Box de vidro: como sair do usual e rentabilizar sua vidraçaria com o produto?

Box de vidro: como sair do usual e rentabilizar sua vidraçaria com o produto?

Como rentabilizar o box de vidro

Instalações de box de vidro são um dos serviços mais buscados no setor vidreiro. A demanda e oferta são grandes e, para destacar sua vidraçaria entre as demais, vale investir em um atendimento diferenciado e de qualidade. 

O box deve fazer parte do projeto e a escolha de estilo pode guiar o restante do desenvolvimento do banheiro. Vem daí a importância de apresentar diversas opções ao consumidor durante as conversas iniciais de planejamento. A preferência irá diferenciar a composição do cômodo e os revestimentos necessários, o que mudará o orçamento. 

Para saber quais possibilidades de box de vidro não devem faltar em sua empresa, listamos os modelos mais tradicionais e outros modernos para atrair maior clientela e trabalhar com novos valores que podem beneficiar o financeiro de seu negócio. 

Sendo assim, neste artigo você verá: 

  1. Quais informações precisam ser conversadas para indicar ao cliente o direcionamento ideal?
  2. Formatos de box de vidro para banheiros
  3. Tipos de material e normas
  4. Manutenção a longo prazo e fidelidade com a clientela

Antes de iniciarmos o guia, é importante ter em mente e explicar ao contratante que quando falamos em modelos de box, o mercado está se referindo às formas e  funcionalidades. Já quando o assunto for os tipos, estarão tratando do material usado, texturas, acabamentos e tons.

Como rentabilizar sua vidraçaria com o box de vidro

Quais informações precisam ser conversadas para indicar ao cliente o direcionamento ideal?

Como vimos na introdução, o box influencia em toda estética e composição do ambiente. Então, para um bom aproveitamento do espaço, há alguns critérios a serem levados em conta. Por exemplo, o espaço entre as paredes pode ser determinante na escolha de abertura. Caso a distância seja pequena, haverá a necessidade de optar pelo modelo com porta de correr.

Para banheiros maiores há possibilidades infinitas, como uma parede de bloco de vidros dividindo as áreas ou o box específico para banheiras. Todas essas ideias devem ser alinhadas com o cliente no início do planejamento para que ambas as partes estejam cientes dos processos e preços.

Formatos de box de vidro para banheiros

Existem boxes com diversas variedades e um dos modelos mais comuns é o com porta de abrir. Vale lembrar que, para este padrão tradicional, é necessário espaço no banheiro para a abertura. Os azulejos também devem ser bem definidos para que não formem obstáculos – assim como os armários! Se eles estiverem inclusos na decoração do banheiro, será preciso um planejamento prévio das duas instalações para que um não prejudique a abertura do outro.     

Leia também:  O uso do Box de Vidro laminado como tendência

Para ambientes menores são ideais os boxes com portas de correr. Nesses casos, sua vidraçaria pode oferecer os modelos com uma ou duas portas que serão fixas e apresentarão um rolamento com roldanas. 

Ou ainda, se a escolha for a ideia da parede citada acima, será necessário que o banheiro tenha uma saída de ar (janela ou exaustor). Ao contrário, a sugestão não deve ser feita ao consumidor porque barraria o ar do local. 

Para simplificar a apresentação ao cliente, resumimos algumas possibilidades de grande demanda no mercado.

Box de vidro de abrir

A categoria traz ao banheiro um ar moderno e é formado por uma ou mais partes fixas e uma ou duas portas que se movimentam com o auxílio de dobradiças e puxadores. O box com essa opção de abertura ocupa mais espaço no banheiro.

Box de vidro com porta de correr

Bastante procurado, ele também é conhecido como box frontal ou box reto. O modelo otimiza a área do ambiente por ter uma base fixa e outra que percorre esse diâmetro com a ajuda de roldanas. 

Ideal para banheiros pequenos porque ocupa uma menor dimensão.

Box de vidro com porta de correr

Box em ângulo ou de canto

O box de vidro “em ângulo”, “de canto” ou “em L” tem a característica principal de ocupar o canto do banheiro. Por isso, cômodos mais amplos são melhores. Essa alternativa apresenta as variações de nomes porque é instalado formando um ângulo de 90 graus. 

Ele é composto por uma ou duas partes fixas e uma ou duas móveis – as portas. Elas se abrem e fecham por meio de roldanas e rolamentos ajustadas em suas pontas fixas. 

Box de vidro articulado

O box articulado ou sanfonado de vidro não é tão comum, mas é uma ótima opção para banheiros com dimensões mais reduzidas. Ele é formado por uma parte fixa e duas partes móveis que se movimentam por meio de dobradiças.

Por não ser tão trabalhado e trazer um toque moderno ao ambiente é uma possibilidade excelente para apresentar ao cliente como um diferencial de sua vidraçaria. Ele também exige mais atenção ao mecanismo e instalação, assim seu preço pode variar e trazer mais lucros à empresa. 

