Como escolher o vidro ideal para o seu projeto
Parede de vidro em sala de estar

Como escolher o vidro ideal para o seu projeto

  • Especificação
  • 24, abril 2025
  • 2 min de leitura

Você busca mais conforto com luminosidade natural e menos entrada de calor? Ou está em busca de segurança, sem abrir mão da estética? A boa notícia é que o vidro é um material versátil, que combina funcionalidade e beleza, atendendo às mais diversas demandas.

Como especificar o vidro ideal?

Os vidros passam por processos de beneficiamento para adquirir propriedades específicas, como segurança, resistência mecânica, conforto térmico, atenuação acústica, decoração, estética, entre outros.

A especificação ideal é baseada no entendimento das necessidades da aplicação, alinhados às normas vigentes e ao design do projeto arquitetônico, gerando soluções personalizadas.

Tipos de vidro e suas aplicações

Vidros de Segurança

Esta linha de produtos prioriza a segurança, proporcionando a confiança e a tranquilidade que o usuário precisa.

Vidro Laminado de Segurança

Formado por camadas de vidro unidas por uma película de PVB. Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos ao filme, reduzindo o risco de acidentes.

Aplicações:

Fachada de Edifícios;

Cobertura;

Sacada;

Vitrine

Esquadria (porta e janela)

Vidro Temperado-Laminado

Une camadas de vidros temperados ou termoendurecidos com película de PVB para resistência mecânica adicional.

Aplicações:

Guarda-corpo autoportante;

Fachada de vidro estrutural;

Cobertura e Marquise;

Piso de vidro;

Visor de piscina e aquário.

Vidro Multilaminado

É composto por mais de duas camadas de vidros unidas por uma película de PVB, proporcionando maior resistência e segurança.

Aplicações:

Visor de piscina e guarita;

Piso e degrau de vidro.

Vidros de Conforto

Esta linha é cuidadosamente desenvolvida para proporcionar o máximo em benefícios relacionados ao conforto, seja térmico, acústico ou privacidade.

Vidro de Controle Solar

É formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies que reduzem a passagem dos raios solares por meio do vidro, assegurando conforto térmico nos ambientes.

Aplicações:

Fachada;

Esquadria (janela e porta);

Cobertura.

Vidro Insulado

É composto por duas ou mais lâminas de vidro, separadas por um perfil espaçador, sendo hermeticamente vedado, formando em seu interior uma câmara estanque. A câmara pode conter ar ou gás desidratado, de acordo com a necessidade de melhoria no comportamento térmico e/ou acústico do conjunto.

Aplicações:

Fachada;

Cobertura;

Sauna;

Adega.

Vidro Laminado Acústico

Desenvolvido para reduzir ruídos externos, o vidro laminado acústico é obtido a partir de um processo de calor e pressão que unem duas ou mais chapas de vidros a uma película de PVB especial com tratamento acústico. Ideal para áreas urbanas ou ambientes que exigem mais silêncio.

Aplicações:

Fachada;

Esquadria (porta e janela).

Vidro PKO Privacy Glass®

É uma excelente opção para projetos que buscam o equilíbrio entre a privacidade e a entrada de luz nos ambientes. Tal produto é composto por vidros laminados com um filme de LCD (liquid cristal display – cristal líquido).

O segredo da transformação ocorre quando uma tensão elétrica é aplicada, assim as moléculas se organizam em uma direção específica, permitindo a passagem de luz através do vidro, tornando-o incolor. Quando o dispositivo é desligado, volta à sua condição original, de translúcido branco.

Aplicações:

Divisória interna;

Visor;

Esquadria (porta e janela).

Conclusão

O vidro ideal é aquele que atende ao máximo de requisitos do seu projeto, combinando tecnologia, desempenho, design e eficiência, seja para garantir segurança, conforto térmico, acústico ou privacidade. Há sempre uma linha de produtos para cada necessidade.

Navegue por tópicos