Vidro comum: Quando pode ser utilizado?

| PKO do Brasil | , ,

Vidro comum: Quando pode ser utilizado?

Vidro comum

O vidro comum é base para os demais, como os laminados e temperados. Composto basicamente por areia, carbonato de sódio (ou barrilha), calcário, óxido de minerais, entre outros, é transparente, impermeável, duro e liso.

Por ser um material versátil e sustentável, pode ser usado em diversas aplicações, mas se engana quem acha que vidro é tudo igual. Cada um possui suas características que são definidas no momento do processo de fabricação.

Muito usado na indústria, o vidro faz parte da nossa vida até sem percebemos, pois, está presente em embalagens, tigelas, travessas entre outros utensílios.

Esse tipo de vidro não tem grande resistência mecânica, o que o torna mais quebradiço que os demais, trazendo mais riscos ao usuário em caso de quebra, pois seus estilhaços são pontiagudos e cortantes.

Vidro quebrado

Variações de cores e espessuras do vidro comum

O vidro comum nacional pode ser encontrado nas cores bronze, cinza, verde e incolor, e o importado nas cores azul e fumê. Já as espessuras variam de acordo com o projeto e aplicação, podendo ser de 2 a 19 milímetros de acordo com os limites produtivos de cada beneficiador.

Vidro comum em janela

Aplicações do vidro comum

Os vidros comuns podem ser utilizados em situações encaixilhadas dos 4 lados, sempre que for instalado a pelo menos 1,10m do piso, em janelas projetantes com limitador de 25cm da fachada e no máximo 0,64 m².

Em contrapartida não podem ser aplicados com bordas livres, abaixo da altura de 1,10m do piso em qualquer andar (mesmo térreo), em fachadas, coberturas, guarda-corpos, pisos, onde o vidro deve ser laminado; em portas onde o vidro deve ser temperado ou laminado.

Leia também:  Obras com vidro pelo mundo: as 10 mais incríveis!

Utilizado de maneira correta, o vidro proporciona beleza, segurança e economia e pode ser aplicado em todos ambientes nas suas mais diversas formas.

Para cada tipo de aplicação tem um vidro e uma espessura que variam de acordo com a norma em que estão inseridos. Por isso ter um suporte técnico é fundamental para ofertar sempre o melhor aos seus clientes.

Espessura do vidroEspessura do vidro
Infográfico

Vidros X Aplicações

Manual prático de aplicações do vidro conforme norma NBR 7199.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Diferentes tipos de esquadrias
Infográfico

Diferentes Tipos de Esquadrias

Conheça os principais tipos de esquadrias existentes no mercado.