Privacy Glass está entre as tendências do evento – FESQUA Virtual 2021
Vidro com controle de privacidade

Privacy Glass está entre as tendências do evento - FESQUA Virtual 2021

  • EspecificaçãoGestãoManutençãoProcessoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 30, setembro 2021
  • 4 min de leitura

A Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, também conhecida como FESQUA, realizou a sua 14ª edição entre 29 e 30 de setembro. Este ano o evento aconteceu digitalmente em decorrência da pandemia de coronavírus. 

Considerada a maior e mais importante feira para o mercado de esquadrias da América Latina, a programação – que acontece a cada dois anos – se consolidou como um excelente meio para a geração de negócios e oportunidades lucrativas entre as empresas expositoras e os visitantes. Seu objetivo é reunir o melhor em inovações para o setor vidreiro e áreas relacionadas, como equipamentos, máquinas, acessórios e mais utensílios da indústria. 

Totalmente em formato online, o evento reuniu os principais players da indústria de esquadrias através de um estande virtual com expositores que se conectaram com possíveis consumidores por um ambiente interativo. 

Entre as tendências de destaque da edição está o Privacy Glass e quem apresentou os benefícios do produto foi Waldir Martins. O profissional atua no segmento de divisórias corporativas há mais de 30 anos e na última década integrando o time da WS Divisórias. “O Privacy Glass, quando aplicado nos caixilhos corretamente, fazendo todas as observações da parte elétrica em normas, funciona em prol da privacidade. O vidro, a princípio, mostra-se opaco e quando ativado por uma descarga de energia elétrica, transforma-se em incolor”, adiantou. 

Para se ter uma ideia, a fabricação do Privacy Glass é realizada através de um processo de laminação de dois vidros com um filme de LCD e polímeros dispersos. Exatamente como explicado pelo especialista, uma voltagem é aplicada para que as moléculas se organizem em uma direção específica, tornando-o transparente. A tecnologia permite a passagem de luz e a interação entre os ambientes. Já quando o dispositivo é desligado, a peça garante maior privacidade, separação de espaços e possibilidades de projeção de imagens. 

Durante o evento, o profissional destacou também que o produto tem como vantagem o acréscimo de valor que proporciona ao empreendimento onde este será instalado. Isso porque a peça é altamente sofisticada e enobrece o local, valorizando toda a estética, inclusive, a esquadria. Além disso, há a alternativa de instalações individuais, chapa a chapa, para que torne possível a ativação de algumas e outras não. O que significa ter autonomia para escolher quais irão permanecer opacas e quais serão ativadas para o incolor.

Entre os benefícios deste vidro inteligente está a utilização racional dos espaços, possibilidades de ambientes tecnológicos, fácil higienização, alta durabilidade, versatilidade em medidas para projetos especiais, personalização como diferencial e disponibilidade para voltagens 110V e 220V.

Aplicações do Privacy Glass 

Multifuncional, o Privacy Glass pode ser instalado em diversos projetos: salas de reunião, divisórias, áreas externas e internas, banheiros, restaurantes, shoppings, portas deslizantes, esquadrias fixas, residenciais, corporativos e até mesmo ambientes hospitalares e janelas de veículos. 

“Na área comercial, o modelo é mais utilizado em salas de reunião para auxiliar na criação de um ambiente mais reservado. Em moradias, são muito usados em áreas de banho e espaços comuns onde também se deseja uma privacidade relativa. Já em hospitais, é indicado para UTIs, maternidades e consultórios em geral”, detalhou Waldir. 

Quando se trata de instalações em locais úmidos, o profissional reforçou a importância de cuidados dobrados em relação ao processo de aplicação: “Todo o perfil precisa ser devidamente colocado para evitar riscos e acidentes. Deve-se estudar um sistema de alta durabilidade, fácil utilização e que proporcione segurança aos usuários. Será necessário considerar que cada situação é única e todos os projetos devem ser devidamente analisados”.

Também foi abordado, no tópico instalação, a importância de produtos de qualidade e destinados a vidros laminados quando se faz uso de silicones, por exemplo. O mais recomendado, neste caso, é o silicone neutro e jamais o sintético.

Como vender o Privacy Glass

Higienização Privacy Glass 

Tratando-se da manutenção do vidro de longa durabilidade é fundamental não utilizar produtos abrasivos. Apenas detergente neutro e pano úmido, inclusive para perfis. 

Por fim, o evento mostrou a movimentação do mercado cada vez mais assertiva em relação ao uso de vidros de alta performance e o valor agregado que estes proporcionam ao espaço onde são aplicados. 

Como falado durante a apresentação na FESQUA, não há restrições para o Privacy Glass – este pode ser usado em inúmeras obras, desde que os cuidados com a vedação sejam incorporados adequadamente.

Navegue por tópicos