Vidros para Decoração

Vidros decorativos: quais os tipos mais utilizados?

  • Especificação
  • 6, fevereiro 2018
  • 2 min de leitura

Os colorido, extraclear, impresso e espelhos são vidros decorativos mais indicados pelas melhores vidraçarias 

O vidro é um material muito versátil e pode ser usado em projetos de decoração de interiores e fachadas externas, como espelhos, revestimentos e acessórios de móveis. Conheça a seguir os vidros decorativos mais utilizados pelas vidraçarias:

Vidros Decorativos

Dependendo do objetivo de cada projeto, é possível combinar diversos tipos de vidro para ter o efeito esperado. A seguir listamos os principais vidros utilizados por vidraçarias em projetos de decoração e citamos suas principais características:

Trata-se de um vidro comum que recebe camada de prata em uma de suas faces, dando a característica de reflexão. Ele pode ser feito na base de um vidro incolor, cinza ou bronze, dando diferentes tonalidades ao espelho. Na decoração pode ser usado para dar amplitude aos ambientes.

Trata-se de um vidro incolor com texturas uniformes, de diversos padrões, em uma de suas faces. Tal característica possibilita manter a parcial privacidade em ambientes internos. Na decoração são usados em banheiros ou closets.

Por ter menos ferro em sua composição, o vidro não adquire coloração esverdeada, mantendo-se claro como um cristal, ideal para projetos que procuram maior transparência e transmissão de luz, ou quando a aplicação traz o uso de bordas expostas, sendo principalmente mais efetivo quando se utiliza vidros de espessuras maiores, que ganham ainda mais aspecto esverdeado.

  • Vidro Colorido

Pode ser um vidro com massa colorida, um vidro laminado com PVB colorido ou ainda um vidro pintado. Na decoração ele é usado como divisor de ambientes, revestimentos ou também na composição de móveis.

O vidro colorido em sua massa traz como opções nacionais as cores verde, incolor, bronze e cinza. As opções importadas são o azul e o fumê. Já o vidro laminado com PVB colorido pode ser composto com vidros de massa colorida aliados a películas plásticas com inúmeras cores. O vidro pintado ou vidro laqueado por sua vez, já vem com uma de suas faces pintadas de fábrica e pode ser encontrado nas cores branco, vermelho e preto.

Também é possível que a pintura seja feita a frio, por empresas menores, capazes de utilizar diversos tons de cores. Um outro tipo de pintura é a serigrafia, que utiliza uma tela com o modelo do desenho ou mesmo uma única cor para depositar a tinta sobre o vidro e, posteriormente, tratar esta peça com têmpera para garantir a aderência da tinta sobre o vidro.

Outro tipo de pintura mais atual é a impressão digital onde um equipamento semelhante a uma impressora de papel deposita a tinta sobre o vidro, de qualquer tipo de desenho, definido previamente por um programa de computador. Posteriormente, este vidro também passará pelo processo de têmpera para que haja a adesão da tinta à superfície da peça.

Qual opção escolher?

A decoração permite utilizar os vidros das maneiras mais inovadoras possíveis. O material agrega sofisticação e modernidade aos ambientes, contribuindo ainda com benefícios como a facilidade de limpeza, cores e modelos disponíveis. Conte com seus vidraceiros para receber amostras e escolher a melhor opção para seus projetos.

Gostou do post? Curta, comente e compartilhe!

Navegue por tópicos