Conheça as certificações que sua empresa de esquadria podem ter
Certificações que sua empresa de esquadria podem ter

Conheça as certificações que sua vidraçaria e esquadria podem ter | Universo Transparente

  • Qualidade
  • 15, maio 2017
  • 3 min de leitura

Entenda quais as possibilidades de certificações disponíveis para sua empresa de esquadrias

Ter uma certificação em sua empresa esquadria ou serralheria é um diferencial muito grande diante da acirrada concorrência que existe no mercado. As certificações estão diretamente relacionadas com a qualidade dos produtos ou serviços prestados, contribuindo com a construção da imagem da organização, por isso sua importância é vital.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre quais certificações estão disponíveis para seu negócio, seja uma empresa de esquadrias ou serralheria , quais as garantias que podem ser obtidas pelos clientes e como é possível obtê-la. Acompanhe:

Certificações de Processos

Tais certificações são importantes pois atestam que sua empresa está executando os processos dentro dos melhores parâmetros de eficiência e otimização, garantindo a entrega dos materiais dentro dos padrões exigidos pelas normas.

As mais comuns são a ISO 9001 e 14001, que tratam respectivamente: dos requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos e sustentabilidade ambiental aplicada no negócio.

Ambas certificações são normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e podem ser obtidas junto a empresas especializadas em auditorias, como a SGS e a Falcão Bauer.

Certificações do Vidro

Dentro do universo dos vidros, existem algumas certificações, reconhecidas nacionalmente, que atestam a qualidade do produto e a credibilidade da empresa que as utiliza.

Nestes casos, o Inmetro oferece o selo para Vidros Temperados, garantindo assim que o beneficiamento desse material atenda as normas e promova a segurança dos usuários. Esse selo é ideal para você exigir do seu fornecedor de vidros temperados. Para os vidros laminados é importante que seu fornecedor ateste a conformidade produtiva com a NBR 14697, através de laboratórios especializados, como o Falcão Bauer.

É possível também que os fabricantes de vidros ofereçam certificados de qualidade para sua empresa, garantindo a aptidão empresa de esquadria ou serralheria para comercialização de determinados tipos de vidros. Na ponta da cadeia isso também é verdadeiro: somente alguns fornecedores de vidros de controle solar são homologados pelos fabricantes para beneficiar seus produtos.

Tais homologações garantem o respaldo necessário para que os produtos mais especiais, como por exemplo os vidros temperados-laminados de controle solar aplicados em fachadas, sejam produzidos dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Certificações de Esquadrias

No ramo das esquadrias de alumínio, madeira e PVC, existe o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do Governo Federal, que objetiva promover a qualidade de materiais e serviços, combater a não-conformidade e aumentar a produtividade em todos os segmentos do setor.

Além dele, é possível conseguir também as homologações dos fabricantes, que atestarão a aptidão para construção de janelas de vidro com esquadrias metálica, por exemplo.

De acordo com matéria da revista Tecnologia e Vidro, está em estudos a inserção na NBR 10.821 – Esquadrias Externas do Selo de Desempenho Acústico das Esquadrias, que servirá de orientação ao construtor e ao consumidor para que a esquadria possa ser analisada quanto à capacidade de atendimento do sistema (parede + esquadria), previsto na NBR 15.575 – Desempenho das Edificações.

Como se certificar?

Elencamos a seguir os principais passos para se certificar. Confira!

1. Ter apoio da diretoria

O primeiro passo para se certificar é contar com o apoio da diretoria da empresa, pois envolverá mudanças no modo de trabalhar em vários setores, principalmente quando falamos das certificações de processo.

2. Contar com profissionais qualificados

Para ter qualquer tipo das certificações que citamos acima, é preciso contar com profissionais capacitados nos processos de garantia da qualidade e também otimização dos processos.

3. Buscar empresas certificadoras adequadas

É importante contar com empresas certificadores que te oferecem respaldo e treinamentos para conseguir obter esses atestados. Pesquise antes e estude bastante.

4. Treinar todos da empresa

Ao querer adquirir os certificados, é preciso que todos da empresa falem a mesma linguagem e saibam quais os procedimentos certos que devem seguir. Invista em treinamentos.

Garantias obtidas pelos clientes

Ao se certificar, além da melhoria da imagem e dos processos de sua empresa de esquadrias ou serralheria, o cliente obtém inúmeras vantagens, como:

  • Garantia da Qualidade dos Produtos
  • Confiança na empresa
  • Produtos mais duráveis
  • Atendimento diferenciado

Gostou do nosso conteúdo? Curta, comente e compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Navegue por tópicos