Espelho colorido, um leque de opções
Espelho Colorido

Espelho colorido, um leque de opções

  • Especificação
  • 16, julho 2019
  • 3 min de leitura

Aliado à sua função original, a de refletir imagens, o espelho colorido se mostra uma opção criativa para valorizar projetos arquitetônicos e de design de interiores

Beleza, funcionalidade e originalidade. Essas são algumas das qualidades do espelho colorido que o torna um verdadeiro coringa na decoração de ambientes internos e um recurso válido e muito utilizado para conferir requinte e sofisticação aos projetos arquitetônicos.

O mercado vidreiro é amplamente conhecido por utilizar recursos tecnológicos inovadores presentes em todas as suas etapas de produção e de beneficiamento.

O desenvolvimento e a aplicação de tecnologia impactam positivamente na melhora do produto entregue diretamente ao consumidor final e, também, no leque de opções de espelho colorido ofertados aos profissionais de arquitetura e design de interiores.

Como o espelho é produzido

O espelho é produzido a partir de uma chapa de vidro float (ou vidro comum) e passa por um rigoroso processo de seleção. Durante essa etapa são avaliadas características como qualidade ótica, ausência de impurezas, distorções, riscos e irisação.

Em seguida, o vidro passa por um conjunto de lavadoras com escovas. O intuito, aqui, é eliminar qualquer vestígio de poeira ou outro tipo de material que possa interferir na aderência da camada de nitrato prata. É esse composto químico que garante o aspecto espelhado do vidro.

Após a etapa de espelhação, é realizada a sensibilização do vidro. Para isso, ele é exposto a um banho de sal de estanho. Esse estágio é fundamental para promover o campo de condutividade elétrica na superfície, garantindo uma melhor aderência da camada de prata.

O efeito espelhado pode ser aplicado na base de qualquer vidro, seja ele originalmente concebido para ser translúcido, ou produzido com massa bronze ou cinza (no texto abaixo, seguem mais detalhes sobre essas duas variações de espelho colorido). O resultado garante muito mais versatilidade e personalidade ao produto criado para ser neutro e discreto.

Espelho colorido: Versatilidade e segurança

vidro laminado com polivinil butiral, mais conhecido como PVB apresenta diversas colorações, podendo ser combinadas também com os vidros de massa colorida, aumentando ainda mais o leque de opções de espelho colorido à disposição no mercado.

O PVB consiste em uma película plástica e elástica aplicada entre as chapas de vidro. Além do fator estético, o PVB ajuda a tornar a chapa de espelho mais segura, pois, em caso de quebra, os cacos de vidro ficam presos a ele, reduzindo, assim, os riscos de ferimento.

Espelho colorido:  bronze e cinza

A coloração bronze ou cinza presentes na massa de vidro float, junto com o  revestimento reflexivo são as responsáveis pela composição dos espelhos em nuances de bronze e cinza.

Indicados para ambientes internos, esses materiais são opções muito procuradas por arquitetos e designers que desejam imprimir uma sensação mais intimista e acolhedora aos seus projetos.

E essa preferência se justifica, principalmente, devido a dois fatores: sua coloração sutil, que contribui para a valorização de ambientes sofisticados, e sua propriedade reflexiva, e não espelhada, como a observada nos espelhos incolores, e que minimiza o impacto da transmissão de luz que incide sobre sua superfície.

Espelho Extraclear

Por ter menos ferro em sua composição, o vidro Extraclear – base do espelho Extraclear – não adquire coloração esverdeada, mantendo-se claro como um cristal, pois a massa utilizada em sua composição não interfere na tonalidade do produto final.

Essa opção se revela ideal para projetos que procuram maior transparência e transmissão de luz, ou quando a aplicação traz o uso de bordas expostas, sendo principalmente mais efetivo quando se utiliza vidros de espessuras maiores, que ganham ainda mais aspecto esverdeado, ao contrário do observado no Extraclear.

Durabilidade e resistência a impactos

Mas caso a aplicação desejada seja a de revestimento de piso, por exemplo, é preciso certificar-se junto ao fornecedor se as chapas em questão são laminadas com vidro comum.

O mesmo cuidado também deve ser adotado em projetos que exijam chapas de grandes dimensões de espelho colorido.

Como vimos, os espelhos coloridos oferecem uma gama variada de opções e aplicações. Quer saber como explorar melhor as possibilidades que o espelho colorido? Baixe nosso Infográfico com 6 dicas de decoração com espelho !

Navegue por tópicos