Revitalização de fachadas com vidro

Retrofit para revitalização de fachadas

  • Especificação
  • 20, novembro 2019
  • 3 min de leitura

Retrofit é uma técnica que tem como objetivo principal modernizar e revitalizar construções antigas e inutilizadas de modo que sua estrutura seja preservada, mantendo as características da obra.

Basicamente essa técnica se trata da junção entre restauração e reforma, ela altera a estética do local. Em prédios antigos é muito comum seu uso, pois proporciona um aspecto mais moderno ao empreendimento.

Essa vem sendo a solução encontrada por arquitetos e construtoras para que os edifícios antigos se aproximem do padrão que o mercado procura e acompanhem a valorização imobiliária.

Retrofit: Opções de vidro na revitalização de fachadas

O retrofit de fachada é uma das grandes apostas do setor de construção civil, ele não altera apenas a estética dos edifícios, a troca dos vidros pode aumentar a luminosidade interna, além de facilitar a manutenção e auxiliar no desempenho térmico e acústico.

Muitas são as possibilidades do uso de vidro nas fachadas de retrofit:

Pele de vidro

A pele de vidro refletivo sobre a fachada é uma solução sem necessidade de grandes reformas, como suas estruturas metálicas ficam escondidas, possíveis imperfeições se tornam imperceptíveis.

Se comparada a outras instalações, esse sistema chega a ser 40% mais caro, porém, de montagem rápida e com baixo desperdício de material, outro benefício importante é seu desempenho térmico, talvez por essas razões vem sendo a opção mais utilizada em prédios comerciais.

Pele de vidro

Vidro laminado

Os vidros laminados por sua vez, trazem mais segurança pois um dos seus maiores benefícios é manter os fragmentos presos à película, evitando acidentes em caso de quebra, o que o torna ideal para fachadas.

Outra vantagem para retrofits é a transparência, que não interfere visualmente nos elementos arquitetônicos, principalmente em restauros de obras históricas.

A qualidade de um vidro laminado está diretamente ligada ao nível de aderência do PVB às lâminas de vidro, que deve ser permanente. Outra questão importante é que ele barra até 99,9% dos raios UV que desbotam os móveis, pisos e cortinas, além de serem danosos à pele humana.

Testes conforme a norma NBR 14697 atestam se o produto possui essa característica.

Vidro laminado

Vidro temperado-laminado

O vidro temperado-laminado STRUTURÁ® é resultado da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados. O conjunto reúne as qualidades de dois produtos considerados de segurança, com características essenciais para vários tipos de aplicação.

Um dos usos mais conhecidos é em guarda-corpos, que exige a segurança do vidro laminado, aliado à alta resistência do temperado, e ainda traz mais modernidade aos edifícios.

Vidro temperado laminado

Controle solar

Os vidros de controle solar surgiram como uma nova tendência no envidraçamento de sacada devido as suas características de barrar a entrada de calor no ambiente e conforto acústico.

Apesar de ter um custo maior que o vidro comum, é preciso salientar que há um retorno desse investimento em curto prazo, devido a economia com energia pelo uso do ar condicionado e também pela iluminação artificial.

Vidro de controle solar

Benefícios do vidro na revitalização de fachadas

Um projeto de retrofit valoriza o imóvel ao mesmo tempo que mantém suas características originais conservando seu patrimônio histórico, e com o vidro certo pode diminuir gastos com energia elétrica trazendo mais luminosidade e conforto.

Outro ponto importante a se destacar é a facilidade na limpeza e manutenção dos vidros, se comparados a pintura em alvenaria. Apesar do vidro ser um material considerado frágil, quando a manutenção é feita de maneira adequada o material se mantém conservado por mais tempo. Por isso é importante que todas as condições sejam avaliadas na hora de elaborar o projeto, ter um fornecedor de confiança faz a diferença.

Navegue por tópicos