Fomos novamente para a cidade de Santos, dessa vez ao Edifício Praiamar Corporate, para falar sobre a especificação do projeto de fachada de vidro refletivo.
Obra concluída em 2017 pela construtora Miramar, nessa obra foram utilizados mais de 12 mil m2 de vidro de controle solar azul, conforme projeto do arquiteto Roberto Saviello.
Entrevistamos o responsável técnico pela obra, Fábio Persio para saber mais sobre especificação. Confira!
É preciso entender a aplicação do vidro, tem inúmeras opções de produtos e apesar de complexa essa questão a gente vai abordar alguns pontos.
Primeiramente precisa entender a necessidade de cada projeto e em um segundo momento a análise da região onde o vidro será instalado é extremamente importante para que a gente possa colocar um produto adequado para cada localidade.
O terceiro passo seria determinar um produto que possa oferecer o melhor desempenho para a edificação, desempenho térmico acústico, luminoso ou de controle solar.
Já em um quarto momento precisa entender a verba que o empreendimento dispõe para que a gente possa oferecer o melhor em termos de custo-benefício para a obra.
Por fim, mas não menos importante é preciso atender às normas vigentes e com isso você embasa a sua especificação.
É preciso entender a necessidade do cliente, o objetivo dele, criar essa conexão é fundamental para o sucesso da especificação.
Existem inúmeras opções, podendo ser produtos mais claros, mais escuros, mais neutros ou mais refletivos e isso vai variando de acordo com a necessidade de cada ambiente.
Depois de seguidos estes passos para a escolha do tipo de vidro, é hora dos cálculos!
A espessura do vidro é determinada por meio de cálculos de pressão de vento e outras variáveis, a gente segue como base a orientação da norma ABNT NBR 7199.
A gente recomenda que seja feito um estudo prévio, porém nem sempre é possível.
Quando a modulação já existe, a gente recomenda uma boa conversa com o cliente para que a gente possa apresentar uma sugestão melhorando o desempenho, o desperdício resultando no melhor custo-benefício para a obra.
Uma vez definido o tipo de vidro, cor, reflexão, espessura e modulação é hora de conferir se a escolha está correta.
A PKO oferece para os seus clientes amostras em diversos momentos da obra.
Nós também podemos oferecer uma amostra em tamanho real e fazer uma fachada modelo, com isso a gente consegue avaliar a cor, reflexão, tonalidade entre outros.
Como deu para perceber, especificar adequadamente o vidro correto para a fachada requer cuidado e conhecimento.
Conte com o suporte do nosso Simulador de Vidros !