<strong>Como garantir conforto térmico em projetos arquitetônicos</strong>
conforto térmico - vidro para altas temperaturas - vidros para baixas temperaturas - vidros insulado - projetos de conforto térmico - projetos com vidros insulados

Como garantir conforto térmico em projetos arquitetônicos

  • QualidadeTodas as Publicações
  • 22, fevereiro 2023
  • 3 min de leitura

Nada melhor do que estar em um ambiente agradável e não estamos falando apenas de um local limpo e com uma boa decoração, mas também que possua um bom conforto térmico, o que ajuda a melhorar o bem-estar.

Possuir um ambiente termicamente confortável é algo que deve ser pensado por todo arquiteto e engenheiro. Nesse artigo, iremos te mostrar sobre a importância de adotar isso no projeto, as normas da ABNT sobre o tema e também como criar um ambiente adequado.

A importância do conforto térmico

Antes de saber a importância do conforto térmico, é preciso entender o que é. Estar termicamente confortável significa gastar o mínimo de energia possível para se adaptar a um local em que se está presente.

Ou seja, nosso organismo praticamente não se esforça para nos sentirmos bem em um ambiente. Por isso, é importante que as construções sejam projetadas para que apresente uma temperatura adequada, indiferente da estação do ano.

Quando nosso corpo sente-se agradável, produzimos mais. Não há aquele desgaste pelo calor excessivo, que provoca irritação, nem o desconforto de estar sentindo muito frio. Além disso, também é uma forma de se preservar o meio ambiente.

Essa preservação ocorre pois, um local que garante conforto térmico, não necessita gastar tanta energia elétrica para equilibrar a temperatura, com o uso de ar condicionado ou aquecedor, por exemplo.

Normas da ABNT sobre temperatura de ambientes

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possui algumas NBRs (normas brasileiras) que tratam do tema deste artigo, como a 16.401, que determina a temperatura confortável de um ambiente sendo de 20 a 23ºC no inverno e 23 a 25ºC no verão.

Os requisitos para garantir o conforto térmico estão presentes na NBR 15.575 e servem como base para que se obtenha o melhor nível de bem-estar e também o menor consumo de energia possível. Por isso, arquitetos, engenheiros e a área da construção civil devem ficar atentos a essa norma.

A ABNT também orienta uma avaliação de desempenho térmico, que deve ser realizada pelos responsáveis do projeto, utilizando uma simulação por computador, tendo como base dados da estrutura da obra e do clima do local onde será construído.

Como criar conforto térmico nos projetos

É possível garantir o conforto térmico de um ambiente de várias maneiras, mas é importante que isso seja pensado durante o desenvolvimento inicial do projeto, pensando na posição do local em relação ao sol, correntes de vento e até mesmo nos materiais escolhidos para a construção.

É possível tornar um espaço termicamente confortável com a utilização de telhas de cerâmica ou metálicas, drywall, madeira, porcelanatos tanto nos pisos quanto nas paredes e também construindo fachadas bem ventiladas.

Além disso, o vidro é um ótimo aliado na hora de garantir o conforto térmico ao ambiente. Além de deixar o local agradável, a utilização desse material possibilita um design mais sofisticado e modernista ao projeto.

O vidro insulado é formado pela união de lâminas de vidro paralelas separadas por um espaçador de alumínio com uma camada interna de ar desidratado, sendo o conjunto selado hermeticamente. O produto pode receber também gás argônio em seu interior.

A escolha dos vidros que vão compor o conjunto determinará o desempenho esperado pelos usuários, que pode ser de conforto térmico ou até mesmo acústico, além de aliar características estéticas como cores diferenciadas.

O vidro insulado pode ser combinado com vidros de controle solar, diminuindo a entrada de calor para dentro do ambiente. Isso deve-se também pela característica de que o vácuo formado na câmara de gás dificulta a propagação do calor nessa condição.

Isso por si só, ajuda na economia com energia elétrica e ar condicionado. Além disso, ajuda na eliminação da condensação de umidade sobre o vidro. Nos ambientes frios, ele ajuda a diminuir em até 70% as perdas de calor por meio do vidro.

Um ambiente que garanta conforto térmico às pessoas presentes se torna agradável. Afinal, sentir calor ou frio demais em um local pode nos deixar desconfortáveis. Por esse motivo, planejar uma construção termicamente confortável é algo que deve ser levado em conta por engenheiros, arquitetos e projetistas.

Se interessou e deseja ter conforto térmico no seu projeto? Saiba mais sobre o Vidro Insulado, um dos tipos de vidro que garante não só um espaço com temperatura agradável, mas também proporciona conforto acústico e leva um design elegante ao ambiente.

Navegue por tópicos