Vidros especiais: os 10 tipos que você nunca ouviu falar!
Vidros especiais

Vidros especiais: os 10 tipos que você nunca ouviu falar!

  • EspecificaçãoProduto
  • 15, setembro 2018
  • 4 min de leitura

Conheça os tipos de vidros especiais e entenda o sua funcionalidade e importância para os mais diferentes projetos

Você provavelmente sabe bem o que é o vidro temperado, vidro laminado e até mesmo o vidro insulado (ou duplo). Talvez você já até conheça bem outros vidros especiais utilizados em aplicações específicas que requerem alto desempenho, como o vidro temperado-laminado, o vidro multilaminado ou o vidro de controle solar (refletivos).

Mas existem no mercado vidros que você talvez ainda nem tenha ouvido falar, voltados para aplicações específicas e que requerem uma funcionalidade que talvez você nem tenha pensado ser necessária.

Conheça agora esses 10 produtos inovadores, vidros especiais, e saiba quando e onde utilizar em seus projetos!

1) Vidro Autolimpante

O vidro autolimpante é o primeiro da lista de vidros especiais, feito com a colocação de uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) na superfície externa do vidro, que usa os raios UV (ultravioleta) e água para combater os resíduos, que com o tempo ficam acumulados no vidro.

Seus benefícios são a facilidade de limpeza, podendo ser utilizados em locais de difícil acesso, visto que não precisam de manutenção constante de limpeza, gerando a redução de custo, pois dispensa o uso frequente de detergentes e consequentemente menor agressão ao meio ambiente.

Vidro autolimpante

2) Vidro Antirreflexo

O vidro antirreflexo, Optview da Cebrace, foi criado para as aplicações onde se exige a máxima transparência e baixíssima reflexão, como vitrines, cabines envidraçadas em estádios, ou proteções de quadros e peças em museus.

Dentre seus benefícios, reduz a reflexão em até 5 vezes, quando comparado ao vidro comum, permitindo mais de 90% da passagem da luz e impede quase 100% dos raios UV, evitando desbotamento de móveis e objetos.

3) Vidro Antipássaro

 Muitos arquitetos têm procurado soluções em vidros “Bird-friendly” (algo como amigáveis à pássaros), como padrões de desenhos ou telas na fachada para evitar a colisão de pássaros com as fachadas de vidro.

Entretanto, uma alemã criou um vidro, chamado de Ornilux, que possui um padrão de desenhos visível somente aos pássaros e não aos humanos. Assim, os animais enxergam muito bem o vidro e as pessoas continuam com a transparência.

Vidro anti pássaro

4) Vidro Antirrisco

Todo mundo sabe que precisa ter um cuidado especial com vidro para que não risque. Porém o fabricante Guardian desenvolveu uma linha de um vidro brilhante de alta durabilidade, chamado Cristal DiamondGuard.

Fundido com a força do carbono através de um processo patenteado, apresenta uma camada protetora dez vezes mais resistente a riscos e são perfeitos para uso em tampos de mesa e aparadores, que valorizam a criação de ambientes.

Vidro antirisco

5) Vidro Antichamas

Este vidro, feito à base de borosilicato e que passa pelo processo de têmpera, tem a função de reter as chamas em caso de incêndio, podendo funcionar por 30, 60, 90 ou 120 minutos a depender da exigência do bombeiro.

Além deste produto, existe também o vidro Corta-fogo que tem o poder de manter as chamas e também o calor longe dos usuários, permitindo ser utilizado em rotas de fuga onde haverá proximidade da circulação de pessoas com o vidro.

6) Vidro Fotovoltaico

O vidro é composto por uma película fotovoltaica orgânica sustentável, também conhecida como célula solar, capaz de gerar energia elétrica através da luz do sol. A depender do material e da sua fabricação, cada metro quadrado do vidro será capaz de evitar a emissão de 120 kg de CO2 na atmosfera, por ano.

7) Vidro Inteligente

O vidro inteligente também é conhecido como vidro polarizado ou vidro dinâmico, e utiliza uma película de LCD (cristal líquido) em sua composição capaz de torna-lo de um vidro opaco em transparente com o apertar de um botão.

O vidro Privacyglass® permite a utilização racional dos espaços, criando ambientes tecnológicos, com controle eletrônico de privacidade e facilidade de limpeza.

Vidro Privacy Glass

8) Vidro Plumbífero

O vidro plumbífero Corning® Med-X® contém chumbo em sua composição, com o intuito de barrar a radiação de equipamentos de raio-X usados em procedimentos e diagnósticos médicos. Assegura a saúde ocupacional de profissionais, médicos e técnicos de radiologia, com transparência superior à 85%.

Vidro plumbífero

9) Vidro Termocrômico

Também conhecido como eletrocrômico, este vidro se transforma eletronicamente em mais claro ou mais escuro conforme a intensidade do Sol. Um sensor na fachada do edifício, avisa o computador da necessidade de aumentar ou reduzir a luminosidade do ambiente. Isto permite a economia de energia elétrica e o conforto luminoso sem o uso de cortinas, o dia todo.

10) Vidro Vitrocerâmico

E para finalizar a lista de vidros especiais, o vidro vitrocerâmico utilizado normalmente em eletrodomésticos como cooktops ou churrasqueiras por exemplo, é feito a partir de um choque térmico, semelhante ao processo de têmpera, conferindo ao produto maior resistência, baixa condutividade térmica e quase nenhuma dilatação térmica.

Gostou? Curta, comente e compartilhe! Quer saber mais? Baixe nosso “Dicionário do Vidro”

Navegue por tópicos