Aprenda a utilizar a consultoria a seu favor e saia na frente da concorrência
O processo de vendas no setor vidreiro requer uma certa dose de conhecimentos dos produtos utilizados, isso porque existem tipos de vidros à disposição dos clientes, com foco em diferentes desempenhos. A consultoria surge como importante etapa de argumentação de vendas, contribuindo com o aumento das vendas na sua empresa.
Nesse post, vamos explicar melhor de que forma uma boa consultoria pode aumentar os lucros na sua empresa de esquadria ou serralheria, auxiliando também na confiança e satisfação da equipe de vendas e dos clientes.
A consultoria nada mais é do que o repasse de informações úteis sobre os produtos aos seus clientes. É importante que a equipe de vendas esteja com o discurso alinhado aos objetivos da empresa, sabendo quais os materiais indicados para atender as expectativas dos consumidores.
Para conseguir implantar um discurso de vendas mais técnico na sua empresa, preparamos algumas dicas valiosas do que é necessário. Confira a seguir:
Antes de mais nada, os vendedores da sua empresa de esquadria ou serralheria precisam conhecer os materiais que eles têm à disposição. Afinal, quando não há conhecimento sobre o produto, é difícil passar credibilidade e confiança ao cliente.
Para elaborar esse treinamento junto a sua equipe, você pode designar algum técnico ou ainda contar com o auxílio de seus fornecedores, já que muitos deles contam com informações bem detalhadas sobre o produto, com uma abordagem mais comercial (saiba mais aqui!).
No momento de argumentar com seu cliente, é preciso oferecer opções de produtos. Se, por exemplo, seu cliente procura uma janela de vidro e não está disposto a pagar muito por isso, ofereça soluções que tenham um custo mais baixo e que também agreguem benefícios. Neste caso, você pode citar como opção as janelas com esquadrias de alumínio e vidro temperado – melhorando a segurança do usuário; ou também pode sugerir como opção um vidro refletivo comum combinado com esquadrias de linha mais básica – agregando estética.
É importante salientar que oferecer muitas opções deixa o cliente confuso e indeciso, por isso, trabalhe sempre com uma média de três opções, facilitando assim a comparação.
Outro item fundamental para entender nesse o mercado de empresas de esquadrias ou serralherias é as possibilidades de aplicações do material. De acordo com a NBR 7199, alguns tipos de vidros não permitem determinadas aplicações. Por isso, ao vender um produto, saiba se a aplicação consta na norma e tenha respaldo técnico em caso de possíveis problemas.
É fundamental explicar para o cliente que, muitas vezes, investir em um produto mais caro que tenha um desempenho melhor, pode significar economia a longo prazo. O conhecido custo-benefício precisa ser esclarecido ao cliente para que ele tenha à disposição as melhores opções de vidro e esquadrias.
Um clássico exemplo que podemos oferecer são os vidros de controle solar, que ao longo do tempo de uso diminuem as despesas com ar condicionado, já que eles protegem o ambiente interno da entrada de calor.
Mostrar opções inovadoras na área é outra dica valiosa que agrega mais credibilidade ao vendedor. Os clientes gostam de saber as novidades do mercado e estar por dentro das tendências, por isso saber falar sobre esses tópicos pode ser visto como importante aliado na argumentação de venda.
Explique também as inovações que sua empresa de esquadria tem no processo produtivo, de gestão de pessoas e processos. Mostrar as inovações presentes na sua vidraçaria têm impacto direto na satisfação do cliente, pois tais dados ajudam a construir o relacionamento entre vocês.
Outro item importante que a consultoria de vendas pode ofertar aos clientes é mostrar quais os cuidados devem ser tomados com o vidro ou esquadria escolhidos. Apresente dados de instalação, manuseio, armazenamento e limpeza.
A consultoria irá te ajudar a enxergar novas oportunidades e te aproximar do seu consumidor final. Treine sua equipe de vendas com base nos conceitos que explicamos e tenha cada vez mais sucesso em sua empresa.
Você já pratica algumas das dicas que apresentamos? Quais os resultados que obtiveram? Compartilhe conosco suas experiências.
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