Entenda como é feito o vidro plano

| PKO do Brasil | ,

Entenda como é feito o vidro plano

Vidro Plano

Conheça melhor o vidro plano, como é seu processo de fabricação e onde pode ser aplicado

O vidro plano é a base para todos os outros vidros da construção civil. É a partir dele que são produzidos os espelhos, os vidros de controle solar, autolimpante, etc. Além disso, ele poderá ser beneficiado se transformando num vidro laminado, temperado, insulado ou até temperado-laminado.

Muitos são os nomes que ele recebe no mercado, como float (flutuação, em inglês), que remete à forma como ele é fabricado, ou monolítico, que quer dizer que é apenas uma lâmina simples de vidro, ou até mesmo comum, querendo dizer que ele não recebeu nenhum tipo de beneficiamento ou processo de pintura e espelhação.

A sílica (também chamada de areia industrial), é a principal matéria-prima do vidro e, adicionada a alguns metais, ela é aquecida a 1600ºC aproximadamente e, essa massa viscosa, é despejada sobre uma piscina de estanho líquido, com maior densidade, de modo que os materiais não se misturam, e o vidro flutua sobre o estanho, tornando-se uma chapa perfeitamente lisa. É por conta deste método produtivo que o vidro plano passou a ser conhecido como vidro float. Após esta etapa, o vidro será resfriado gradativamente, ficando claro como um cristal e posteriormente será cortado.

O vidro plano deverá ser ainda cortado, de acordo com o tamanho das peças do projeto, e receber acabamento de borda: a lapidação, que poderá ser reta, filetada ou bisotê, a depender da aplicação desejada.

Funções e Características – Vidro Plano

A principal função do vidro plano é proteger da chuva e do vento, ao mesmo tempo que integra os ambientes com a paisagem. Pode ser aplicado em janelas e divisórias, desde que a 1,10m do piso e encaixilhado dos quatro lados, seja em esquadrias de alumínio, madeira, ferro ou PVC. Acesse nosso infográfico e saiba quando é necessário utilizar estes produtos de acordo com a norma.

Leia também:  Vidro temperado: Você sabe como é feito?

Para aplicações em tampos de mesa e mobiliários, por exemplo, é possível utilizar o vidro plano de 12, 15 ou até 19mm, que é o caso do Vidro Extragrosso da Linha Vivânce.

Vivânce

Está disponível nas cores incolor, extraclear, verde, cinza, bronze, azul e fumê. As cores conferem um efeito estético, mas a depender da cor pode também auxiliar na redução do ofuscamento visual pois permite menor passagem de luz.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o vidro plano, acompanhe nosso Blog para descobrir como agregar mais valor aos produtos de sua empresa.

Calculadora de Espessura de VidrosCalculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
eBook Como encontrar a melhor solução em vidros
eBook

Como Encontrar a Melhor Solução em Vidros

Tudo o que você precisa saber sobre diferentes tipos de vidros para deixar o seu projeto ainda mais completo.