A ABNT publicou, em 30 de junho de 2025, a atualização da NBR 7199, que estabelece requisitos para o uso e aplicação de vidros na construção civil.
Neste artigo, você vai entender o que mudou, as novas exigências e como as alterações influenciam o seu projeto.
A ‘ABNT NBR 7199 – Aplicações de vidros na construção civil’ é a principal norma que orienta o uso do vidro em edificações no Brasil. Seu objetivo é garantir que projetos atendam padrões mínimos de segurança, desempenho e durabilidade.
A norma impacta toda a cadeia produtiva, desde fabricantes a construtores. A atualização traz alinhamento com exigências internacionais e reforça a segurança em áreas críticas, ao mesmo tempo em que abre espaço para novas soluções arquitetônicas.
Com a atualização da NBR 7199, apenas vidros laminados e temperados são reconhecidos como de segurança. Isso reforça o uso em áreas com maior risco de impacto ou queda. Em fachadas e coberturas, o uso de insulados compostos por vidros de segurança também foi ajustado.
A inclusão do vidro termoendurecido na NBR 7199 abre espaço para o uso em determinadas aplicações de fachadas, janelas, entre outras. Esse tipo de vidro apresenta resistência mecânica superior ao vidro comum, embora inferior ao temperado.
Os vidros insulados agora podem incorporar o vidro termoendurecido em sua composição, respeitando os critérios técnicos. Isso amplia as possibilidades de projeto, permitindo a combinação de diferentes vidros.
Uma das principais mudanças está na reformulação da tabela de aplicações de vidro, que ganhou formato mais claro e intuitivo, com novas ilustrações incorporadas ao documento, o que torna o processo de análise mais visual.
Na nova NBR 7199, portas devem ser fabricadas com vidros de segurança. Qualquer painel envidraçado localizado até 600 mm da porta, em ambos os lados e em toda a sua altura, também precisa adotar vidros de segurança.
As regras para os ambientes especiais, ocupados por crianças, idosos ou com grande concentração de público, estão mais rígidas, com a obrigatoriedade de vidros de segurança para vidros aplicados até 1,8 m de altura em relação ao piso.
Na atualização da NBR 7199, os vidros instalados a uma distância horizontal menor ou igual a 1,5 m de escadas e rampas devem ser de segurança, bem como vidros instalados abaixo da cota de 1,5 m em relação ao degrau, ou ao piso do patamar ou do andar.
As novas regras também determinam que muros, divisórias e vitrines sejam produzidos com vidros de segurança. Essa mudança eleva o nível de proteção, especialmente em áreas comerciais e corporativas.
As orientações sobre furação e recortes de vidros temperados foram transferidas para a NBR 14698, dedicada exclusivamente ao vidro temperado, concentrando as diretrizes em um documento técnico específico.
A PKO Vidros conta com toda a expertise necessária para orientar sobre a aplicação do vidro ideal de acordo com cada situação. Mais do que somente escolher um vidro que atenda à norma, mas sim que atenda a expectativa do projeto e requisitos adicionais de desempenho, funcionalidade e segurança.
A atualização da NBR 7199 representa um marco para o setor vidreiro e para a construção civil. Mais do que ajustes técnicos, as mudanças reforçam a segurança dos usuários e oferecem maior clareza aos profissionais. Para aprofundar o assunto, convidamos você a ler também o artigo sobre Normas de Desempenho.
Leia também: Normas de desempenho: o que dizem sobre o uso de vidros