Oferecer amostras de vidro ao seu cliente é uma estratégia eficaz durante o processo de compra, já que, ao perceber as características do produto de perto, o consumidor se aproxima da marca e estabelece um vínculo maior de relacionamento com sua vidraçaria, tornando maior a capacidade de convencê-lo da importância daquele produto.
No caso de uma vidraçaria, o consumidor tem à disposição diversas opções de perfis ou vidros para compor seu projeto e, muitas vezes, surgem dúvidas sobre qual o melhor produto a escolher. Diante disso, você pode entrar com a estratégia de oferecer amostras de vidros ou levá-lo até um showroom, que conta com a exposição dos materiais aplicados.
No momento em que o cliente tem uma interação maior com a marca e um atendimento personalizado, é possível promover os diferenciais de cada material, iniciando assim um relacionamento mais próximo junto a esse consumidor.
A importância de oferecer amostras de vidro ao seu cliente surge também quando alguma obra precisa de comparativos entre produtos similares. No caso de vidraçaria, responsáveis pela produção de janelas de um prédio que precisa de soluções para barrar a entrada de calor no ambiente, o cliente tem diversos tipos de vidros disponíveis.
A seguir, daremos algumas dicas para que você monte um showroom eficiente, de modo que o cliente possa testar produtos e saber escolher a melhor opção. Confira!
Para montar um showroom de uma vidraçaria, é preciso considerar algumas variáveis que irão determinar a eficiência dessa estratégia junto aos clientes. São elas: espaço, ambiente, design, produtos e estratégias. Nos pontos a seguir estão um passo a passo de como realizar esse showroom de amostras de vidro.
Antes de tudo, você precisa definir onde será montado seu showroom, pensando em um espaço confortável ao mesmo tempo que proteja os produtos, além de ser um local convidativo para que as pessoas fiquem curiosas de entrar e conhecer mais.
Com essa definição, tire as medidas e crie um design de modo que as peças não fiquem todas juntas, que facilite a locomoção do cliente para que ele possa conhecer todo o espaço e tudo que tem disponível de produto, e que possa ser interessante para ele. Dessa forma, o cliente se sente estimulado a querer comprar com você.
Nesta etapa você pode optar por contratar profissionais especializados em visual merchandising e também projetos de arquitetura com foco em expositores de venda, pois são pessoas com olhares específicos para isso.
Aqui, você precisa definir os produtos que irão compor seu showroom. Para essa definição, é preciso adotar como critério os produtos que possuem mais giro de vendas, os que os clientes mais procuram e aqueles que têm mais potencial de venda.
Outra estratégia é selecionar as amostras de vidro que mais te interessam vender, por exemplo, aqueles com maior valor agregado.
O vidro temperado é marcado por sua ótima resistência, independente de sua espessura, além de se adaptar a diferentes temperaturas. Portanto, ter uma amostra do vidro temperado para apresentar aos clientes e oferecer como uma solução para ambientes expostos a mudanças climáticas é uma ótima ideia.
Já o vidro laminado possui outras vantagens, como uma maior variedade de cores, podendo servir a diferentes ambientes, e isolamento acústico único em relação a outros materiais. De olho nessas vantagens, uma amostra do vidro laminado pode oferecer opções de cor e até mostrar que o produto é interessante para vidros que separam áreas, por exemplo, preservando o som de cada ambiente.
Pensando na parte de decoração e de chamar atenção, o vidro espelho atrai muitos clientes, inclusive para o showroom, pelo apelativo de todas as suas diversas vantagens. Além da reflexão que dá impressão de um ambiente maior e mais amplo, o vidro espelho permite acabamentos no produto que outras peças não permitem, como furação, gravação e lapidação. Uma amostra de um vidro espelho pode ser a porta de entrada do cliente para a sua vidraçaria.
O vidro insulado possui como sua maior característica o conjunto de dupla selagem e câmara de ar entre elas, o que promove uma vedação completa e por isso um perfeito exemplo de isolante térmico e acústico. No momento do cliente pensar na reforma da sua área externa, é válido apresentar uma amostra do vidro insulado como opção.
Resumindo, vale lembrar que a sua vidraçaria precisa considerar unir todos os mais diferentes materiais que compõem o produto final e ter isso à disposição para o cliente analisar por si só. Isso pode ser feito a partir da composição entre diferentes perfis, ferragens e vidros. Assim, o consumidor consegue visualizar o conjunto completo e decidir com mais assertividade.
Por fim, essa etapa pode ser outra ferramenta para apresentar amostras dos produtos. Neste momento você já terá todo o planejamento de seu showroom completo e surge o processo de parceria com fornecedores, que podem ajudar oferecendo os itens que a sua empresa usará, sejam eles vidros, perfis de alumínio ou ferragens.
Aqui, é importante verificar quais fornecedores estão aptos para isso, como, por exemplo, se eles já têm algum tipo de política de incentivo para exposição dos produtos. Com essa parceria, você garante agilidade e redução de custos para compra dos materiais.
Deu para perceber que as amostras de vidros são fundamentais nos processos de venda, já que elas podem antecipar problemas e permitir verificar se o material é o que o cliente esperava.
Com este artigo é possível não só entender a importância de apresentar amostras dos produtos para os clientes, como forma de incentivo para que eles entendam a complexidade que são as vendas e escolhas de vidros, mas também como realizar essa amostra, através de showrooms e ambientes de visitação e tendo sempre à disposição amostras dos vidros mais procurados no mercado e de maior valor agregado.