Conforto Luminoso

Como proporcionar maior conforto luminoso aos seus projetos

  • EspecificaçãoTodas as PublicaçõesUncategorized
  • 4, junho 2020
  • 3 min de leitura

Quando falamos em conforto luminoso em residências e/ou ambientes comerciais, nos referimos aos estímulos ambientais à nossa visão pela quantidade de luz tanto natural quanto artificial.

É importante nos preocuparmos com o conforto luminoso, pois com o tempo o ofuscamento excessivo, ou iluminação insuficiente podem causar problemas de visão além de sensação de desconforto em utilizar o espaço.

Por que o conforto luminoso é tão importante?

O conforto luminoso está relacionado com a resposta fisiológica do usuário e tem relação com o tipo de atividade que se desenvolve em cada ambiente o que explica a diferença do grau de conforto luminoso de um cinema para uma sala de aula, por exemplo.

Desse modo, um ambiente provido de luz natural, ou mesmo luz artificial, produz estímulos aos usuários que interpretarão esse ambiente em termos de quantidade e qualidade da luz.

Assim, ao entrar em um ambiente iluminado, o usuário receberá um estímulo e julgará se aquele ambiente possui uma iluminação confortável, ou se ela está inadequada.

Conforto Luminoso

O conforto luminoso está diretamente ligado a qualidade de vida e bem-estar. A luz natural pode ser considerada uma das necessidades básicas para o nosso corpo.

Pesquisas realizadas ao longo dos anos apontam que a quantidade diária de luz interfere no ritmo biológico, humor, disposição e até produtividade das pessoas.

É importante destacar, que em qualquer ambiente a luz artificial deve ser um complemento, jamais uma substituição da luz natural.

Como conseguir conforto luminoso

Para obter um maior conforto luminoso em uma residência ou projeto comercial, alguns pontos devem ser levados em consideração.

Conforto Luminoso

Análise do ambiente

Primeiramente deve ser feita uma análise sobre o tipo de ambiente e luminosidade desejada conforme a norma NBR 5413 – Iluminância de Interiores.

Detalhes como a incidência solar de acordo com a localização da cidade e região (Sul, Norte) e análise de orientação da fachada são itens indispensáveis quando falamos em conforto luminoso.

Conforto Luminoso

Nível de iluminância

È importante verificar o nível de iluminância necessário para cada ambiente já que por norma há especificado o valor mínimo de iluminância média que varia de acordo com a atividade exercida.

Uma vez que em qualquer ambiente a luz artificial deve ser um complemento, jamais uma substituição da luz natural o vidro tem papel importante nos projetos arquitetônicos já que é possível contar com alternativas que permitem explorar de forma correta a luz natural.

Lembrando que contar com uma empresa que preste suporte na hora da especificação desses vidros faz toda a diferença.

O uso dos vidros de controle solar

O vidro de controle solar é uma excelente alternativa seja para ambientes residenciais ou comerciais já que é ideal para maximizar a luz natural do dia e refletir o máximo de calor solar para longe do vidro.

Além disso, pode ajudar a melhorar a eficiência energética e reduzir a necessidade de ar condicionado durante os meses mais quentes, por exemplo.

Dica: Em residências e salões de festa onde há ocupações em período noturno opte sempre por vidros com baixa reflexão interna, a fim de que não perca a possibilidade de contemplar a área externa.

A PKO conta com um suporte técnico preparado para entender seu projeto e indicar o melhor vidro para cada situação.

Navegue por tópicos