Shopping Frei Caneca

Vidro Laminado - Conheça mais sobre o vidro de segurança

  • EspecificaçãoProduto
  • 20, agosto 2017
  • 2 min de leitura

Entenda os benefícios do vidro laminado e onde ele deve ser aplicado garantindo maior eficiência do produto

O vidro laminado consiste em duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas sob calor e pressão por uma ou mais camadas de polivinil butiral (PVB), uma película muito flexível e resistente. Ainda existem no Brasil outros métodos de laminação, tais como a laminação em Etil Vinil Acetato (EVA) e até mesmo a laminação com resina líquida, que são processos um pouco mais morosos em termos de produtividade.

Propriedades do vidro laminado

  • Pode ser curvo, permitindo aplicações variadas. Um exemplo clássico de vidro laminado curvo é o vidro utilizado em para-brisas de automóveis;
  • Quando multilaminado, tem maior resistência, podendo ser utilizado em pisos, guaritas, etc, de modo que passa a ter a função de antivandalismo, ou seja, proteção contra ataques de intrusões;
  • Laminado com PVB especial, possui excelente desempenho acústico;
  • Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos ao PVB, minimizando o risco de ferimentos ou mesmo de queda dos fragmentos, distendendo-se até 5 vezes sem se romper, tornando-o um vidro de segurança;
  • Com a combinação de PVBs coloridos obtém-se uma extensa gama de cores. O PVB barra até 99,9% dos raios Ultravioleta que são nocivos aos móveis e à pele humana.

A qualidade de um vidro laminado está diretamente ligada ao nível de aderência do PVB às lâminas de vidro, que deve ser permanente. Testes conforme a norma NBR 14697 atestam se o produto possui essa característica, por isso sua empresa de esquadria deve sempre procurar um fornecedor qualificado por laboratórios de confiança.

O vidro laminado também pode ser combinado com o vidro temperado ou além do insulado ou até mesmo o vidro de controle solar, conferindo outras funções ao produto como segurança quanto à segurança patrimonial e dos usuários, além de possibilidades de agregar função de conforto térmico e acústico. Acesse nosso infográfico e saiba quando é necessário utilizar estes produtos de acordo com a norma.

Aplicações do vidro laminado

É ideal para fachadas, pele de vidro ou glazing, coberturas, portas e janelas, guarda-corpo, pisos, além de aplicações diferenciadas como muros de vidro, visores de piscina e aquário, entre outros.

O vidro laminado normalmente é utilizado encaixilhado, ou seja, estruturado por perfis de alumínio, pvc ou madeira por exemplo, em todas as suas bordas. Em casos de se utilizar o vidro laminado com alguma de suas bordas livres (ou expostas) é necessário cuidado especial para evitar à exposição direta à chuva, maresia e poluição, como utilizar bordas seladas ou perfis de topo de acabamento.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o vidro laminado, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa de esquadria!

Navegue por tópicos