o promotor estabelece um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, obrigando a empresa a parar de oferecer produtos fora da norma, sob pena de multa diária.

Por isso, as empresas de esquadrias ou serralherias precisam prevenir acidentes ao executar projetos de portas e janelas de vidro, por exemplo. O melhor é estar sempre atento às normas técnicas dos materiais utilizados e também entender melhor as medidas e recomendações para sua esquadria. Consulte essas informações junto ao fornecedor e garanta a qualidade e segurança do seu produto.

Para saber mais informações sobre esse e outros assuntos, deixe seu comentário com sua dúvida ou sugestão.

Instalação de EsquadriaInstalação de Esquadria
Infográfico

Manutenção de Esquadrias

A manutenção das esquadrias é fator fundamental para que elas permaneçam conservadas.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
🚿 Saiba como rentabilizar sua vidraçaria com o Box de Vidro❗️ Veja modelos, tipos de materiais, normas e como oferecer manutenção a longo prazo ➡️ https://bit.ly/3cqsGzf
PKO do Brasil
PKO do Brasil está em PKO do Brasil.
PKO do Brasil
Vidro para Sauna❗️ Veja o manual completo com o tipo de vidro ideal para as saunas secas e úmidas (à vapor), especificação, instalação, manutenção e ideias de projetos ➡️ Download grátis: https://bit.ly/3gPClkq
Dicas de uso de serra de esquadria
eBook

Glossário da Esquadria

Com este glossário você terá acesso aos principais termos utilizados na construção civil.
Modulação de Vidros
eBook

3 Passos para Melhorar a Modulação

3 dicas para conseguir aperfeiçoar e modular as peças do seu projeto, visando menor desperdício.