Película para vidro ou vidro – Qual utilizar?
Película para vidro ou vidro

Película para vidro ou vidro - Qual utilizar?

  • Especificação
  • 11, julho 2019
  • 2 min de leitura

Com o aumento do aquecimento global, a procura pelo uso de vidro refletivo e películas para vidro de proteção solar também cresceu, estabelecendo novos parâmetros para a arquitetura e construção civil.

Além disso a preocupação com segurança, ampliou também a busca por películas antivandalismo.

Qual a diferença entre vidro e película?

“No caso de vidros de controle solar ou refletivos, já recebem uma metalização no processo produtivo integrada ao produto, enquanto a película é adesiva aplicada posteriormente.

O mesmo vale para a película antivandalismo, porém o vidro de segurança laminado é produzido por duas lâminas de vidro com a película PVB dentro do conjunto.”

A diferença está na fabricação, mas então qual a vantagem e desvantagem de cada produto?

Vidro refletivo X película refletiva

Os vidros de proteção ou controle solar são vidros comuns que recebem uma deposição de óxidos metálicos em uma de suas superfícies, conferindo uma característica metalizada que garante maior conforto térmico e controle de luminosidade para dentro dos ambientes.

Já as películas de controle solar são feitas em filmes de poliéster de qualidade óptica, no qual recebem uma camada de metalização. Também são conhecidas no mercado como  insulfilm, apesar de ser a variação do nome de uma marca.

“É importante ressaltar que os vidros de controle solar tem alta durabilidade e desempenho. Se comparado uma película com a mesma garantia e desempenho de proteção solar, costuma a ter um custo maior.

Porém, em casos de reforma, a película passa a ser econômica pois dispensa a troca do vidro.”

As vantagens do vidro de proteção solar são:

  • Garante menor consumo de energia elétrica pelo uso de ar condicionado
  • Garante a proteção contra os raios UV
  • Barra até 70% da entrada de calor
  • Permite o controle do ofuscamento
  • Menos custos com iluminação elétrica
  • Pode garantir privacidade (refletivo)
  • Facilidade de limpeza
  • Durabilidade de mais de 30 anos
  • Sustentabilidade

Vidro laminado X película antivandalismo

O principal benefício do vidro laminado é manter os fragmentos do vidro quebrado presos na película de PVB, que fica entre as duas laminas de vidro. Como essa película fica entre os vidros, sua durabilidade é maior, já que não há como acessá-la.

Outra vantagem é que por ser composto por duas faces de vidros, o acabamento dos dois lados é igual, facilitando a limpeza.

Já a película antivandalismo aplicada posteriormente ao vidro é produzida por meio de um polímero muito fino, a película mantém os fragmentos presos, nos casos de quebra.

Para uso em boxes, a ABNT NBR14207, informa que a película de vidro deve ser aplicada de maneira correta e permitir o movimento de abrir e fechar as portas por, no mínimo, duas horas após a quebra.

“É importante observar que o vidro laminado pode ser aplicado em fachadas, portas, janelas, box, coberturas e pisos de vidro, de acordo com a NBR 7199. Já a película não pode ser aplicada em vãos maiores, como coberturas, pisos e guarda-corpos.

Além disto, se a película foi aplicada depois do vidro instalado, em caso de quebra todo o conjunto poderá se soltar da estrutura.”

Navegue por tópicos