Como usar a reflexão do vidro a seu favor

| PKO do Brasil |

Como usar a reflexão do vidro a seu favor

Vidro refletivo

A reflexão do vidro pode ser um aliado aos projetos de arquitetura

A reflexão do vidro é uma questão muito importante no universo vidreiro, pois pode contribuir para criar privacidade ou não para o consumidor final, dependendo dos tipos de vidro escolhidos para compor o projeto. Ao utilizar o material, é preciso lembrar-se desse componente e utilizá-lo a favor da sua vidraçaria ou empresa de esquadria.

Neste post, vamos aprender a utilizar o efeito de reflexão ao nosso favor.

Reflexão do vidro X Privacidade

Vidro refletivo

O primeiro item que a reflexão do vidro pode contribuir trata-se da privacidade para o consumidor final. No caso de prédios comerciais construídos com fachadas de vidro refletivo é possível que as pessoas tenham acesso à paisagem externa durante o dia e ninguém que esteja do lado externo consiga enxergar dentro do prédio.

Atualmente, a preocupação com os ambientes profissionais precisa promover o bem-estar dos usuários que passam boa parte do tempo lá. É comprovado que nos locais onde as pessoas não têm acesso às paisagens externas nem à luz natural há a sensação de letargia, sonolência e até depressão. Tais sintomas fazem parte do ritmo circadiano do ser humano, onde o humor e a disposição também são influenciados pela luz natural.

Visando contribuir com a qualidade de vida do consumidor final, o vidro refletivo permite a entrada de luz aos ambientes na medida certa mantendo a privacidade, sem que haja a necessidade do uso das cortinas, que tapam a vista e não permitem a entrada de luz natural.

Reflexão do vidro X Conforto Luminoso

O conforto luminoso está diretamente relacionado ao ofuscamento produzido pela luz externa que passa, pelas janelas de vidro, para dentro do ambiente. Para evitar esse problema nos edifícios, é preciso que as vidraçarias e empresa de esquadrias indiquem corretamente o melhor vidro para o consumidor final.

Quanto maior a reflexão da luminosidade externa, menor o nível de ofuscamento dentro do ambiente, reduzindo a necessidade do uso da cortina, e consequente uso de energia elétrica com iluminação artificial, produzindo um melhor controle da luminosidade.

A iluminação artificial é responsável por grande parte dos gastos com energia em uma empresa. Por isso, é fundamental adotar práticas para reduzir esses custos, desde práticas do dia a dia, como o uso de lâmpadas de menor consumo, até mesmo considerar esse tipo de despesa no momento de projetar o edifício, escolhendo os vidros ideais.

Reflexão do vidro X Segurança

A questão da segurança pode ser potencializada pela escolha correta dos vidros que irão compor junto as esquadrias de alumínio, as janelas e portas de uma residência. Com o jogo de luz é possível utilizar vidros refletivos combinados com vidros coloridos e obter a privacidade tanto de dia quanto de noite.

Durante o dia, a luz solar disponível será mais intensa que a luz interna, mantendo, então, a privacidade. Já durante a noite, ao utilizar holofotes com foco no vidro do lado externo e luminárias com luz difusa como leds internamente, é possível manter a iluminação interna com menor nível que a externa, mantendo-se a privacidade do consumidor final.  

O vidro refletivo pode ser aplicado em guaritas, quarteis policiais e estabelecimentos com contato direto com a rua, garantindo assim que não haja visibilidade do ambiente interno.

Estima-se que no período de um ano, cerca de 11,9 milhões de brasileiros foram vítimas de roubo ou furto de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido aos dados alarmantes, sugerimos o uso do vidro refletivo para dificultar ações de roubos e furtos, contribuindo com a segurança.

Reflexão do vidro X Decoração

Vidro refletivo na decoração

Os vidros refletivos podem ser usados também no mercado de decoração para compor ambientes e espaços. Uma das mais novas tendências na linha moveleira trata-se da TV no vidro espelhado.

Ao colocar a TV num nicho mais escuro ou dentro de um armário revestido por um vidro refletivo, é possível fazer com que o painel tenha aparência de espelho quando a TV estiver desligada. Já quando estiver ligada, a imagem aparece de maneira “mágica” por detrás do vidro.

A Linha Vivânce de vidros para decoração possui as opções de cores com tonalidades bronze, esverdeada ou acinzentada, e podem inclusive ser aplicada para portas de armário e closet, conferindo uma leve privacidade ao móvel, de modo que não se possa ver com clareza os objetos por detrás do vidro.

Leia também:  5 opções de materiais para esquadrias, portas e janelas
Vivânce

As qualidades do vidro podem e devem ser exploradas como um diferencial competitivo do seu negócio. Por isso, saiba explorar as aplicações e vantagens de cada tipo de vidro para o projeto ideal. Curta, comente e compartilhe essa notícia!

Como limpar vidrosComo limpar vidros
Infográfico

Manutenção de Vidros

Tenha acesso ao infográfico com dicas de Manutenção de Vidros

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Estoque de vidros
eBook

Glossário do Vidro

O melhor guia de termos do vidro para a construção civil.
Modulação: consiga um melhor aproveitamento do material
eBook

Vidros de Controle Solar

Como conseguir conforto térmico, luminoso e economia de energia elétrica