O vidro como protagonista na construção civil
Uso do vidro na construção civil

O vidro como protagonista na construção civil

  • EspecificaçãoProdutoTodas as Publicações
  • 4, setembro 2020
  • 4 min de leitura

O vidro vem ganhando cada vez mais espaço na área da construção civil, isso porque se trata de um material versátil e com muitos benefícios.

Sua aplicação abrange praticamente todos os ambientes de um imóvel, de fachadas a janelas, e enga-se quem acha que sua função é meramente estética, hoje vamos conhecer 5 vantagens do uso do vidro na construção civil.

Vale lembrar que é imprescindível seguir as normas técnicas para evitar uma aplicação inadequada e possíveis acidentes, nesse caso a NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações é a mais completa e atualizada.

Vantagens do uso do vidro na construção civil

1. Economia de energia artificial e aumento de iluminação natural;

A versatilidade do vidro é tanta que dependendo do produto a ser utilizado no projeto é possível economizar energia artificial.  

Vidros como os de controle solar reduzem a passagem dos raios de Sol e auxiliam no controle de ofuscamento e luminosidade.

Dessa maneira aumentam o aproveitamento da iluminação natural e ajudam a melhorar a eficiência energética reduzindo a necessidade de ar condicionado.  

Uso do vidro na construção civil

2. Elemento extremamente versátil e impermeável. Além disso, traz equilíbrio ao projeto como um todo;

Por ser um material versátil, o vidro consegue se adequar as necessidades de cada projeto trazendo leveza e equilíbrio.

Para aplicações que precisam de maior transparência e transmissão de luz, é recomendado o uso do vidro extraclear, além disso por ser mais claro que um vidro comum deixa o ambiente ainda mais moderno.

Uso do vidro na construção civil

3. Resistente a impactos e/ou calor quando escolhidos adequadamente;

O vidro é um material que se destaca no quesito segurança, isso porque algumas composições são resistentes à impactos e ao contato excessivo com calor.

Um bom exemplo são aplicações com o vidro multilaminado, também conhecido como vidro antivandalismo, que suportam golpes de martelos, machados e pedras.

O uso do vidro temperado laminado também é muito comum na construção civil, principalmente em guarda-corpos, isso porque em caso de quebra mantém os fragmentos do vidro presos à película de PVB impedindo a defasagem do vão.

4. Material sustentável;

Um dos fatores que tornam o vidro ainda mais importante na construção civil é o fato dele ser um material 100% reciclável podendo ser utilizado como matéria-prima na produção de artigos de decoração e revestimentos sem perder a qualidade.

Fora isso, existem também no mercado produtos que contribuem para a sustentabilidade do planeta, que é o caso do vidro autolimpante onde uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) é aplicada na superfície externa do vidro, que usa os raios ultravioletas e a água para combaterem os resíduos que ficam acumulados com o tempo, reduzindo o consumo de produtos de limpeza.

5. Prático, seguro e elegante.

O vidro tem a capacidade de desempenhar muitas funções em diversos tipos de ambientes.

– Controlar a privacidade

Uso do vidro na construção civil
Privacy Glass

– Decorar ambientes

Espelho
Uso do vidro na construção civil
Vidro impresso
Uso do vidro na construção civil
Vidro pintado

– Proteger

Uso do vidro na construção civil
Vidro plumbífero

Como é possível notar, existe uma infinidade de vidros que podem ser utilizados na construção civil e a escolha irá variar de acordo com o objetivo de cada projeto e orçamento disponível para investir, e ter o acompanhamento de uma equipe especializada para indicar o melhor tipo de produto é sem dúvidas um fator muito importante.

Nossa equipe de especificação técnica está pronta para te auxiliar.

Quer saber mais? Baixe nosso e-book diferenciais do vidro.

Navegue por tópicos