Quanto a especificação errada de materiais influencia no projeto

Especificação errada de vidros: Quanto ela influencia nos projetos

  • Especificação
  • 6, setembro 2017
  • 3 min de leitura

Evite especificação errada dos materiais nos projetos de seu cliente

A especificação errada de materiais pode não apenas dificultar o processo de compras como também influenciar no projeto. Por isso, as vidraçarias e empresas de esquadrias precisam estar atentas no momento de especificar e orientar os clientes sobre os melhores vidros, esquadrias e componentes.

Neste post, trazemos os principais impactos negativos que a especificação errada dos materiais pode causar ao seu negócio e damos algumas dicas do que fazer para evitar isso. Fique atento!

Problemas causados pela especificação errada

Listamos os quatro principais problemas que os caixilheiros e vidraceiros enfrentam ao fazer uma especificação errada de materiais:

Retrabalho

O primeiro ponto que destacamos é o retrabalho. Vamos supor que,  por exemplo, o perfil e baguete especificados no orçamento para a esquadria ou as ferragens não suportarem a espessura de vidro, que foi calculada de forma errada. No momento da aquisição dos vidros será necessário o aumento da espessura, tendo que ser revistos todos os preços ou até mesmo a recompra do alumínio, baguete ou ferragens.

A empresa precisa estar atenta não apenas pelos custos desnecessários que isso acarreta, mas, também, pelo prejuízo que pode vir causar nas obras e nos projetos de clientes.

Reposição de Material

Outro problema causado pela especificação errada dos materiais é a reposição dos materiais incorretos pelos adequados.  Por exemplo, se você especificar um produto que não atende à expectativa do cliente como conforto acústico, térmico ou segurança, ele pode pedir a substituição.

Nesta etapa, você precisará contar com aumento no prazo, já que necessitará comprar as matérias-primas com os fornecedores e fazer o beneficiamento desse material, para depois entregar ao cliente.

Aumento de Custos

Após o retrabalho e a reposição dos materiais, surge o aumento de custos para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias de alumínio ou PVC. Aqui, além dos gastos extras com matérias-primas, haverá também custos com instalação e pessoal.

Normalmente, os erros de especificação envolvem a compra de produtos inadequados ou em quantidades irregulares, gerando estoque parado ou falta de produtos similares para finalização do serviço.

Descontentamento do Cliente

Além de todo o trabalho e custos extras ocasionados pela especificação errada dos materiais, sua empresa conta também com a insatisfação do cliente, que precisará de maior prazo para ter sua obra finalizada.

Quando o cliente fica insatisfeito, essa frustração pode ser passada adiante para outros. Vale lembrar que, com o advento das redes sociais, a divulgação dos problemas pode afetar a imagem de sua empresa.

Dicas para especificação correta

Bom, deu para perceber que os problemas causados por uma especificação errada são muitos, por isso, é melhor sua empresa atentar-se para as dicas abaixo e ter mais assertividade nos processos de venda. Acompanhe!

Tenha profissionais qualificados

A primeira dica para especificar corretamente é contar com profissionais qualificados para realizar o serviço. No ramo dos vidros e esquadrias é preciso conhecer os tipos de janelas de vidros disponíveis, quais as principais características e detalhes técnicos para indicar o melhor material ao cliente.

Atentar-se as normas vigentes

Todos os produtos precisam seguir as normas vigentes de especificação técnica. No caso dos vidros, temos como principais a NBR 7199 – Vidros na construção civil e a NBR 15575 – Edificações habitacionais. Já no caso das esquadrias, podemos encontrar a NBR 10821 – Esquadrias para edificações e a NBR 15969 – Componentes para esquadrias.

Conte com auxílio de fornecedores

Os fornecedores podem auxiliar muito na especificação dos materiais adequados a cada projeto, já que eles estão em contato direto com o produto, oferecendo respaldo no beneficiamento dos materiais, orientações técnicas e facilidade com preços e prazos.

Tenha sistemas informatizados

Uma das maneiras mais eficientes de evitar erros de especificação é a possibilidade de contar com sistemas informatizados de especificação técnica, que dão respaldo para escolher os melhores tipos de vidro, as espessuras e dimensões adequadas de acordo com o desempenho esperado pelo cliente.

Saiba mais sobre o Portal de Especificação Técnica!

Navegue por tópicos