5 dicas para manusear e transportar vidros

5 dicas para manusear e transportar vidros

Armazenamento de vidros e transporte

O transporte de peças delicadas é sempre um processo que necessita de muita atenção e cuidado. Movimentações de vidros, espelhos e outros materiais sensíveis é um ponto crítico – porém necessário, entre fábricas, lojas, casas, apartamentos e escritórios. O vidro é um material frágil e precisa que o seu transporte e armazenamento seja realizado com muito cuidado para não comprometer a qualidade do produto e tão pouco perder as suas características até chegar ao seu destino final. 

Portanto, pensar em algumas formas de redobrar a atenção ao manusear um vidro pode ser um diferencial para realizar esse transporte da maneira apropriada e segura. Aqui, selecionamos algumas dicas para isso.

Outro ponto necessário para manter atenção é com as pessoas que estão envolvidas nesse processo de transporte, a fim de que ninguém seja ferido ou machucado. Para isso, também listamos alguns equipamentos de proteção individual e citamos a importância de treinamento e cursos para esses profissionais. 

Para o mercado, principalmente para os clientes, a cautela com as peças mostra cuidado e atenção do fornecedor com o consumidor, o que é sempre um bom sinal de qualidade de todo o processo envolvendo os vidros.

Orientações para transporte e armazenamento correto dos vidros

O passo inicial no momento de transporte e deslocamento do vidro é pensar em algumas saídas acessíveis para fazer isso sem danificar nenhuma peça, causando prejuízo para todos os envolvidos – fornecedores e os clientes. 

Estocagem de vidro

Para quem não está familiarizado com o termo, a estocagem é a conservação de materiais, fundamental na manutenção de peças que ficam ou serão guardadas. Com isso, algumas técnicas são usadas para estocar um vidro e um dos equipamentos mais comuns durante esse processo é o cavalete, suporte de madeira. 

Leia também:  Saiba quais os diferenciais dos vidros a serem explorados por sua empresa

Além disso, é importante lembrar que o vidro deve permanecer no ângulo de 4 ou 6 graus e a base de hastes da peça deve estar protegida por borrachas. 

Outros materiais como isopor, papelão ou papel neutro são usados como espaçadores, evitando atrito entre os vidros. Por fim, o produto deve ser estocado em local protegido do sol, da chuva e da poeira abrasiva. 

Equipamentos para manuseio do vidro

Para manusear os materiais alguns aparatos podem auxiliar. Nesse contexto, a cinta de aço é a forma mais segura de movimentar os vidros – essa cinta pode ser adaptada em empilhadeira, ponte rolante ou pórtico. 

Outro instrumento seguro para a movimentação do vidro é o balancete. Mas, lembre-se: ao usar o balancete é preciso travar o adicionamento superior. 

Amarração de peças de vidro

Os espelhos e vidros laminados devem ser amarrados nas escoras frontais dos veículos em que estão sendo transportados. Para auxiliar nessas amarrações, encostos de ferro são muito utilizados, pois fornecem firmeza em caso de movimentos bruscos. 

As pranchas de madeira na base da carroceria do veículo também podem complementar a amarração das peças. Assim como cordas e cintas, garantindo segurança na amarração, porém tais materiais devem ser de qualidade, com o objetivo de evitar solturas dos vidros. 

Como iremos citar mais para frente, é essencial pensar nas pessoas que são responsáveis por esse processo. Portanto, os profissionais precisam receber treinamentos especializados para realizar esse serviço. 

Transporte de vidro

No momento de transportar os vidros, alguns detalhes precisam ser observados, por exemplo, a ordem das peças, que influencia no deslocamento dos materiais. Por isso é importante manter em ordem os maiores para os menores. 

Leia também:  Como fazer uma especificação de vidros ideal

Outro fator é que os vidros devem estar sempre na vertical e os motoristas precisam ser cuidadosos na condução dos caminhões carregados.

Manuseio e transporte do vidro

Equipamento de proteção individual para manuseio de vidro

É imprescindível o uso de alguns aparatos para proteger os funcionários e pessoas que participam do manuseio ou transporte. A utilização de óculos, luva, capacete, mangote, protetor auricular e botas de bico de aço podem auxiliar nessa proteção. 

Além disso, os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) devem ser de boa qualidade e estar em bom estado de uso para serem eficazes. 

Conclusão

Após o artigo, o manuseio de vidro para transporte se torna mais fácil e a elaboração de cada passo citado garante a segurança desse processo também. Lembre-se da importância de conversar com a equipe envolvida no deslocamento e manuseio, busque deixar todas as instruções claras e não se esqueça de nenhum detalhe – eles são essenciais nesse caso.

Calculadora de Espessura de VidrosCalculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Como fotografar projetos de vidro e esquadria
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.
Vidro para Adega de Vinhos
eBook

Manual do Vidro para Adega

Tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas.