Revestimento de vidro colorido

Revestimento de vidro para paredes ou móveis

  • EspecificaçãoManutençãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 7, dezembro 2021
  • 5 min de leitura

O mercado vidreiro está em expansão nos últimos anos e, com seu crescimento, novos modelos, práticas e soluções estão recebendo destaque na arquitetura. O uso do espelho, por exemplo, está cada vez mais frequente, apresentando diferentes funcionalidades e estilos. Já o vidro pintado vem recebendo investimentos, principalmente de áreas comerciais que buscam por personalização. 

Por conta de tais movimentações, o objeto deixou de ser apenas um utilitário, fornecendo luz natural, e passou a ocupar um papel estratégico no plano de obra – como a ampliação dos cômodos e interação entre ambientes. 

Dessa forma, atualmente os vidros também são considerados excelentes revestimentos para paredes e móveis. A tendência é crescente e muito usada em projetos de design de interiores. Para aderir à técnica ou oferecê-la a clientes, analise suas características e confira detalhes para sua instalação e manutenção.

Móveis revestidos com vidro

Tendo em mente que o universo do vidro é vasto e gera inúmeras possibilidades, a função de revestimento de móveis se tornou mais um dos atributos da peça. O vidro laqueado, por exemplo, pode ser usado tanto para cobrir partes da mobília como paredes, dando um novo visual ao ambiente. Sempre prezando por modelos que garantem segurança e durabilidade.

Mesa revestida com vidro

Como fazer a instalação de um vidro em um móvel? 

Revestir superfícies com vidros é uma solução super interessante para dar personalidade e proteção, além disso a instalação não é complicada e o investimento apresenta um ótimo custo-benefício. 

Para a colocação da peça, o primeiro passo é tirar todas as medidas do móvel que receberá a chapa. Um dos usos mais comuns é em aparadores retos posicionados em salas de estar e jantar.

Neste e em outros casos, a dica é desenhar as medidas em um molde de papel e conferir todos os encaixes – para isso será necessário uma visita técnica da equipe ao local. Inclusive, a fixação só deve ser feita por profissionais da área. 

Entre as práticas de instalação está a customização. Isso porque este processo pode ser realizado com diferentes recortes e desenhos – são inúmeras possibilidades! 

Um dos pontos também de atenção desse serviço é em relação ao tamanho, isso significa que o projeto só estará bem finalizado se o vidro for produzido sob medida para o móvel e com seus cortes bem projetados.

Pré-instalação

Além da medição da superfície, também é preciso fazer a análise de nível, prumo e resistência. Após estes passos, a próxima etapa é a limpeza da face do vidro que será colada a ele, deixando-a seca, desengordurada e livre de poeira ou demais sujeiras. 

Vale ressaltar também que se houver camada de resina ou verniz no acampamento, poderá ser necessário lixar os pontos onde a chapa será aplicada para não comprometer a adesão das peças. 

Já nos espelhos, é essencial verificar se há arranhões ou riscos na parte de trás, pois isso pode levar à corrosão das demais camadas.

Fixação

Para uma boa fixação, é preciso que ambos os objetos não apresentem solventes e sejam compatíveis em relação ao peso, posição e movimentações. Outra questão a ser verificada é a temperatura das superfícies: nunca pode estar elevada. 

O vidro deve ser aplicado de forma que permita o fluxo de ar de baixo para cima, evitando o acúmulo de umidade na chapa. 

Em relação às paredes, outro cuidado é manter um espaço de aproximadamente 3mm entre a parede e a face do vidro ou espelho voltada para ela. Isso é feito justamente para permitir a ventilação que impede a concentração de umidade – esta poderia comprometer a qualidade do produto e sua fixação. 

Que tipo de vidro usar para revestimentos em móveis ou paredes?

Entre os revestimentos mais comuns está o próprio espelho e o modelo temperado – até porque este segundo é a indicação mais eficiente para superfícies que atingem altas temperaturas ou em casos nos quais as peças apresentam furos e recortes.

