Aqui no nosso blog já vimos que são muitos os tipos de vidros e suas aplicações. Mas como saber se a qualidade do vidro está de acordo?
Para abordar o assunto, conversamos com a Ana Santos do Sistema de Gestão Qualidade da PKO. Confira a entrevista.
O que garante a qualidade do vidro são as normas técnicas estabelecidas pela ABNT, pois para cada tipo de vidro tem uma norma diferente.
Para o vidro temperado a gente trabalha conforme a norma NBR 14698, para o vidro laminado tem a NBR 14697, para os de controle solar a NBR 16023.
Dentro dessas normas estão estabelecidos os métodos de ensaio e as tolerâncias normativas.
Conforme a norma da construção civil, são no mínimo 5 anos.
Para um vidro atender às nossas expectativas, ele tem que ser produzido de acordo com a norma, mas como garantir que isso foi feito?
Para o vidro temperado, iniciamos com o teste de fragmentação, que consiste em quebrar uma amostra do vidro e fazer sua contagem. Essa contagem tem que dar entre 40 e 100 fragmentos que não podem passar de 100mm.
Em seguida em um forno é feito o aquecimento do vidro a 350 graus durante no mínimo 30 minutos para fazer o seu resfriamento dentro de outro equipamento em temperatura ambiente, onde em meio a esse processo o vidro não pode quebrar nem trincar.
Depois é feito o teste do choque mecânico. Temos uma regulagem de altura conforme a espessura do vidro e soltamos uma esfera no mesmo e ele não pode quebrar.
No vidro laminado aplicamos o teste pummel, onde verificamos a aderência do vidro ao PVB.
Agora vamos ver outros cuidados essenciais que é preciso ter no processo produtivo.
Durante todo o processo produtivo, ao final de cada etapa é feita uma inspeção no material são analisados dimensão e esquadro. Fora isso, as mesas possuem uma luz em baixo para visualização de defeitos visuais como riscos e manchas entre outros.
Como deu para perceber, contar com um fornecedor qualificado é essencial. Quer saber mais sobre a qualidade do vidro?
Nós temos as homologações dos fabricantes de vidro e para que eles consigam garantir que estamos fazendo o beneficiamento de maneira correta, eles visitam nossa fábrica. Além disso também tem a certificação ISO que garante nosso processo de forma geral.
No armazenamento, os vidros devem ser colocados em palitos ou cavaletes que tenham um ângulo de 6 a 8 graus.
Não pode ser um local úmido com qualquer tipo de goteira ou algo assim. Eles precisam estar separados com intercalares ou cortiças para evitar qualquer tipo de danificação.
Como deu para perceber, contar com um fornecedor qualificado é essencial.
Acesse nosso e-book: 4 tipos de normas para vidros