Vidro comum: Quando pode ser utilizado?
Vidro comum

Vidro comum: Quando pode ser utilizado?

  • EspecificaçãoProdutoSegurança
  • 16, dezembro 2019
  • 2 min de leitura

O vidro comum é base para os demais, como os laminados e temperados. Composto basicamente por areia, carbonato de sódio (ou barrilha), calcário, óxido de minerais, entre outros, é transparente, impermeável, duro e liso.

Por ser um material versátil e sustentável, pode ser usado em diversas aplicações, mas se engana quem acha que vidro é tudo igual. Cada um possui suas características que são definidas no momento do processo de fabricação.

Muito usado na indústria, o vidro faz parte da nossa vida até sem percebemos, pois, está presente em embalagens, tigelas, travessas entre outros utensílios.

Esse tipo de vidro não tem grande resistência mecânica, o que o torna mais quebradiço que os demais, trazendo mais riscos ao usuário em caso de quebra, pois seus estilhaços são pontiagudos e cortantes.

Vidro quebrado

Variações de cores e espessuras do vidro comum

O vidro comum nacional pode ser encontrado nas cores bronze, cinza, verde e incolor, e o importado nas cores azul e fumê. Já as espessuras variam de acordo com o projeto e aplicação, podendo ser de 2 a 19 milímetros de acordo com os limites produtivos de cada beneficiador.

Vidro comum em janela

Aplicações do vidro comum

Os vidros comuns podem ser utilizados em situações encaixilhadas dos 4 lados, sempre que for instalado a pelo menos 1,10m do piso, em janelas projetantes com limitador de 25cm da fachada e no máximo 0,64 m².

Em contrapartida não podem ser aplicados com bordas livres, abaixo da altura de 1,10m do piso em qualquer andar (mesmo térreo), em fachadas, coberturas, guarda-corpos, pisos, onde o vidro deve ser laminado; em portas onde o vidro deve ser temperado ou laminado.

Utilizado de maneira correta, o vidro proporciona beleza, segurança e economia e pode ser aplicado em todos ambientes nas suas mais diversas formas.

Para cada tipo de aplicação tem um vidro e uma espessura que variam de acordo com a norma em que estão inseridos. Por isso ter um suporte técnico é fundamental para ofertar sempre o melhor aos seus clientes.

Navegue por tópicos