Entenda melhor como obter serviços de apoio técnico especializado e ter economia com esse suporte
Os processos de escolha de quais são os produtos ideais para o projeto de seu cliente podem ser complexos e complicados – isso é normal e ocorre com os mais diversos e experientes fornecedores. Porém, para obter maior clareza nessas escolhas, é possível contar com apoio técnico especializado, buscando a otimização e assertividade no momento de escolha dos produtos a serem utilizados.
Tanto sua empresa de esquadria ou serralheria, quanto o próprio cliente, podem buscar essas soluções junto a arquitetos e especialistas ou encontrar empresas fabricantes no mercado que oferecem esse serviço gratuitamente, por meio de técnicos ou simuladores, em uma espécie de consultoria.
Dentro dos serviços de apoio técnico oferecidos durante o processo de escolha dos produtos, pode ser analisado o projeto conforme as normas técnicas vigentes e também de acordo com os limites produtivos e do desempenho desejado para o produto. Deste modo, é possível conseguir maior vantagem competitiva junto ao seu cliente, por meio da comprovação do custo-benefício e menor desperdício do material.
Confira abaixo formas do fornecedor ajudar por meio de apoio técnico e quais os diferenciais desse suporte que sua empresa de esquadrias ou serralheria precisa notar no momento desse serviço.
Um dos primeiros auxílios que o fornecedor pode oferecer por meio do apoio técnico trata-se da análise do projeto do cliente de acordo com as normas técnicas vigentes, evitando alguma aplicação inadequada.
Como o fornecedor está em contato direto com os produtos que vende, ele possui conhecimento sobre as aplicações de cada material e quais as exigências que ela faz. Além disso, o fornecedor tem maior expertise nas soluções ideais, caso algum problema surja.
Por exemplo, um projeto de um muro de vidro que sua empresa de esquadrias de alumínio ou serralheria precisa executar: o cliente especifica apenas a cor dos vidros que deseja ter em sua obra, deixando a seu critério definir quais espessuras e tipos de vidros adequados conforme a norma. Com o auxílio, o fornecedor poderá dizer se o vidro deverá ser laminado ou temperado, por exemplo, e diante disso calcular a espessura mínima de acordo com a pressão do vento, garantindo maior qualidade.
Outro diferencial desse apoio técnico é a sugestão de modulação para melhor aproveitamento dos vidros, resultando em melhor otimização e redução de custos para empresa de esquadrias ou serralheria e também para as vidraçarias que trabalham com projetos especiais.
Os vidros são fabricados em chapas com medidas padrão e os fornecedores prezam pelo menor desperdício do material, por isso podem fazer algumas simulações de otimização considerando as chapas disponíveis no momento, para tentar chegar no menor consumo de matéria-prima possível. Essa economia é repassada ao cliente, tornando mais um diferencial devido ao apoio técnico.
O estudo do custo-benefício e de retorno de investimento a longo prazo para produtos com alto valor agregado é mais uma vantagem que pode ser ofertada pelas empresas em um apoio técnico.
Uma das formas de observar o custo-benefício é a seguinte: o fornecedor pode oferecer comparativos de performance entre os vidros mostrando que ao substituir um vidro laminado incolor comum por um laminado de controle solar tem-se uma economia com ar condicionado, por exemplo. Ao apresentar os valores dos materiais, os custos obtidos com ar condicionado e em quanto tempo é possível ter esse retorno de investimento, o processo de convencimento é facilitado.
Este é um processo que com o apoio técnico é realizado de forma prática e rápida, que não aconteceria sem ele.
Ao escolher um fornecedor, avalie o apoio técnico fornecido no momento da compra. É importante saber se ele tem preparo técnico e conhecimento dos produtos – sem isso, ficará difícil traçar qualquer tipo de estratégia consistente que resulte em menor custo.
A honestidade e objetividade na entrega dos estudos e do apoio é fundamental para agilizar o processo, não dando margem para que o cliente feche negócio com seu concorrente – daí, a escolha de um parceiro que tenha a sua confiança.
Lembre-se que é importante realizar uma pesquisa de campo antes e analisar o atendimento desse fornecedor e o que ele pode agregar ao seu negócio, tendo tais serviços de apoio técnico como diferenciais que merecem investimentos, como observamos neste artigo.