Moldes X Arquivos DWG: vantagens de projetos digitais em comparação aos de madeira
Projeto no Autocad para peça de vidro

Moldes X Arquivos DWG: vantagens de projetos digitais em comparação aos de madeira

  • EspecificaçãoGestãoProcessoProdutoQualidadeTodas as Publicações
  • 11, agosto 2021
  • 6 min de leitura

O ambiente digital há tempos tornou-se um espaço importante em todas as profissões – e com o setor vidreiro não seria diferente. Esse aspecto vale para diferentes questões, como a presença na internet para mais oportunidades de negócios e vendas, ou meios digitais que otimizam as funções de uma equipe ao longo de todo o processo. 

É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo: as ferramentas que vieram para somar ao trabalho das vidraçarias. Aliás, não basta usá-las, o essencial é saber aproveitá-las ao máximo e estar atento às novas opções que surgem para expandir seus serviços. 

Muitos profissionais alimentam algumas restrições ao encaminhar para as beneficiadoras seus projetos em arquivos digitais, como o modelo Autocad em extensão DWG. Nesse cenário, optam por moldes em madeira e enviam estes produtos para serem usados como uma referência para o corte de vidros. Mas um desenho, quando bem produzido, acaba sendo muito mais eficiente do que o molde – já que este pode sofrer alterações como a madeira estar empenada, por exemplo. Dessa maneira, o ideal é aproveitar o que a tecnologia tem a oferecer e aperfeiçoar sua vidraçaria através de programas que otimizam o tempo dos funcionários em determinadas funções. 

Além disso, usar de recursos online para a realização dos desenhos de base que irão para as fábricas, promove maior precisão nas informações compartilhadas e também economia nos gastos da empresa, pois elimina a necessidade da compra de madeira, equipe para fazer os cortes na matéria-prima e posteriormente a locomoção. 

Mesmo com tais benefícios, há uma certa resistência em aderir o novo modelo de negócio por considerarem o molde mais correto, mas o programa traz enormes vantagens em comparação ao sistema antigo, como a precisão de medidas e cálculos.

Moldes em madeira

As alternativas em madeira são simplesmente chapas do material que funcionam literalmente como um molde para o local onde se irá colocar o vidro. Geralmente, são mais utilizadas quando a peça é modelada com alguma curvatura – já que placas retas bastariam as medidas precisas. Usado como um guia, o molde é montado em madeira no vão e, em seguida, são feitas as marcações necessárias, como cortes ou furos.

Moldes em madeira para peças de vidro

Este estilo de trabalho vem sendo substituído por muitas vidraçarias que já percebem os benefícios em utilizar projetos digitais. Não apenas por tempo e orçamento gastos, mas também por apresentarem menores riscos ao processo final – isso porque dificilmente os produtos precisam ser refeitos. O que em moldes de madeira pode ocorrer com maior facilidade já que, como matéria-prima natural, ela está exposta a mutações em seu formato e medidas.

Molde em madeira para peça de vidro

Projetos digitais

Arquivos AutoCAD

Os arquivos do AutoCAD são usados para inúmeras funções – desde a engenharia até o design. São diversas aplicações para desenhos técnicos e eletrônicos. O ponto não vantajoso do programa é o seu valor anual que pode chegar a custos elevados. No entanto, vale fazer o cálculo de quanto se gasta com todo o processo de moldes em madeiras e ter uma média da economia que o sistema moderno poderá trazer para a empresa.

Para algumas tarefas como visualizar arquivos, fazer alterações ou anotações, existem valores menores e também opções de softwares gratuitos em múltiplas plataformas e sistemas. Alguns deles são até da própria Autodesk (responsável pelo AutoCAD).

Mas afinal, o que é o AutoCAD?

Desenvolvido pela Autodesk Inc, o sistema é uma ferramenta do estilo CAD (Computer Aided Design) criada com o objetivo de desenvolver projetos das áreas de arquitetura, construção civil, engenharia, engenharia mecânica, indústria automobilística e outras semelhantes. Entre os principais recursos, este oferece a possibilidade de criar objetos e mais produtos em 3D e movimentá-los em diversas posições para uma realidade virtual.

Para os vidraceiros, o AutoCAD é excelente por efetuar cálculos estruturais, interpretar desenhos e contribuir com a redução de riscos no projeto final. Através da plataforma é possível produzir diferentes ideias de modelo e com agilidade. 

