Empresa de Esquadria

Como especificar o tipo ideal de vidro e se diferenciar da concorrência

  • EspecificaçãoGestãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as PublicaçõesVendas
  • 27, julho 2022
  • 4 min de leitura

Entenda de que forma especificar corretamente o vidro pode diferenciar sua construtora e agregar mais valor aos seus projetos

Existem hoje no mercado diversos tipos de vidros voltados para as mais variadas aplicações na construção civil, porém, saber qual deles usar em cada caso, ou seja, especificar de maneira correta, pode garantir maior durabilidade do material, evitar acidentes, agregar conforto térmico e/ou acústico, além de contribuir com um visual mais moderno.

Importante ressaltar que a preocupação de fazer uma especificação correta também acaba se tornando um diferencial para a empresa, uma vez que sair da zona de conforto e oferecer de fato o melhor tipo de vidro para o cliente é o caminho mais seguro. 

Escolher qual tipo de vidro é o ideal para cada projeto é uma decisão que o arquiteto ou designer pode decidir junto ao fornecedor do produto, afinal ele conhece muito bem o produto que trabalha e, assim, ajudará a minimizar ao máximo qualquer problema futuro no projeto.

Aqui, explicaremos como sua construtora pode conseguir especificar os vidros de maneira mais assertiva e se diferenciar da concorrência para apresentar para seu cliente o melhor custo-benefício de cada material. Confira!

Os tipos de vidro existentes no mercado

A primeira dica para que você saiba como especificar o tipo ideal de vidro é saber quais são as variedades de produtos existentes no mercado e os conceitos básicos de suas aplicações.

Quando falamos em tipos de vidros, podemos dividi-los por tipos de beneficiamento, aparência e funcionalidades. Todos podem ser unidos, agregando melhor desempenho final.

Nos beneficiamentos, temos principalmente os vidros comuns, temperados, laminados, insulados e polarizados. Quando falamos em aparência, os vidros podem ser incolores ou coloridos ou planos e impressos. Já em relação às funcionalidades, eles podem ser: vidros de controle solar, acústicos, autolimpantes, tecnológicos, entre outros.

Cada um desses materiais tem um uso específico, por isso, é fundamental conhecer as características do produto e o que o cliente almeja em seu projeto. Por exemplo, um cliente procura sua construtora para um projeto de guarda-corpo diferenciado, com o mínimo de perfis e com aspecto espelhado. Neste caso, você pode ofertar um vidro temperado-laminado refletivo, garantindo a segurança do usuário e a beleza do material.

Os vidros de maior valor agregado e seus benefícios

Atualmente, os clientes têm à disposição vidros especiais, que além das características básicas do material, podem agregar outros benefícios. Veja abaixo os principais deles:

Vidro temperado-laminado Struturá®

A laminação de duas ou mais peças de vidros temperados ganha cada vez mais importância por reunir as qualidades de dois produtos. 

Podemos citar entre os benefícios: a redução dos riscos de acidentes causados pela quebra, aumento da segurança patrimonial, bloqueio de até 99,6% da radiação ultravioleta, grande variedade de cores, maior isolamento acústico em relação ao vidro comum, entre outros.

O vidro temperado-laminado Struturá pode ser aplicado: guarda-corpo autoportante, pisos, coberturas e claraboias, visores de piscina e aquários, fachadas de vidro estrutural.

Vidro de controle solar

Formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do sol por meio do vidro, o vidro de controle solar garante maior conforto térmico aos ambientes e melhor controle da luminosidade.

Entre os benefícios, podemos apontar: redução do uso de energia elétrica com ar condicionado, auxiliando no controle de luminosidade dos ambientes e ofuscamento.

O vidro de controle solar é excelente solução como revestimento de fachadas no sistema de pele de vidro ou Glazing, podendo ser aplicados laminados ou insulados – alguns produtos podem ainda ser aplicados monolíticos também. As aplicações ideias para este tipo de vidro são em fachadas, janelas, portas e coberturas.

Vidro Acústico

Amortecer as vibrações sonoras no vidro é a principal característica deste produto. O vidro acústico é obtido por meio de duas soluções: laminado com PVB acústico ou insulado (duplo).

Entre os benefícios do laminado acústico, podemos citar: menores espessuras com alto nível de atenuação acústica, maior compatibilidade com caixilharia padrão, entre outros.

Já os benefícios do insulado acústico são: maior flexibilidade em projetos, permite atingir os mais altos níveis de exigência de redução acústica, entre outros.

Onde é a melhor aplicação: residências, escritórios, aeroportos, danceterias, igrejas, shoppings.

Vidro polarizado PrivacyGlass®

Este vidro utiliza uma tecnologia que transforma o vidro de cor branca translúcida em incolor, apenas ao apertar um botão. A produção do vidro polarizado é feita por um processo de laminação de dois vidros com um filme de LCD (liquid cristal display – cristal líquido) com polímeros dispersos. Quando uma voltagem é aplicada, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. Isso permite a passagem de luz por meio do vidro. Quando o dispositivo é desligado, volta à sua condição original, de branco translúcido.

Entre seus benefícios está a possibilidade de utilização racional dos espaços e a criação de ambientes tecnológicos, a facilidade de limpeza, manutenção, alta durabilidade, além de proporcionar privacidade.

O vidro polarizado é indicado para salas de reunião, divisórias, banheiros, restaurantes, clínicas e hospitais.

Adequação do tipo de vidro ao projeto

Para que sua construtora saiba como melhor especificar os vidros para os projetos, é preciso que seja feita uma adequação de acordo com as características que o cliente deseja, afinal, deu para perceber que vidro não é tudo igual.

Um dos aspectos que deve ser observado são as características de onde o material será aplicado, por exemplo, uma fachada; quais as características do local – é um prédio localizado em região que tem muitos ventos? Quais as funções que o cliente espera – redução de barulho e calor ? A partir dessas perguntas e respostas, a especificação irá sendo construída para que o projeto receba o melhor tipo de vidro.

Auxílio do fornecedor para especificar vidros

Atualmente, alguns fornecedores de vidros oferecem aos seus clientes auxílio na especificação dos vidros, realizando a análise do projeto e fornecendo um apoio técnico.

Algumas tecnologias também são disponibilizadas por esses fornecedores para que você mesmo consiga especificar melhor um vidro. Tais ferramentas permitem calcular a espessura ideal do vidro, o tipo de vidro para cada necessidade, a simulação de cores e atenuação acústica, entre outras possibilidades.

A dica aqui é saber escolher um fornecedor que te ofereça essa assistência e te ajude a reduzir tempo e custos. Gostou do tema? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe essa informação em suas redes sociais.

Navegue por tópicos