Box de vidro para banheira  

Além de ter a função de evitar que a água da banheira se espalhe pelo ambiente, o box também serve como decoração ao proporcionar um clima mais elegante e planejado ao banheiro. 

Ele pode ser instalado diretamente em cima das bordas da banheira, se esta tiver acabamento de alvenaria, ou colocado no chão rente à borda como uma parede. Ambas as instalações são práticas e, nesses casos, o valor da peça é calculado no tamanho de preferência do cliente.

Leia também:  10 ideias de conteúdo para as redes sociais de sua vidraçaria ou empresa de esquadria
Banheira com box de vidro

Box de vidro até o teto

Este modelo costuma ser o mais caro devido a quantidade de vidro, mas também tem sido muito procurado pelo design diferenciado que proporciona ao banheiro – um investimento que faz total diferença na decoração e construção do espaço! 

Como falamos, a opção está em alta e deve ser oferecida ao cliente, já que traz um bom retorno financeiro à vidraçaria.   

As portas e instalações vão depender do espaço disponível. Como profissional, você pode (e deve) orientar entre as portas de correr, abrir ou sanfonada. 

Dica: esquadrias em preto com azulejos brancos estão sendo um sucesso no mercado, vale aplicar na publicidade!

Box de vidro planejado 

Esse item, em especial, é basicamente um projeto criado exclusivamente para o cliente. O box planejado responde bem a todos os tipos de banheiro e deve ser projetado por profissionais capacitados que atenderão todas as necessidades do ambiente, priorizando os gostos e segurança do consumidor assim como as normas a serem seguidas pelo setor vidreiro.  

Trazer esta opção para a sua vidraçaria é um grande diferencial atrativo para novos estilos de clientes. 

Box para cadeirante

Os boxes para cadeirantes são adaptáveis para proporcionar mais conforto e segurança. Funcionam melhor em espaços maiores, porque precisam ser espaçosos para uma locomoção mais tranquila. 

A instalação é fácil e simples, sem portas ou degraus e, em maioria, com corrimões fixados nas paredes. Para um retorno mais significativo, você pode procurar por parcerias com locais, como comércios e instituições de ensino e saúde.  

Tipos de material e normas

De acordo com as normas do segmento, a segurança deve ser prioridade! E, para tal, o vidro precisa ser temperado e ter no mínimo 8mm – ambas as características o tornam mais resistente e evitam acidentes. Alguns processos de fabricação também podem servir para deixar o vidro mais forte que o comum. 

Em termos de acabamento, as esquadrias podem ser em aço inox (melhor contra corrosão) ou alumínio e em diversas cores: branco, preto, bronze, fosco, champanhe, onix e brilhante natural ou ouro. 

Os vidros também apresentam tons diferentes que incrementarão a decoração. Para maior diferencial, além do tradicional incolor, a vidraçaria pode disponibilizar o bronze, fumê, verde, azul e até vidros refletivos que proporcionam um visual super sofisticado, além de serem produtos de alto valor agregado.

Há ainda variações nas texturas dos vidros que são responsáveis por modernizar ou tornar o ambiente mais clássico. Os jateados, por exemplo, dificultam a visão para dentro do box, o que proporciona mais privacidade.  

Leia também:  Indústria 4.0 e o setor vidreiro

Outra ideia de diferencial para o seu negócio são os vidros personalizados com desenhos ou adesivos para locais mais temáticos, como vestiários de academias. 

Manutenção a longo prazo e fidelidade com a clientela

Como sabemos, mesmo que o vidro esteja funcionando sem problemas, a manutenção profissional é sempre necessária para identificar desgastes naturais das peças. Não à toa, o acompanhamento é previsto e exigido que seja executado a cada doze meses a partir da instalação por norma técnica “ABNT NBR 14207 – Boxes de banheiros fabricados com vidros de segurança”.     

Para fidelizar a clientela visando esses serviços é ótimo manter contato com os contratantes. Você pode oferecer um plano de fidelidade ao final da instalação ou trabalhar com um marketing específico enviando e-mails ou mensagens com alguns descontos de manutenção próximo as datas individuais – para funcionar tenha um bom arquivo de registros e planejamento. 

Por fim, para atrair mais pessoas interessadas em seus serviços não vale apenas disponibilizar mais opções em sua vidraçaria, também é preciso divulgá-las. Crie uma estratégia e produza alguns posts nas redes sociais apresentando os diferentes modelos de box de vidro! 

Marketing Digital para VidraçariasMarketing Digital para Vidraçarias
eBook

Marketing Digital para Vidraçarias

12 dicas e ideias práticas para alavancar seu negócio no universo online, fidelizar seus atuais clientes e conquistar um novo público.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Box de vidro com porta de abrir
eBook

Tudo sobre Box de Vidro

Descubra o que é verdade e o que é mito sobre a segurança do box de vidro.
Vidro para Adega de Vinhos
eBook

Manual do Vidro para Adega

Tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas.