Vidro impresso

Vidro Impresso ou fantasia - onde e quando utilizar?

  • EspecificaçãoProduto
  • 15, fevereiro 2019
  • 3 min de leitura

O vidro impresso, também conhecido por vidro fantasia, é caracterizado por texturas suaves e uniformes responsáveis pela difusão da luz, mantendo parcial privacidade nos ambientes internos.

Sua fabricação é feita a partir das mesmas matérias-primas do vidro float, porém, ele passa por dois rolos metálicos com temperatura de cerca de 900oC responsáveis pela impressão dos desenhos em uma de suas faces. A distância entre os rolos, um liso e outro com textura, determinam a espessura do vidro que será produzido.

No mercado, é possível encontrar grande variedade de padrões de texturas, cores e espessuras. Além disso, o vidro impresso pode ser laminado, temperado e insulado. Atualmente, o produto representa cerca de 10% de todo o vidro consumido no Brasil, segundo dados da Abravidro.

Aplicações do Vidro Impresso

O vidro texturizado proporciona efeito decorativo e pode ser também anti-risco e opaco. O modelo mais antigo é o canelado, usado em janelas, que se popularizou graças ao baixo custo e privacidade aliada à passagem de luz. Atualmente, porém, o produto caiu no gosto de arquitetos e designers de interiores que potencializaram seus usos.

No entanto, é preciso que para especificação dos vidros impressos, sejam observadas as determinações da ABNT, NBR 7199 – Vidros na Construção Civil, respeitando os quesitos de instalação, folgas, rebaixos e dimensionamento e espessura das peças.

Confira a seguir as principais aplicações:

Na construção civil, os vidros impressos têm como principal benefício a privacidade parcial que oferece, já que a luz que passa pelo vidro é transmitida de forma difusa por conta das texturas impressas no vidro, tornando-se mais suaves, principalmente para fachadas.

Eles também são uma excelente opção para quem não deseja gastar muito, já que são mais baratos e dispensam o uso de cortinas em janelas e portas. Veja as principais aplicações do produto:

  • Portas;
  • Janelas;

Já na decoração de interiores, a principal vantagem é a variedade de texturas e cores, além disso, os desenhos na face dos vidros ajudam a disfarçar os riscos, mantendo-os bonitos por mais tempo. Além disso, o efeito decorativo pode compor juntamente com madeira e outros materiais usados, criando efeitos diferenciados e exclusivos.

São encontrados também na indústria moveleira, podendo ser aplicado em mesas, prateleiras, estantes, entre outros. Como divisor de ambientes, pode integrar espaços da residência, aumentando também a sensação de amplitude.

Confira as principais aplicações:

  • Divisórias;
  • Revestimentos;
  • Móveis;
  • Pisos e Degraus;
  • Box de Vidro.
Vidro impresso

Um produto muito versátil

Como deu pra perceber, o vidro impresso é um produto que apresenta grande versatilidade, disponível em diversas opções de cores e modelos, o que amplia suas possibilidades de uso.

Voltado para ambientes residenciais e comerciais, o vidro impresso agrega beleza e conforto aos projetos.

Saiba mais sobre o produto: http://site.pkodobrasil.com.br/produto/vidro-impresso/

Navegue por tópicos