Quanto a especificação errada de materiais influencia no projeto

| PKO do Brasil |

Quanto a especificação errada de materiais influencia no projeto

Evite especificação errada dos materiais nos projetos de seu cliente

A especificação errada de materiais pode não apenas dificultar o processo de compras como também influenciar no projeto. Por isso, as vidraçarias e empresas de esquadrias precisam estar atentas no momento de especificar e orientar os clientes sobre os melhores vidros, esquadrias e componentes.

Neste post, trazemos os principais impactos negativos que a especificação errada dos materiais pode causar ao seu negócio e damos algumas dicas do que fazer para evitar isso. Fique atento!

Problemas causados pela especificação errada

Listamos os quatro principais problemas que os caixilheiros e vidraceiros enfrentam ao fazer uma especificação errada de materiais:

Retrabalho

O primeiro ponto que destacamos é o retrabalho. Vamos supor que,  por exemplo, o perfil e baguete especificados no orçamento para a esquadria ou as ferragens não suportarem a espessura de vidro, que foi calculada de forma errada. No momento da aquisição dos vidros será necessário o aumento da espessura, tendo que ser revistos todos os preços ou até mesmo a recompra do alumínio, baguete ou ferragens.

A empresa precisa estar atenta não apenas pelos custos desnecessários que isso acarreta, mas, também, pelo prejuízo que pode vir causar nas obras e nos projetos de clientes.

Reposição de Material

Outro problema causado pela especificação errada dos materiais é a reposição dos materiais incorretos pelos adequados.  Por exemplo, se você especificar um produto que não atende à expectativa do cliente como conforto acústico, térmico ou segurança, ele pode pedir a substituição.

Leia também:  Modulação: consiga um melhor aproveitamento do material

Nesta etapa, você precisará contar com aumento no prazo, já que necessitará comprar as matérias-primas com os fornecedores e fazer o beneficiamento desse material, para depois entregar ao cliente.

Aumento de Custos

Após o retrabalho e a reposição dos materiais, surge o aumento de custos para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias de alumínio ou PVC. Aqui, além dos gastos extras com matérias-primas, haverá também custos com instalação e pessoal.

Normalmente, os erros de especificação envolvem a compra de produtos inadequados ou em quantidades irregulares, gerando estoque parado ou falta de produtos similares para finalização do serviço.

Descontentamento do Cliente

Além de todo o trabalho e custos extras ocasionados pela especificação errada dos materiais, sua empresa conta também com a insatisfação do cliente, que precisará de maior prazo para ter sua obra finalizada.

Quando o cliente fica insatisfeito, essa frustração pode ser passada adiante para outros. Vale lembrar que, com o advento das redes sociais, a divulgação dos problemas pode afetar a imagem de sua empresa.

Dicas para especificação correta

Bom, deu para perceber que os problemas causados por uma especificação errada são muitos, por isso, é melhor sua empresa atentar-se para as dicas abaixo e ter mais assertividade nos processos de venda. Acompanhe!

Tenha profissionais qualificados

A primeira dica para especificar corretamente é contar com profissionais qualificados para realizar o serviço. No ramo dos vidros e esquadrias é preciso conhecer os tipos de janelas de vidros disponíveis, quais as principais características e detalhes técnicos para indicar o melhor material ao cliente.

Atentar-se as normas vigentes

Todos os produtos precisam seguir as normas vigentes de especificação técnica. No caso dos vidros, temos como principais a NBR 7199 – Vidros na construção civil e a NBR 15575 – Edificações habitacionais. Já no caso das esquadrias, podemos encontrar a NBR 10821 – Esquadrias para edificações e a NBR 15969 – Componentes para esquadrias.

Leia também:  Moldes X Arquivos DWG: vantagens de projetos digitais em comparação aos de madeira

Conte com auxílio de fornecedores

Os fornecedores podem auxiliar muito na especificação dos materiais adequados a cada projeto, já que eles estão em contato direto com o produto, oferecendo respaldo no beneficiamento dos materiais, orientações técnicas e facilidade com preços e prazos.

Tenha sistemas informatizados

Uma das maneiras mais eficientes de evitar erros de especificação é a possibilidade de contar com sistemas informatizados de especificação técnica, que dão respaldo para escolher os melhores tipos de vidro, as espessuras e dimensões adequadas de acordo com o desempenho esperado pelo cliente.

Saiba mais sobre o Portal de Especificação Técnica!

eBook

Diferencial do Vidro

Saiba diferenciar cada produto em seu projeto

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Como fotografar projetos de vidro e esquadria
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.