Revestimento de vidro para paredes ou móveis

Revestimento de vidro para paredes ou móveis

Revestimento de vidro colorido

O mercado vidreiro está em expansão nos últimos anos e, com seu crescimento, novos modelos, práticas e soluções estão recebendo destaque na arquitetura. O uso do espelho, por exemplo, está cada vez mais frequente, apresentando diferentes funcionalidades e estilos. Já o vidro pintado vem recebendo investimentos, principalmente de áreas comerciais que buscam por personalização. 

Por conta de tais movimentações, o objeto deixou de ser apenas um utilitário, fornecendo luz natural, e passou a ocupar um papel estratégico no plano de obra – como a ampliação dos cômodos e interação entre ambientes. 

Dessa forma, atualmente os vidros também são considerados excelentes revestimentos para paredes e móveis. A tendência é crescente e muito usada em projetos de design de interiores. Para aderir à técnica ou oferecê-la a clientes, analise suas características e confira detalhes para sua instalação e manutenção.

Móveis revestidos com vidro

Tendo em mente que o universo do vidro é vasto e gera inúmeras possibilidades, a função de revestimento de móveis se tornou mais um dos atributos da peça. O vidro laqueado, por exemplo, pode ser usado tanto para cobrir partes da mobília como paredes, dando um novo visual ao ambiente. Sempre prezando por modelos que garantem segurança e durabilidade.

Mesa revestida com vidro

Como fazer a instalação de um vidro em um móvel? 

Revestir superfícies com vidros é uma solução super interessante para dar personalidade e proteção, além disso a instalação não é complicada e o investimento apresenta um ótimo custo-benefício. 

Para a colocação da peça, o primeiro passo é tirar todas as medidas do móvel que receberá a chapa. Um dos usos mais comuns é em aparadores retos posicionados em salas de estar e jantar.

Neste e em outros casos, a dica é desenhar as medidas em um molde de papel e conferir todos os encaixes – para isso será necessário uma visita técnica da equipe ao local. Inclusive, a fixação só deve ser feita por profissionais da área. 

Entre as práticas de instalação está a customização. Isso porque este processo pode ser realizado com diferentes recortes e desenhos – são inúmeras possibilidades! 

Leia também:  Cobertura de Vidro: Dicas para escolher o melhor produto

Um dos pontos também de atenção desse serviço é em relação ao tamanho, isso significa que o projeto só estará bem finalizado se o vidro for produzido sob medida para o móvel e com seus cortes bem projetados.

Pré-instalação

Além da medição da superfície, também é preciso fazer a análise de nível, prumo e resistência. Após estes passos, a próxima etapa é a limpeza da face do vidro que será colada a ele, deixando-a seca, desengordurada e livre de poeira ou demais sujeiras. 

Vale ressaltar também que se houver camada de resina ou verniz no acampamento, poderá ser necessário lixar os pontos onde a chapa será aplicada para não comprometer a adesão das peças. 

Já nos espelhos, é essencial verificar se há arranhões ou riscos na parte de trás, pois isso pode levar à corrosão das demais camadas.

Fixação

Para uma boa fixação, é preciso que ambos os objetos não apresentem solventes e sejam compatíveis em relação ao peso, posição e movimentações. Outra questão a ser verificada é a temperatura das superfícies: nunca pode estar elevada. 

O vidro deve ser aplicado de forma que permita o fluxo de ar de baixo para cima, evitando o acúmulo de umidade na chapa. 

Em relação às paredes, outro cuidado é manter um espaço de aproximadamente 3mm entre a parede e a face do vidro ou espelho voltada para ela. Isso é feito justamente para permitir a ventilação que impede a concentração de umidade – esta poderia comprometer a qualidade do produto e sua fixação. 

Que tipo de vidro usar para revestimentos em móveis ou paredes?

Entre os revestimentos mais comuns está o próprio espelho e o modelo temperado – até porque este segundo é a indicação mais eficiente para superfícies que atingem altas temperaturas ou em casos nos quais as peças apresentam furos e recortes.

Benefícios do revestimento em vidro

  • Estrutura sob medida;
  • Facilidade e praticidade na limpeza;
  • Diversidade de opções disponíveis no mercado;
  • Dispensa aplicação de rejuntes ou manutenção em tinta;
  • Protege toda a estrutura ao receber sua aplicação;
  • Aumenta a durabilidade dos móveis e paredes;
  • Ótimo custo-benefício.

Como revestir móveis com espelhos? 

