Portas de correr com vidro polarizado: ideias de aplicação e como instalar
Vidro Polarizado em Portas de Correr

Portas de correr com vidro polarizado: ideias de aplicação e como instalar

  • EspecificaçãoTodas as Publicações
  • 6, outubro 2020
  • 4 min de leitura

Entenda como funciona o Privacy Glass, o vidro polarizado da PKO, suas aplicações e limitações de uso.

Simule um projeto com o vidro polarizado Privacy Glass®

Simular Projeto

O vidro polarizado, também conhecido como Privacy Glass, é a melhor opção para quem quer encontrar o equilíbrio entre a privacidade e a entrada de luz natural nos ambientes.

Isso porque ele possui uma tecnologia moderna e revolucionária que permite transformá-lo entre a cor branca translúcida e o vidro incolor – com apenas um toque.

Apertando um botão, essa tecnologia altera um ambiente totalmente integrado a outros para um espaço completamente isolado e com total privacidade. Além de dispensar o uso de cortinas e persianas, facilitando a limpeza e deixando o espaço mais moderno.

O Privacy Glass, apesar de possuir essa tecnologia moderna e que necessita de eletricidade, também pode ser utilizado em portas de correr. Para isso, detalhes em sua esquadria merecem atenção especial. 

E é isso que vamos esclarecer neste artigo. Onde posso utilizar a tecnologia do Privacy Glass? Como aplicar em portas deslizantes? Existe alguma limitação em seu uso? Aqui, você vai encontrar:

  1. O que é o Privacy Glass, o vidro polarizado da PKO
  2. Aplicação em portas de correr
  3. Instalação e normas técnicas
  4. Outros usos do vidro Privacy Glass

O que é o Privacy Glass, o vidro polarizado da PKO

O Privacy Glass, o vidro polarizado da PKO, é obtido através de um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos dentre esse espaço.

Ou seja, entre as duas lâminas, ao invés de um intercalante comum, há moléculas suspensas que, de acordo com a sua movimentação, tornam o vidro branco translúcido ou incolor.

Ao aplicar uma determinada voltagem, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-se incolor e permitindo a passagem de luz por meio do vidro. Quando o dispositivo é desligado, ele retorna a sua condição original, ou seja, de branco translúcido.

Essa tecnologia é ideal para utilização racional dos espaços e criação de ambientes tecnológicos. É ótima pedida para salas de reunião, divisórias, banheiros, restaurantes, hospitais e clínicas.

Isso porque ela dispensa o uso de cortinas e persianas, facilita a limpeza e, consequentemente, reduz também o risco de infecções.

O vidro polarizado pode ser desenvolvido tanto para voltagens de 110V quanto de 220V, possui alta durabilidade e pode ser feito sob medida.

A PKO do Brasil também o disponibiliza no vidro extra clear (extremamente transparente) e no vidro incolor.

Vale lembrar também que o Privacy Glass, quando em seu formato translúcido, pode receber projeções de alta qualidade pois possui em sua composição cristal líquido.

Projeção no Vidro Polarizado, Privacy Glass

Portas de correr com vidro polarizado

Aplicação em portas de correr

Essa tecnologia pode ser aplicada em portas de correr? Sim, pode. Neste caso, alguns detalhes na esquadria merecem atenção especial.

Para que o vidro polarizado seja eficiente em portas de correr, a fiação deve ser flexível a ponto de permitir que a folha da porta se movimente junto a fiação que sai da peça de vidro.

Para isso, as opções são a utilização de esteiras porta cabos, cabos flexíveis ou trilhos eletrificados. Geralmente, a saída da fiação elétrica em portas deslizantes deverá ser feita com cabos flexíveis, similares a flat.

Outro ponto que merece atenção especial nesta aplicação é o cabeamento utilizado na parte interna do caixilho. No caso de um cabeamento mal feito, o conjunto como um todo poderá ser prejudicado.

Instalação e normas técnicas

O Privacy Glass utiliza corrente alternada e um disjuntor de no mínimo 15 ampéres, equipado com interruptor de circuito de falha de terra, proteção para a operação da fonte de alimentação e temporizador.

Esses painéis compostos não podem exceder cinco metros quadrados por uma única fonte e eles devem ser desligados por no mínimo quatro horas por dia.

Recomenda-se que a fonte temporizadora seja instalada a partir da primeira hora útil que se deseja utilizar o produto – que ficará disponível para utilização nas 20 horas seguintes.

Por exemplo, se o temporizador for instalado às 8h, funcionará diariamente das 8h às 4h do dia seguinte.

Não existe uma restrição em relação ao seu tamanho pensando na sua instalação, mas sim na limitação produtiva que o sistema é capaz de fornecer. No caso do Privacy Glass são peças de até 1800 x 2800 mm e espessura entre 10 a 14mm.

Área externa

O vidro polarizado também pode ser utilizado em áreas externas, desde que suas bordas estejam bem protegidas e não tenham contato com umidade.

Em caso de exposição total ao sol, a vida útil estimada pode ser reduzida para cinco anos.

Normas técnicas

O vidro polarizado resiste ao impacto de grandes objetos, pessoas e de alta pressão, o que impede que os fragmentos de vidro se soltem mesmo se houver quebra.

Ele se enquadra na Norma de Aplicação de Vidros em Construção Civil (7199), que estabelece a forma correta de aplicar um vidro em uma porta, por exemplo.

A PKO também utiliza como referência a NBR 14697 (para vidros laminados) e a NBR 14698 (para vidros temperados/laminados).

Outros usos do vidro Privacy Glass

Como falamos ao longo deste texto, a tecnologia do vidro polarizado proporciona privacidade, conforto e até mesmo economia de energia já que possibilita controlar a transparência e entrada de luz.

Ele também pode ser utilizado como uma espécie de persiana para substituir o uso de cortinas nas fachadas de lojas. A sua superfície funciona como uma tela de computador e imagens podem ser projetadas em alta qualidade – ótima pedida para agências, escritórios e derivados.

Além disso, a facilidade para a limpeza também o torna uma opção viável e segura para ambientes hospitalares e clínicas, pois as chances de infecções são consideravelmente reduzidas com a sua utilização.

Vidro Privacy Glass em Hospitais

Gostou do nosso conteúdo sobre vidros polarizados em portas de correr? Continue nos acompanhando para mais informações e artigos deste nicho!

Navegue por tópicos