Parede de Vidro

Parede de vidro como tendência na arquitetura

  • EspecificaçãoUncategorized
  • 20, julho 2020
  • 3 min de leitura

Já vimos em diversos artigos aqui que o vidro é um material versátil e tem sido cada vez mais usado na arquitetura, principalmente por ser um dos únicos materiais na construção civil que além de fechar o espaço, consegue integrar os ambientes.

Essa integração pode ser entre ambientes internos ou externos, permitindo a contemplação da natureza. Além disso, trata-se de uma construção mais rápida e “limpa”.

Hoje vamos saber mais como as paredes de vidro podem mudar os ambientes e trazer mais sofisticação aos projetos.

Parede de vidro

As paredes de vidro trazem uma beleza diferenciada aos ambientes, ainda mais quando aplicadas em locais estratégicos.

Além disso há vantagens como a valorização estética, melhor aproveitamento da luz do dia e consequentemente economia de energia, sensação de amplitude, a praticidade na manutenção e a versatilidade do material.

A escolha adequada do tipo de vidro em cada ambiente é essencial para garantir a total segurança dos usuários, por isso os vidros que devem estar de acordo com a norma NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações.

De acordo com a norma, o mais recomendável para aplicações internas são os vidros de segurança, como os temperados que são 5x mais resistentes que os comuns ou laminados que unem duas ou mais chapas de vidro a uma película de PVB deixando os fragmentos presos em caso de quebra.

Tipos de vidro

O tipo de vidro é definido de acordo com a necessidade do projeto. A exemplo, podemos destacar algumas opções:

Vidro Translúcido

Para favorecer a vista e a integração entre ambientes.

Vidro Privacy Glass:

Quando se deseja privacidade.

Vidro Acústico

Para controlar a quantidade de som que passa pelos ambientes.

As paredes de vidro podem compor qualquer ambiente, incluindo áreas externas como jardins.

O vidro aliado ao uso películas em diversas cores, desde tonalidades mais vivas quanto sóbrias ampliam e dão vida nova ao ambiente.

No entanto, em caso de aplicações externas é indicado uso de vidros com índice adequado de reflexão para evitar ofuscamento.

Aplicações

A parede de vidro pode ser empregada em diversos ambientes como salas de estar, fachadas, divisórias e até mesmo em muros.

Divisórias de vidro

As divisórias de vidro podem ser utilizadas em ambientes comerciais e residenciais. Trata-se de uma excelente alternativa por oferecerem integração. Em casos de divisórias deslizantes, podem ainda possibilitar o uso de um mesmo espaço de formas diferentes.

Fechamento de sala de estar

Neste exemplo a grande parede de vidro permite a divisão de uma área de convivência da área de lazer gerando amplitude e sensação de integração.

Parede de Vidro

Parede de vidro em fachada

Grandes fachadas de vidro sempre têm um visual muito interessante de qualquer ângulo em que sejam visualizadas. Isto porque, além de imponentes e sofisticadas, esses tipos de soluções permitem uma iluminação natural perfeita, compondo todos os ambientes internos com ainda mais aconchego.

Revestimento de paredes com vidros

Cada dia mais o vidro tem ganhado o papel de revestimento, sejam em projetos comerciais ou residenciais, com cores que estimulam e dão suporte para a decoração, além de manter um ambiente moderno, clean e de fácil manutenção e limpeza.

Parede de Vidro

Quando o assunto é preço, as paredes de vidro são mais baratas que as de alvenaria convencional, mas variam de acordo com o tipo de produto que será instalado.

Por isso é importante contar com um fornecedor que ofereça um suporte técnico especializado.

A especificação correta do vidro evita problemas futuros, conte com a gente.

Navegue por tópicos