Diferenciais do modelo Interlayers são apresentados em evento – FESQUA Virtual 2021
Interlayers vidro laminado PVB

Diferenciais do modelo Interlayers são apresentados em evento - FESQUA Virtual 2021

  • EspecificaçãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 30, setembro 2021
  • 4 min de leitura

Na última semana ocorreu a 14ª edição da Feira Internacional da Indústria de Esquadrias (FESQUA). Totalmente digital, em decorrência da pandemia de coronavírus, o evento reuniu os principais players da indústria de esquadrias através de um estande virtual com expositores e consumidores diretamente de um ambiente interativo. 

A programação, que acontece a cada dois anos, é classificada como o maior e mais importante evento para o mercado de esquadrias da América Latina. Com o objetivo de reunir o melhor em inovações para o setor vidreiro e áreas relacionadas, a FESQUA se firmou como o principal polo para a geração de negócios e oportunidades lucrativas entre as empresas e os visitantes. 

Um dos temas mais relevantes debatidos durante a programação foi o comparativo entre PVBs comuns e PVB acústicos. Destacando as tendências do mercado, Otávio Akinaga, gerente comercial da multinacional Kuraray, apresentou o painel com as vantagens e diferenciais do modelo Interlayers. Este é um recurso necessário para que o vidro laminado atue através de três frentes: redução acústica, proteção ultravioleta e estabilidade de cores.

“O PVB comum em comparativo com PVB acústico, são materiais totalmente diferentes. Primeiramente, a matéria prima dos dois já são materiais distintos. Isso porque o PVB acústico é composto de uma resina e de um plastificante não encontrado na estrutura do PVB padrão. Consequentemente, você tem uma redução entre PVB acústico e o modelo tradicional de três a cinco decibéis. Ou seja, uma redução bem grande”, introduziu Otávio.

PVB Acústico vs. PVB Comum 

O mercado vidreiro oferece algumas opções para a obtenção do vidro com controle sonoro – o objetivo é proporcionar atenuação acústica ao ambiente. Tanto o PVB Acústico, como o PVB comum, são utilizados no vidro laminado como soluções para amortecer a passagem de ruídos entre áreas. Vale destacar também que a base utilizada é a peça laminada por conta do alto desempenho de sua resistência. 

Muitas dúvidas também cercam o universo do PVB Acústico, pois o laminado com o PVB tradicional por si só já oferece controle sonoro. Porém, enquanto um proporciona a atenuação de algumas ondas sonoras, o outro apresenta uma eficácia superior na redução de ruídos.

“O mercado acaba misturando as informações por conta da espessura, mas quimicamente são materiais diferentes e apresentam funções específicas. O acústico é mais espesso e, por isso, algumas pessoas entendem que a proteção vem da estrutura. Porém, na espessura de PVB, você não melhora a performance ou proteção acústica. Tentam engrossar o PVB comum como solução, mas é um barato que vai sair caro. Uma das grandes funções do modelo acústico também é, em alguns projetos, substituir o vidro insulado. Você tem a mesma atenuação acústica com uma redução de medida da peça”, comentou o especialista. 

Em exemplos, é possível observar que o laminado comum atinge um bom desempenho em barrar o barulho do trânsito, mas não em anular o som vindo de estações de trem ou fábricas próximas ao endereço. Uma análise da região onde a chapa será instalada é fundamental para a escolha das peças. Otávio ressaltou também que a exposição dos cidadãos a barulhos interfere na saúde mental e produtividade, principalmente, em grandes metrópoles. 

Não à toa, o conforto acústico vem se tornando um dos pilares da construção civil, oferece custo benefício e valoriza o empreendimento. Inclusive, concessionárias já utilizam o PVB acústico no parabrisa de alguns modelos de automóveis.

Os vidros com película especial são indicados para projetos que procuram por conforto sonoro e empreendimentos que pedem alto isolamento acústico, como fachadas em áreas comerciais de centros urbanos e hospitais. Tido como um dos melhores em acústico, o laminado está contemplado na norma técnica da ABNT NBR 7199, que regulamenta a execução e aplicações de vidro na construção civil. Em suma, o laminado com PVB acústico protege o ambiente de efeitos sonoros, sem bloquear a visão completa ou comprometer a iluminação natural.

Privacidade com vidro refletivo

Benefícios PVB Acústico no laminado 

As características destacadas como vantagens somam alto nível de atenção acústica, segurança, maior flexibilidade em projetos de alta demanda, menores espessuras das chapas, menor riscos de acidentes e bloqueio da radiação UV.

PVB Coloridos

Outra gama de produtos abordados são os PVB coloridos – peças mais estéticas. Estão disponíveis no mercado em diversas tonalidades e apresentam como vantagem a estabilidade de cor em comparação com o vidro comum. O PVB apresenta maior instabilidade de tom maior que o vidro – até mesmo em um único lote, o vidro pode ter diferentes tonalidades. Este passou a ser muito recomendado para grandes fachadas, garantindo a uniformidade também ao longo dos andares.

Vidro SentryGlas e seus diferenciais 

Durante o evento, o profissional ainda destacou uma opção mais forte em comparação ao uso de PVBs, o modelo SentryGlas. “Mais indicado para estruturas, este é tido como a opção mais segura para pisos, colunas e passarelas. Isso porque, em uma quebra, ele se mantém unido, não oferecendo maiores riscos”, explicou. Ao exemplificar, Otávio comentou o uso da tecnologia em estádios de futebol, na função de guarda-copos. Entre os citados estão a Arena Corinthians, Maracanã, estádio do Barueri e outros. 

Tido como uma aplicação que vem sendo muito explorada no Brasil, após conquistar Europa e Estados Unidos, o SentryGlas também é muito indicado para bordas de piscina infinita, visores de aquários, bancos e lojas de alto padrão, por exemplo. Entre as dicas, o profissional levantou que quando este é utilizado em lojas, na prática ela se torna mais segura e o empresário consegue uma redução no valor do seguro. Ou seja, um ótimo investimento.

Este modelo de vidro laminado já é tido como a melhor alternativa entre os modelos de alto desempenho. Através da película, a peça agrega maior resistência e durabilidade para estruturas que exigem segurança. Entre seus benefícios, os destaques vão para a alta durabilidade, diminuição de riscos de rompimento e suporte a altas temperaturas e mais mudanças climáticas, como a chuva e ventos fortes. 

Com os materiais elencados aqui, a 14º da Fesqua exibiu a enorme movimentação do setor vidreiro para projetos com o uso de vidros de alto desempenho e tecnológicos. Investir em modelos como esses em sua vidraçaria é fundamental para conquistar projetos de alto padrão.

Navegue por tópicos