Mais do que dar um acabamento sofisticado ao seu projeto, o vidro traz também benefícios sustentáveis para uma construção. Mas, antes de falarmos sobre esse material, vamos entender a importância da arquitetura sustentável para o mundo.
A arquitetura sustentável tem como principal objetivo minimizar os impactos das construções no meio ambiente, por meio de recursos sustentáveis e materiais que não agridam a natureza.
Prezando sempre por recursos naturais, como energia solar, eficiência energética, consumo consciente de água e iluminação natural, a arquitetura sustentável também tem o objetivo de garantir um futuro mais saudável para o planeta e para as próximas gerações.
Entre os materiais mais utilizados em construções sustentáveis, está o vidro. Vamos entender como ele funciona neste cenário.
Além de ser encontrado em diversas versões, sendo um material versátil em uma construção, o vidro é produzido de forma 100% reciclável e pode ser utilizado em diferentes projetos, sem perder a qualidade.
Mas, muito além de um material bonito, o vidro é responsável por trazer economias sustentáveis aos projetos arquitetônicos. Com sua iluminação natural, é possível economizar energia elétrica, por exemplo. Já com seu filtro de raios UV e controle de temperatura, é possível economizar no uso de ar condicionado.
Confira a seguir os tipos de vidro mais indicados.
O vidro de controle solar é um material multifuncional, que pode ser utilizado de diversas formas, sendo indicado para locais onde a incidência do sol é muito grande.
O material é formado por camadas de vidro, com uma estrutura metalizada sobre uma delas, ajudando a reduzir a passagem de raios solares para o ambiente, controlando a temperatura e garantindo iluminação natural. Ideal para:
• Fachadas
• Janelas
• Portas
• Coberturas
O vidro insulado, ou vidro duplo, é composto por duas ou mais camadas de vidro, com uma câmara de gás entre elas. É o mais indicado para quem busca um bom material para equilibrar a temperatura do ambiente, diminuindo os custos com energia elétrica, também garantindo isolamento acústico.
Pode ser aplicado em:
• Portas
• Janelas
• Fachadas
• Ambientes climatizados
• Equipamentos de refrigeração
• Ambientes que exijam isolamento acústico
Os vidros são materiais excelentes e acessíveis que contribuem para a arquitetura sustentável, garantindo maior incidência de luz natural, economia de energia, isolamento termoacústico e controle de temperatura.
Gostou do conteúdo? Então leia também nosso texto VIDROS DE GRANDES DIMENSÕES PARA PROJETOS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E INDUSTRIAIS.