5 etapas importantes para a pesquisa de controle de qualidade

| PKO do Brasil |

5 etapas importantes para a pesquisa de controle de qualidade

Etapas importantes para a pesquisa de controle de qualidade

Utilize o controle de qualidade como diferencial competitivo

O controle de qualidade dos produtos ofertados pela sua vidraçaria ou empresa de esquadrias deve nortear os processos de aquisição, transformação e venda das mercadorias. Por isso, é fundamental escolher os melhores fornecedores, entender as procedências do material e quais as quantidades e tipos de matéria-prima ofertados no mercado para sua construtora.

Neste post, daremos cinco dicas importantes para que você garanta a qualidade dos vidros e esquadrias ofertados pela sua construtora. Acompanhe:

Etapa 1: Performance

A primeira etapa necessária para garantir a qualidade de um produto é entender suas características primárias. Neste ponto você precisa verificar com os fabricantes de perfis, ferragens e vidros em quais normas eles se baseiam para inspecionar seus produtos.

É fundamental saber quais as normas de tolerância dimensional, a quantidade de defeitos, dentre outros problemas que podem interferir no desempenho esperado do produto no projeto da sua construtora. Podemos citar a NBR 14.697 – vidros laminados e a NBR 14.698 – vidros temperados. Ambas normas tratam de fatores ligados ao produto que interferem diretamente no desempenho dos mesmos.

Para citar um exemplo, pense nas fachadas de vidro de controle solar. É preciso saber as características do produto utilizado para garantir que ele tenha a performance solicitada pelo cliente, que pode ser a redução de 70% da entrada de calor para dentro do ambiente.

Etapa 2: Confiabilidade

O segundo passo para entender melhor se determinado produto tem ou não uma boa qualidade é saber qual a reputação dele no mercado. Pesquise junto aos clientes as marcas que eles mais confiam, ou se há reclamações sobre o material na internet.

controle-de-qualidade

Trace também quais as probabilidades de falhas que as esquadrias de alumínio podem apresentar quando associada as janelas de vidro, por exemplo.

Leia também:  Como planejar a reposição de vidros para otimização de prazos e custos

Etapa 3: Durabilidade

A durabilidade é outro fator de importância no controle da qualidade dos produtos. Isso significa que você precisa saber qual o tempo de vida útil dos produtos para poder elaborar um Termo de Garantia aos clientes de sua construtora.

De acordo com o Código de Direitos do Consumidor, os prazos para reclamar das falhas construtivas estão concentrados nos seus artigos 26 (referente a “vícios”) e 27 (referente a “defeitos”).

Os vícios são as falhas construtivas que causam prejuízo material ao consumidor, e que implicam em gastos financeiros para repará-los. Já os defeitos são considerados vícios construtivos mais grave, que afetam, ou ameaçam afetar, a segurança do consumidor, principalmente sua saúde.

Já segundo a norma de desempenho ABNT NBR15575, há uma tabela com prazos de garantia diferenciados para vários produtos e serviços, na qual consta que os construtores façam a substituição em um prazo genérico de 5 anos.

Etapa 4: Aparência

Outra etapa importante para verificar a qualidade dos produtos é testá-los. Para isso, você pode solicitar amostras para fazer análises e também observar o portfólio de aplicação desses produtos nas obras de sua construtora.

Saiba se o seu fornecedor oferece esse tipo de vantagem para que você consiga escolher os melhores produtos para sua empresa. Muitas vezes uma boa aparência pode não ser sinônimo de qualidade em performance, ou em durabilidade, por exemplo. Por isso, você precisa traçar um escopo com as vantagens e desvantagens na opção dos produtos que serão comercializados.

Etapa 5: A escolha ideal

É fundamental passar por todas as etapas que citamos para ter acesso a produtos de qualidade. Saber quais as vantagens e diferenciais em adquirir produtos após realizar uma pesquisa de controle de qualidade fará você sair na frente da concorrência.

Leia também:  Fita dupla face VHB (3M) ou silicone estrutural: melhor opção para fixação de vidros nos quadros de alumínio

Interaja conosco. Qual assunto gostaria de saber mais?

Política de Qualidade da PKO do BrasilPolítica de Qualidade da PKO do Brasil
eBook

Normas de Vidro: 4 tipos que você deve conhecer

Saber quais são as normas que regulam o uso e aplicação do vidro é fundamental para quem projeta, especifica e instala este material.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Serviços de projetista para esquadria
eBook

Cálculo de Espessura de Vidro

Entenda os diferentes tipos de aplicações e quais tipos de cálculo fazer em cada um.
Vidro para piscinas
eBook

5 Aplicações do Vidro Estrutural

Conheça as principais vantagens de usar vidro estrutural em seus projetos.