Estudo de caso: o vidro como integração entre o interno e o externo na casa de Felipe Titto
Vidros da PKO na casa do Felipe Titto

Estudo de caso: o vidro como integração entre o interno e o externo na casa de Felipe Titto

  • EspecificaçãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 7, julho 2021
  • 4 min de leitura
Assistir ao vídeo

Com um terreno adquirido ainda em 2017 e a estrutura de uma casa de aproximadamente 32 anos no espaço, iniciou-se a obra para modernizar o novo lar do ator, apresentador e empresário Felipe Titto, no estado de São Paulo. Mesmo com uma estética interessante, a antiga residência não fazia o estilo do recém morador e assim veio a decisão de começar uma construção do zero em 2018.

Todo o conceito da nova arquitetura tem como inspiração a estética de galpões industriais, lofts nova-iorquinos e casas containers. Tudo isso, sem perder a grande integração com a natureza que é algo predominante no ambiente e também muito presente na vida do Titto, que se considera um apaixonado por áreas externas e verdes.

Um dos pilares principais do projeto é o conceito de “obra limpa”. A decisão traz a permanência de blocos e tubulações elétricas aparentes a fim de evitar a quebra que seria precisa para embutir os fios e os passos posteriores, como massa de nivelamento e texturas, por exemplo. Já na fachada, uma tinta preta foi aplicada diretamente sobre os blocos causando um outro efeito.

Sobre a obra 

A residência está localizada no Condomínio Parque Silvino Pereira, na Granja Viana, bairro nobre localizado na Zona Oeste da Grande São Paulo. Trata-se de um local cercado por uma área de reserva com muita vegetação, lagos e animais silvestres. Como nasceu na Granja Viana, Titto preserva um grande apreço pelo lugar. 

Necessidades do cliente

O vidro é considerado um dos elementos mais fundamentais da obra. Isso porque o apresentador sempre mencionou seu desejo por manter a conexão do ambiente interno com o externo. Além disso, a peça proporciona maior sofisticação e conforto termoacústico, especialmente por todas as chapas serem do modelo laminado.

Inovações e diferenciais

A especificação inicial do projeto pedia por uma opção de vidro incolor por toda a extensão da casa. Pensando na solução ideal, a equipe de especificação técnica da PKO trouxe para o planejamento o vidro de controle solar. Dessa forma, a melhor sugestão veio com o uso de vidros da Linha Habitat na cor Neutro Incolor. A tecnologia deu um resultado excelente e supriu a transparência exigida no projeto.

O vidro de controle solar é de extrema importância, pois contribuiu para uma melhora no conforto térmico. E, uma vez que a residência possui muito vidro, certamente o modelo comum aumentaria a temperatura interna e exigiria o uso contínuo de ar condicionado.

Soluções para o projeto

Conforme adiantamos, o vidro escolhido para a obra foi o Habitat Neutro Incolor, modelo laminado de 8mm. E, em relação a metragem usada, a obra seguiu com uma de aproximadamente 265,00 m². A reforma, inclusive, contempla uma extensa quantidade de peças instaladas em portas do tipo camarão e também no pé direito duplo para manter a integração com a área externa, o que torna os cômodos bem iluminados através da luz natural.

Vidro Habitat Neutro Incolor 

O Vidro Habitat proporciona maior segurança contra o calor e os raios UV. Quando laminado, bloqueia em até 99% dos raios ultravioletas, reduzindo danos a pele, móveis e tecidos como estofados, tapetes e cortinas. 

Uma das alternativas mais modernas do mercado, o modelo também tem como diferencial o seu design que pode ser instalado nos mais diversos ambientes, possibilitando uma maior integração entre as partes internas e externas. 

Versáteis, eles podem ser encontrados com ou sem aspecto reflexivo, conferindo maior privacidade para o cliente ou transparência. E ainda permitindo uma considerável economia de energia elétrica já que a luz natural passa a ser mais usada e mesmo assim não há a necessidade de ar condicionado por conta do isolamento termoacústico.

Benefícios do Vidro Habitat Laminado

  1. Conforto térmico;
  2. Proteção contra raios UV;
  3. Segurança contra quebras;
  4. Conforto acústico;
  5. Resistência a impactos. 

Benefícios do Vidro Habitat Temperado

  1. Maior rigidez
  2. Versatilidade na aplicação
  3. Suporte a diferentes condições de temperatura

Privacy Glass

A peça escolhida para o banheiro do ator e empresário Felipe Titto foi o Privacy Glass, conhecido também como vidro inteligente. Este passa por um processo de laminação de dois vidros com um filme de LCD com polímeros dispersos em sua produção. Isso significa que quando uma voltagem é aplicada, suas moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor e permitindo a passagem de luz. Já quando o dispositivo é desligado, ele volta à condição original: opaca.

Em outras palavras, o Privacy Glass proporciona uma privacidade controlada sem o uso de cortinas, tendo o poder de controlar a transparência entre os cômodos ou áreas de um mesmo ambiente. 

Vantagens do Privacy Glass

  1. Privacidade controlada;
  2. Facilidade de limpeza, manutenção e alta durabilidade;
  3. Uso racional dos espaços e criação de ambientes tecnológicos.

Bom, a partir da obra realizada na residência do Felipe Titto, podemos levar em consideração a importância de uma escolha correta entre os modelos de vidro que serão instalados em cada ambiente. 

Além de proporcionar transparência e integração, as alternativas atuais do mercado somam uma série de tecnologias capazes de gerar maior conforto, segurança, sofisticação e mais benefícios. Sendo assim, use a diversidade do vidro a seu favor e opte pela alternativa que será a melhor solução para o seu projeto.

Navegue por tópicos