Benefícios do revestimento em vidro

  • Estrutura sob medida;
  • Facilidade e praticidade na limpeza;
  • Diversidade de opções disponíveis no mercado;
  • Dispensa aplicação de rejuntes ou manutenção em tinta;
  • Protege toda a estrutura ao receber sua aplicação;
  • Aumenta a durabilidade dos móveis e paredes;
  • Ótimo custo-benefício.

Como revestir móveis com espelhos? 

Ao decorar a casa e buscar por personalidade, a criatividade será o diferencial! E, para isso, além de espelhos elegantes e que promovem resultados variados, eles também podem ser utilizados como revestimentos. Em ambientes mais claros, por exemplo, a instalação irá proporcionar aumento da entrada de luz natural e ainda deixar o cômodo mais moderno e com a sensação de ampliação.

A técnica pode ser usada tanto para uma mobília mais nova, como mais antiga – até porque a versatilidade do espelho é responsável por tornar qualquer parede ou cantinho em algo único e valorizado. Ou seja, seu uso vai das clássicas portas de correr dos guarda-roupas do quarto aos aparadores da sala de estar, e até mesmo armários de cozinha. Basta olhar para o investimento com atenção e ele poderá surpreender, como em móveis rústicos, feitos de madeira, bambu e mais artesanatos. 

Revestimento de paredes com vidros e espelhos

Com uma área em constante crescimento, a decoração tem se tornado cada vez mais um setor extremamente atrativo para o segmento vidreiro. Um dos destaques, se dá na aplicação de vidros e espelhos no revestimento de paredes. E, com isso, vidraceiros dispostos a expandir sua área de atuação deverão olhar com carinho para a nova prática. 

A verdade é que, ao longo do tempo, o mercado desenvolveu diversas tecnologias que permitiram a expansão da área de atuação de vidreiros, chegando agora a ser parte central de grandes projetos de arquitetura, design e decoração de interiores. Seja pela segurança, pela estética ou pela praticidade: o vidro é fundamental!

Capaz de agradar até mesmo o mais exigente cliente, os revestimentos de vidro tem opções muito eficazes pois, além de decorar, é de fácil limpeza, resistente e ainda ajuda ecologicamente, uma vez que permite a entrada de luz solar, diminuindo o consumo de energia.

Prático e versátil 

Se uma de suas vantagens é a praticidade, é claro que os revestimentos de vidro podem ser aplicados em qualquer parede, seja em um quarto, banheiro, sala ou até mesmo ambientes empresariais, como escritórios, consultórios e outros. 

Em casas, uma das grandes vantagens dos revestimentos de vidros é a flexibilidade para resolver diversas questões: bom para crianças, porque é fácil de limpar e tirar aqueles famosos riscos de canetinhas ou marcas de mãos sujas. Bom para decorar, porque traz sutileza e elegância, dando um outro tom para os ambientes. Seguro, já que com as tecnologias do setor, os vidros têm alta resistência e durabilidade.

Preparação

Para aplicações em paredes, o ideal, como vimos, é o vidro temperado, que em seu processo de fabricação ganha mais resistência e se torna mais seguro. A principal característica desse vidro é justamente ser mais seguro contra impactos, evitando que ele quebre. 

Como não pode ser furado ou cortado, o vidro temperado tem que ser milimetricamente calculado antes mesmo da sua fabricação. Na ponta do lápis, a opção por revestimentos de vidro nas paredes, especialmente o temperado, pode ser muito vantajosa e deixar um excelente resultado estético.

O que dizem as normas sobre o revestimento de vidro em paredes?

Por fim, mesmo que não haja uma norma técnica específica para este estilo de instalação, todo profissional deverá seguir as orientações contidas na NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento. Suas indicações são utilizadas para pautar normas de segurança em projetos de aplicação de vidros em móveis e paredes. Já a NBR 7199 — Projeto, execução e aplicação do vidro na construção civil, visa a qualidade e a segurança em obras/reformas com o material.

Ambas colaboram com a execução de um serviço bem finalizado e entregue ao cliente, dois pontos fundamentais para atrair novos pedidos à vidraçaria e expandir os negócios. Aliás, este é um excelente fator para oferecer o serviço de revestimentos em seu estabelecimento!

Navegue por tópicos