O vidro como protagonista na construção civil

O vidro como protagonista na construção civil

Uso do vidro na construção civil

O vidro vem ganhando cada vez mais espaço na área da construção civil, isso porque se trata de um material versátil e com muitos benefícios.

Sua aplicação abrange praticamente todos os ambientes de um imóvel, de fachadas a janelas, e enga-se quem acha que sua função é meramente estética, hoje vamos conhecer 5 vantagens do uso do vidro na construção civil.

Vale lembrar que é imprescindível seguir as normas técnicas para evitar uma aplicação inadequada e possíveis acidentes, nesse caso a NBR 7199 – Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações é a mais completa e atualizada.

Vantagens do uso do vidro na construção civil

1. Economia de energia artificial e aumento de iluminação natural;

A versatilidade do vidro é tanta que dependendo do produto a ser utilizado no projeto é possível economizar energia artificial.  

Vidros como os de controle solar reduzem a passagem dos raios de Sol e auxiliam no controle de ofuscamento e luminosidade.

Dessa maneira aumentam o aproveitamento da iluminação natural e ajudam a melhorar a eficiência energética reduzindo a necessidade de ar condicionado.  

Uso do vidro na construção civil

2. Elemento extremamente versátil e impermeável. Além disso, traz equilíbrio ao projeto como um todo;

Por ser um material versátil, o vidro consegue se adequar as necessidades de cada projeto trazendo leveza e equilíbrio.

Para aplicações que precisam de maior transparência e transmissão de luz, é recomendado o uso do vidro extraclear, além disso por ser mais claro que um vidro comum deixa o ambiente ainda mais moderno.

Uso do vidro na construção civil

3. Resistente a impactos e/ou calor quando escolhidos adequadamente;

O vidro é um material que se destaca no quesito segurança, isso porque algumas composições são resistentes à impactos e ao contato excessivo com calor.

Leia também:  Vidro polarizado em banheiros: como usá-lo em box ou divisórias?

Um bom exemplo são aplicações com o vidro multilaminado, também conhecido como vidro antivandalismo, que suportam golpes de martelos, machados e pedras.

O uso do vidro temperado laminado também é muito comum na construção civil, principalmente em guarda-corpos, isso porque em caso de quebra mantém os fragmentos do vidro presos à película de PVB impedindo a defasagem do vão.

4. Material sustentável;

Um dos fatores que tornam o vidro ainda mais importante na construção civil é o fato dele ser um material 100% reciclável podendo ser utilizado como matéria-prima na produção de artigos de decoração e revestimentos sem perder a qualidade.

Fora isso, existem também no mercado produtos que contribuem para a sustentabilidade do planeta, que é o caso do vidro autolimpante onde uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) é aplicada na superfície externa do vidro, que usa os raios ultravioletas e a água para combaterem os resíduos que ficam acumulados com o tempo, reduzindo o consumo de produtos de limpeza.

5. Prático, seguro e elegante.

O vidro tem a capacidade de desempenhar muitas funções em diversos tipos de ambientes.

– Controlar a privacidade

Uso do vidro na construção civil
Privacy Glass

– Decorar ambientes

Espelho
Uso do vidro na construção civil
Vidro impresso
Uso do vidro na construção civil
Vidro pintado

– Proteger

Uso do vidro na construção civil
Vidro plumbífero

Como é possível notar, existe uma infinidade de vidros que podem ser utilizados na construção civil e a escolha irá variar de acordo com o objetivo de cada projeto e orçamento disponível para investir, e ter o acompanhamento de uma equipe especializada para indicar o melhor tipo de produto é sem dúvidas um fator muito importante.

Nossa equipe de especificação técnica está pronta para te auxiliar.

Quer saber mais? Baixe nosso e-book diferenciais do vidro.

Piso de vidroPiso de vidro
eBook

Vidro Estrutural

Saiba como utilizar o vidro como estrutura nos projetos!

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Manual do Piso de Vidro
eBook

Manual do Piso de Vidro

Saiba tudo sobre segurança, especificação, instalação, manutenção, aplicações do piso de vidro e como precificar e vender.