Como adquirir o programa?

O AutoCAD é o que chamam de SaaS: Software como um Serviço. Neste sistema, o usuário paga uma mensalidade para usar o software online e com armazenamento na nuvem. Para adquirir, basta fazer uma assinatura digital, que é renovada e atualizada automaticamente e sem custos adicionais. 

Arquivos DWG

Conforme falamos na introdução, o arquivo com a extensão DWG vem se tornando padrão no mercado não só por sua capacidade de comportar muitas informações, mas também por sua compatibilidade com diversos programas.

DWG para vidraceiros

A extensão DWG é usada para armazenar tanto desenhos em duas quanto em três dimensões, além de seus dados e medidas. Por conta disso, este formato é o mais utilizado em programas do tipo CAD (como o AutoCAD, por exemplo). 

Uma das principais vantagens no uso da extensão é que ela pode ser lida de maneira não nativa por uma série de outros programas CAD, sendo possível compartilhar com diferentes fabricantes de vidro, independente do sistemas que adotem em cada empresa.

O DWG é extremamente usado em softwares para projetos de arquitetura, engenharia e design, e é a melhor versão para a criação de moldes de peças de vidro. Não à toa, a extensão atrai tanta atenção dentro da indústria que já se tornou um parâmetro para trabalhos do setor vidreiro. Vale destacar que este refere-se, ao mesmo tempo, a uma tecnologia e a um tipo de arquivo (.dwg). 

Por ampliar a produtividade dos profissionais e tornar a sua rotina de trabalho mais ágil e certeira de forma online, sendo acessado a qualquer hora, o DWG é considerado um dos formatos de arquivo mais importantes da atualidade nas áreas comentadas.

Molde DWG para modelar peça de vidro

Como visualizar um arquivo DWG?

Conforme abordamos, os gráficos DWG podem conter designs, fotos, mapas e dados geométricos, e este formato é propriedade da Autodesk desde 1982. No entanto, o problema que ainda pode existir é como abrir esses arquivos. Afinal, talvez você não seja um usuário do AutoCAD, o que torna o processo um pouco mais complicado. 

Nos formatos proprietários, para usá-los você deve pagar royalties à pessoa que os criou ou usar um software criado por seus proprietários, o que nem sempre é a opção mais conveniente para todos os usuários. Porém, a Autodesk permite a exibição e abertura de arquivos DWG, isso porque fornece algumas alternativas totalmente gratuitas para ler tais documentos. 

Formatos de um arquivo DWG

A Autodesk desenvolveu uma série de formatos DWG ao longo dos anos e cada um apresenta suas próprias peculiaridades e usos específicos. Porém, ter o conhecimento de qual se trata é válido para a leitura do arquivo. Isso porque, sem saber como determinar qual é o formato do DWG que você tem em mãos, saber que existem muitas versões deles apenas complica as coisas. O ideal é que mesmo quando você não estiver no seu computador, consiga determinar com qual formato de DWG está lidando e qual é a melhor abordagem para visualizá-lo.

Para isso, o primeiro passo é localizar o arquivo e depois basta clicar com o botão direito no documento em questão e selecionar “Abrir com”. Feito isso, você deve optar por fazer a visualização do seu DWG no Bloco de Notas ou em qualquer outro programa que faça a edição de texto. A partir da série de letras, números e acentuações que compõem o seu arquivo de fato é possível interpretar a versão. Afinal, com a tecnologia, estas são transformadas nos desenhos que você já conhece. Mas não se preocupe, tudo é prática.

Projeto DWG para molde de vidro

Conclusão

O primeiro e mais importante ponto de toda essa relação é justamente entender que os projetos digitais apresentam maiores vantagens a sua vidraçaria quando comparados com moldes de madeira. São confiáveis, práticos, fáceis de serem compartilhados (dispensando carregamentos e transporte) e geram maior economia anual ao seu negócio. 

Modernizar seus sistemas também é uma forma de continuar com uma boa atuação no mercado e conquistar novos clientes. Até porque, como vimos, com os arquivos DWG sua equipe ainda estará eliminando possíveis erros de medida e riscos em comprometer o trabalho final. Por fim, não há dúvidas sobre sua eficácia, certo?

Navegue por tópicos