Ao decorar a casa e buscar por personalidade, a criatividade será o diferencial! E, para isso, além de espelhos elegantes e que promovem resultados variados, eles também podem ser utilizados como revestimentos. Em ambientes mais claros, por exemplo, a instalação irá proporcionar aumento da entrada de luz natural e ainda deixar o cômodo mais moderno e com a sensação de ampliação.

Leia também:  Varanda com vidro: A nova tendência pós-pandemia

A técnica pode ser usada tanto para uma mobília mais nova, como mais antiga – até porque a versatilidade do espelho é responsável por tornar qualquer parede ou cantinho em algo único e valorizado. Ou seja, seu uso vai das clássicas portas de correr dos guarda-roupas do quarto aos aparadores da sala de estar, e até mesmo armários de cozinha. Basta olhar para o investimento com atenção e ele poderá surpreender, como em móveis rústicos, feitos de madeira, bambu e mais artesanatos. 

Revestimento de paredes com vidros e espelhos

Com uma área em constante crescimento, a decoração tem se tornado cada vez mais um setor extremamente atrativo para o segmento vidreiro. Um dos destaques, se dá na aplicação de vidros e espelhos no revestimento de paredes. E, com isso, vidraceiros dispostos a expandir sua área de atuação deverão olhar com carinho para a nova prática. 

A verdade é que, ao longo do tempo, o mercado desenvolveu diversas tecnologias que permitiram a expansão da área de atuação de vidreiros, chegando agora a ser parte central de grandes projetos de arquitetura, design e decoração de interiores. Seja pela segurança, pela estética ou pela praticidade: o vidro é fundamental!

Capaz de agradar até mesmo o mais exigente cliente, os revestimentos de vidro tem opções muito eficazes pois, além de decorar, é de fácil limpeza, resistente e ainda ajuda ecologicamente, uma vez que permite a entrada de luz solar, diminuindo o consumo de energia.

Prático e versátil 

Se uma de suas vantagens é a praticidade, é claro que os revestimentos de vidro podem ser aplicados em qualquer parede, seja em um quarto, banheiro, sala ou até mesmo ambientes empresariais, como escritórios, consultórios e outros. 

Em casas, uma das grandes vantagens dos revestimentos de vidros é a flexibilidade para resolver diversas questões: bom para crianças, porque é fácil de limpar e tirar aqueles famosos riscos de canetinhas ou marcas de mãos sujas. Bom para decorar, porque traz sutileza e elegância, dando um outro tom para os ambientes. Seguro, já que com as tecnologias do setor, os vidros têm alta resistência e durabilidade.

Leia também:  Cálculo incorreto da espessura do vidro: o que pode acontecer?

Preparação

Para aplicações em paredes, o ideal, como vimos, é o vidro temperado, que em seu processo de fabricação ganha mais resistência e se torna mais seguro. A principal característica desse vidro é justamente ser mais seguro contra impactos, evitando que ele quebre. 

Como não pode ser furado ou cortado, o vidro temperado tem que ser milimetricamente calculado antes mesmo da sua fabricação. Na ponta do lápis, a opção por revestimentos de vidro nas paredes, especialmente o temperado, pode ser muito vantajosa e deixar um excelente resultado estético.

O que dizem as normas sobre o revestimento de vidro em paredes?

Por fim, mesmo que não haja uma norma técnica específica para este estilo de instalação, todo profissional deverá seguir as orientações contidas na NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento. Suas indicações são utilizadas para pautar normas de segurança em projetos de aplicação de vidros em móveis e paredes. Já a NBR 7199 — Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil, visa a qualidade e a segurança em obras/reformas com o material.

Ambas colaboram com a execução de um serviço bem finalizado e entregue ao cliente, dois pontos fundamentais para atrair novos pedidos à vidraçaria e expandir os negócios. Aliás, este é um excelente fator para oferecer o serviço de revestimentos em seu estabelecimento!

Decoração com espelhosDecoração com espelhos
Infográfico

Decoração com Espelhos

Ideias de decoração com espelho para vender mais

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Guia prático: Limpeza de vidros
eBook

Guia Prático: Limpeza do Vidro

Veja produtos para limpeza, cuidados e mitos. Instruções para limpeza de janelas, fachadas, espelhos e mais.
Sistemas de gestão para vidraçarias
eBook

Gestão de Pessoas para Vidraçaria e Esquadria

A gestão de pessoas é o modelo de gerenciamento que visa resultados para as empresas por meio do desenvolvimento dos colaboradores.