Insulamento de vidro: Como se faz?
Insulamento de vidro: Como se faz?

Insulamento de vidro: Como se faz?

  • ProdutoTodas as Publicações
  • 18, fevereiro 2020
  • 2 min de leitura

Vamos conhecer, como é o processo de insulamento do vidro!

O vidro duplo, também chamado de vidro insulado ou termo-acústico, é feito a partir da união de dois ou mais vidros intercalados por uma câmara de ar hermeticamente vedada.

Sua função principal é de isolamento, que é medido pelo “Valor U”, medida da razão das diferenças de temperaturas por meio de um material isolante, e também o fluxo de calor ou frio.

E o que isso causa do vidro?

Como o Valor U do vidro duplo pode ser reduzido em relação a um vidro comum ou laminado, isto quer dizer que seu poder de isolamento térmico por condução será duas a cinco vezes maior, excelente para climas com grandes amplitudes térmicas.

E onde pode ser aplicado?

Desde fachadas e coberturas, como em aplicações mais específicas como adegas, saunas, piscinas aquecidas e até na refrigeração.

Além disso, no mesmo princípio de isolamento, o vidro duplo é capaz de reduzir a transmissão sonora de um ambiente para o outro, pois sua câmara de ar minimiza a propagação do som, portanto é amplamente utilizado para proporcionar conforto acústico.

O processo de insulamento do vidro

Primeiro os peças do conjunto deverão ser cortadas e ter suas bordas lapidadas, pois após o processo de insulamento do vidro, não será mais possível fazer modificações de medidas na peça. Posteriormente os vidros são lavados.

O insulamento dos vidros pode ser feito com várias composições: comuns, laminados, temperados, coloridos, entre outros.

Um perfil de alumínio que será utilizado para criar a câmara de ar entre os vidros é dobrado de acordo com o tamanho e formato da peça.

Posteriormente é injetado, em seu interior, sílica gel, que servirá para manter o ar na câmara seco, evitando condensação.

O primeiro vidro é então fixado ao perfil com um material chamado butil e a máquina fica encarregada de prensar o conjunto com o segundo vidro.

Finalmente, é aplicado um silicone em todo o perímetro da peça, reforçando a selagem e garantindo que todo o conjunto seja hermeticamente vedado.

Outro benefício importante do vidro termo-acústico é que no interior de sua câmara pode ser colocado uma micropersiana acionada por um botão magnético, ficando completamente vedada, garantindo maior durabilidade e limpeza.

Por substituir o uso de cortinas tradicionais, é uma excelente solução para hospitais, reduzindo custo de manutenção com lavagens e o risco de contaminação.

Na hora de comprar os vidros para o seu projeto, conte com o suporte de um fornecedor qualificado! Quer saber mais sobre o vidro insulado? Acesso nosso e-book.

Navegue por tópicos