Como usar a reflexão do vidro a seu favor
Vidro refletivo

Reflexão do Vidro: saiba como utilizar ela ao seu favor !

  • Especificação
  • 18, junho 2018
  • 4 min de leitura

A reflexão do vidro pode ser um aliado aos projetos de arquitetura

A reflexão do vidro é uma questão muito importante no universo vidreiro, pois pode contribuir para criar privacidade ou não para o consumidor final, dependendo dos tipos de vidro escolhidos para compor o projeto. Ao utilizar o material, é preciso lembrar-se desse componente e utilizá-lo a favor da sua vidraçaria ou empresa de esquadria.

Neste post, vamos aprender a utilizar o efeito de reflexão ao nosso favor.

Reflexão do vidro X Privacidade

Vidro refletivo

O primeiro item que a reflexão do vidro pode contribuir trata-se da privacidade para o consumidor final. No caso de prédios comerciais construídos com fachadas de vidro refletivo é possível que as pessoas tenham acesso à paisagem externa durante o dia e ninguém que esteja do lado externo consiga enxergar dentro do prédio.

Atualmente, a preocupação com os ambientes profissionais precisa promover o bem-estar dos usuários que passam boa parte do tempo lá. É comprovado que nos locais onde as pessoas não têm acesso às paisagens externas nem à luz natural há a sensação de letargia, sonolência e até depressão. Tais sintomas fazem parte do ritmo circadiano do ser humano, onde o humor e a disposição também são influenciados pela luz natural.

Visando contribuir com a qualidade de vida do consumidor final, o vidro refletivo permite a entrada de luz aos ambientes na medida certa mantendo a privacidade, sem que haja a necessidade do uso das cortinas, que tapam a vista e não permitem a entrada de luz natural.

Reflexão do vidro X Conforto Luminoso

O conforto luminoso está diretamente relacionado ao ofuscamento produzido pela luz externa que passa, pelas janelas de vidro, para dentro do ambiente. Para evitar esse problema nos edifícios, é preciso que as vidraçarias e empresa de esquadrias indiquem corretamente o melhor vidro para o consumidor final.

Quanto maior a reflexão da luminosidade externa, menor o nível de ofuscamento dentro do ambiente, reduzindo a necessidade do uso da cortina, e consequente uso de energia elétrica com iluminação artificial, produzindo um melhor controle da luminosidade.

A iluminação artificial é responsável por grande parte dos gastos com energia em uma empresa. Por isso, é fundamental adotar práticas para reduzir esses custos, desde práticas do dia a dia, como o uso de lâmpadas de menor consumo, até mesmo considerar esse tipo de despesa no momento de projetar o edifício, escolhendo os vidros ideais.

Reflexão do vidro X Segurança

A questão da segurança pode ser potencializada pela escolha correta dos vidros que irão compor junto as esquadrias de alumínio, as janelas e portas de uma residência. Com o jogo de luz é possível utilizar vidros refletivos combinados com vidros coloridos e obter a privacidade tanto de dia quanto de noite.

Durante o dia, a luz solar disponível será mais intensa que a luz interna, mantendo, então, a privacidade. Já durante a noite, ao utilizar holofotes com foco no vidro do lado externo e luminárias com luz difusa como leds internamente, é possível manter a iluminação interna com menor nível que a externa, mantendo-se a privacidade do consumidor final.  

O vidro refletivo pode ser aplicado em guaritas, quarteis policiais e estabelecimentos com contato direto com a rua, garantindo assim que não haja visibilidade do ambiente interno.

Estima-se que no período de um ano, cerca de 11,9 milhões de brasileiros foram vítimas de roubo ou furto de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Devido aos dados alarmantes, sugerimos o uso do vidro refletivo para dificultar ações de roubos e furtos, contribuindo com a segurança.

Reflexão do vidro X Decoração

Vidro refletivo na decoração

Os vidros refletivos podem ser usados também no mercado de decoração para compor ambientes e espaços. Uma das mais novas tendências na linha moveleira trata-se da TV no vidro espelhado.

Ao colocar a TV num nicho mais escuro ou dentro de um armário revestido por um vidro refletivo, é possível fazer com que o painel tenha aparência de espelho quando a TV estiver desligada. Já quando estiver ligada, a imagem aparece de maneira “mágica” por detrás do vidro.

A Linha Vivânce de vidros para decoração possui as opções de cores com tonalidades bronze, esverdeada ou acinzentada, e podem inclusive ser aplicada para portas de armário e closet, conferindo uma leve privacidade ao móvel, de modo que não se possa ver com clareza os objetos por detrás do vidro.

Vivânce

As qualidades do vidro podem e devem ser exploradas como um diferencial competitivo do seu negócio. Por isso, saiba explorar as aplicações e vantagens de cada tipo de vidro para o projeto ideal. Curta, comente e compartilhe essa notícia!

Navegue por tópicos