Cobertura de Vidro: Dicas para escolher o melhor produto
Cobertura de Vidro

Cobertura de vidro - Saiba quais os tipos e qual produto utilizar

  • EspecificaçãoProduto
  • 16, setembro 2020
  • 4 min de leitura

Aposte na utilização da cobertura de vidro para projetos especiais

A utilização de cobertura de vidro tem sido uma grande aposta dos profissionais de arquitetura, pois proporcionam uma estética diferenciada.

Trata-se de uma solução leve, rápida e limpa de se construir, principalmente em reformas. Além disso, quando agregada com outros tipos de vidro, garante outros benefícios como conforto térmico e luminoso.

Tipos de vidro para coberturas

Para esse tipo de aplicação, de acordo com a norma NBR 7199 – Vidros na construção civil, devem ser utilizados vidros de segurança.  

A espessura do material é definida de acordo com as características da obra e posições de caimento do telhado, por isso cada aplicação é única e requer a análise de uma equipe técnica especializada para indicar a melhor composição do conjunto.

Cobertura de Vidro

A cobertura de vidro pode ser instalada em qualquer local que necessita de proteção das variações do tempo e aproveitamento da luz natural, como shoppings centers e acessos a edifícios.

Conheça a seguir os principais vidros que sua empresa de esquadria ou serralheria pode adotar em um projeto de cobertura.

Vidro Laminado LAMINAK

Feito por um processo de calor e pressão, duas laminas de vidro são unidas a uma película plástica de PVB ou Sentryglas®, que mantém os fragmentos de vidro presos a película em caso de quebra evitando devasagem dos vãos.

Vidro Insulado CONFORTEC

Para coberturas de vidro é possível combinar o vidro laminado com o insulado. Nesse caso, o vidro duplo é composto por uma das faces com o laminado.

Esse produto tem uma câmera de ar entre suas lâminas que é hermeticamente vedada, conferindo a vantagem do conforto térmico e acústico.

Vidro Temperado-Laminado STRUTURÁ®

O vidro temperado-laminado para cobertura de vidro é ideal para aplicações que necessitem de furos e acessórios para sua aplicação. Por unir as características do vidro laminado e do temperado, o produto tem maior resistência.

Além dessas características de beneficiamento, é possível acrescentar outras utilidades nos vidros como o controle solar e o autolimpante.

Cobertura de Vidro

Vidro Autolimpante

Recebe uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, que usa os raios UV (ultravioleta) e água para combater os resíduos, que com o tempo ficam acumulados na cobertura de vidro.

Vidro de Controle Solar

Formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do Sol por meio do vidro, garantindo maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.

Vidro X policarbonato

O mercado também oferece uma solução chamada policarbonato que nada mais é que uma resina derivada da junção do ácido carbônico e o bisfenol, é um material com alta resistência mecânica e pouco peso, por isso muito utilizado em aplicações de cobertura.

Apesar do policarbonato também ter seus benefícios, sem dúvidas o vidro se destaca bem mais e é isso que deve ser levado em conta na hora de indicar ao consumidor final essa solução.

Cobertura de Vidro

A maior vantagem do uso do vidro é a durabilidade, o vidro apresenta maior resistência à abrasão. A transparência também é um ponto relevante pois com o tempo o policarbonato tende a perder a sua integridade.

Vantagens do uso do vidro em cobertura

Iluminação natural

A cobertura de vidro é uma excelente opção para quem deseja iluminação natural e contato com meio ambiente.

Além disso, é uma ótima opção para quem deseja economizar energia;

Amplitude

Quando aplicada, a cobertura de vidro traz a sensação de maior amplitude e visibilidade para as áreas externas do local.

Conforto sonoro

A instalação do vidro no teto é uma ótima opção de isolamento acústico e não faz tanto barulho em casos de chuvas em comparação com outros materiais.

Economia

A cobertura em vidro necessita de poucas manutenções e não corre o risco de ocorrer infiltrações causadas pelas chuvas e umidade do tempo.

Cobertura de Vidro

Versatilidade

Assim como as cortinas de vidro, a instalação de cobertura de vidro retrátil se uniu a tecnologia e dá a opção de abrir ou fechar o telhado de acordo com a necessidade do momento.

Abuse da criatividade nas coberturas de vidro

Uma das mais utilizadas tendências na aplicação do vidro para a cobertura, são os pergolados. Seu significado é permitir uma proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço. Tal cobertura que permite iluminação natural e ventilação, e são feitas com os vidros aliados a madeira, aço ou bambu.

Além dos pergolados, é possível inovar sempre com as coberturas de vidro, agregando elementos estéticos e modernas estruturas de esquadrias que darão um charme a mais aos projetos.

Gostou? Curta, comente e compartilhe!

Navegue por tópicos