Marketing Digital para Empresas de Esquadrias e Vidraçarias

Saber promover sua empresa e serviços oferecidos no ambiente virtual tornou-se essencial para se destacar no setor em que trabalha.

Procurar por recomendações em plataformas de busca, avaliar projetos já realizados, atentar-se a feedback de clientes e solicitar orçamentos são passos de um comprador online. Para atraí-los, você depende de uma boa presença digital.

Assim sendo, preparamos um guia com 12 dicas e ideias práticas para alavancar seu negócio no universo online, fidelizar seus atuais clientes e conquistar um novo público

O que é marketing digital?

O termo é usado para resumir todas as ações colocadas em prática no universo online para promover sua imagem ou marca. O marketing digital pode estar presente em todos os canais, como, por exemplo, sites, plataformas de busca, blogs, mídias sociais e e-mails.

Além disso, um grande diferencial é o fluxo contínuo de comunicação de forma imediata – o que te aproxima do cliente e favorece estratégias de divulgações.

Muito usado por instituições, uma de suas funções mais atrativas para empreendedores são as métricas disponíveis em diferentes ferramentas para mensurar o retorno de ações orgânicas e investimentos.

Existem diversas vantagens ao iniciar um plano de marketing digital, desde a interatividade direta, análises e mensurações, como citamos, direcionamento de público e nenhum ou pouco investimento. Para alcançar seus objetivos é essencial criar um plano digital, e para isso vamos te auxiliar ao longo deste guia.

Importante saber que todas as sugestões abaixo podem ser trabalhadas separadamente. Mas, claro, quanto mais engajamento nas estratégias, melhor o resultado alcançado

Crie um site institucional para o seu negócio

Um dos principais objetivos de criar um site institucional para sua vidraçaria ou empresa de esquadria é aumentar a credibilidade dela no mercado. Ao encontrar um endereço online com informações básicas, como endereço e telefone para contato, o consumidor sente mais segurança para requisitar seus serviços.

Outro ponto positivo é que apresentando um espaço só seu, ele torna-se mais uma canal direto de interação com os clientes e pode te ajudar a alcançar posições de destaques nos mecanismos de busca.

Também é essencial que as ações de divulgação direcionem os usuários para um canal onde possam solicitar os seus serviços e tirar dúvidas. O site institucional é a principal opção para esta função.

Invista em Redes Sociais

Criar perfis institucionais nas principais redes sociais tornou-se indispensável para seu marketing online, seja para promover suas ações e conteúdos ou para que as pessoas conheçam a rotina de sua empresa. Aliás, este último vem sendo um dos pontos fundamentais no momento de selecionar uma marca por parte dos consumidores que, atualmente, procuram se identificar com os valores da empresa.

Com um planejamento estabelecido e boas fotos é possível alimentar suas redes sociais de maneira prática e efetiva. O crucial é fazer isso de forma profissional e explorar cada plataforma respeitando suas características.

Instagram, por exemplo, se apresenta como a rede social mais visual e pode ser ótimo para apresentar sua empresa de esquadria ou vidraçaria através de registros de projetos, peças, decorações e ‘antes e depois’ de ambientes. Fotos são chamativos indispensáveis no universo online – vamos falar mais sobre elas a seguir.

POSTE COM REGULARIDADE

Promover conteúdos com regularidade é uma das principais práticas para impulsionar seus perfis em redes sociais. Através de publicações constantes, além de melhorar o engajamento, você passa a criar um vínculo maior com seu público.

O ideal é planejar uma média de dois a três posts semanais, já que grandes intervalos não funcionam como o esperado. Mas lembre-se também que publicar em excesso e sem estratégia será tão negativo quanto.

RESPONDA TODOS OS CLIENTES

Responder os comentários nas redes sociais é muito importante para a imagem de seu negócio. A falta de retornos transmite uma ideia de desinteresse da empresa em relação aos clientes.

Trace uma boa comunicação na hora de cessar dúvidas ou até mesmo possíveis críticas, mas não se esqueça de responder agradecendo as postagens positivas. Quanto mais interação em seus perfis, melhor o engajamento.

HASHTAGS A SEU FAVOR

Para um bom engajamento não basta fotos de qualidade e legendas criativas ou informativas, muitos usuários devem chegar ao seu perfil através das hashtags relacionadas ao seu setor.

Você pode também desenvolver uma hashtag própria para a sua empresa – o que ajuda a compor sua identidade online. É fundamental usar palavras-chaves que interajam com os serviços que você oferece.

Por exemplo: #vidros, #vidraçaria #vidrosolar #vidrojanelas #vidrosbox #vidroespelhos, #inspiração, #design, #decor, #portadevidro e mais.

ENGAGE COM PARCEIROS

Outra forma de potencializar o alcance do seu conteúdo é engajar-se com parceiros. Este engajamento se dá principalmente “marcando” o parceiro na postagem, ou seja, quando você coloca o @ (nome de usuário) dele na publicação ou foto.

Por exemplo, se você publicar uma foto no Instagram com um determinado produto instalado em um de seus clientes, e adicionar o @ do fornecedor, por exemplo @pkodobrasil, este parceiro provavelmente irá engajar com a publicação, seja curtindo, comentando ou mesmo repostando o conteúdo.

Seja mobile friendly

Compatível com dispositivos móveis” em tradução livre.

Em maior quantidade e tempo, os usuários de redes sociais estão usando cada vez mais os smartphones para acessar plataformas de buscas e aplicativos.

Assim, ao produzir um conteúdo para o seu site ou rede social (como página do facebook), você deve se certificar de que ele está apto às configurações de um celular ou tablet.

Principalmente, porque seus acessos virão majoritariamente desses aparelhos.

Cadastre-se no Google

Cadastrar sua vidraçaria ou empresa de esquadria no Google significa usufruir de uma ferramenta chamada de Google Meu Negócio.

Gratuita, através dele sua marca passa a ser reconhecida na plataforma de buscas e, através de um pin no mapa, sua empresa e serviços aparecem também no mapa do Google.

A partir do pin, o usuário pode clicar no link de seu site próprio, ver algumas fotos da sua loja, acessar informações básicas (telefone e horário de funcionamento) e descobrir uma rota para chegar ao local.

Além destas funções, com ‘Google Meu Negócio’ os consumidores podem avaliar seu atendimento e entregas. Respondê-los é imprescindível não só para uma boa comunicação, mas para transmitir confiança a possíveis clientes ao analisarem seus perfis digitais.

Construa uma Estratégia Digital

Construir uma estratégia digital com antecedência é o primeiro passo para iniciar o marketing digital de sua vidraçaria ou empresa de esquadrias.

Um dos pontos fundamentais para criar seu planejamento é entender o que e como compartilhar em cada canal: Instagram, Facebook, YouTube e outros.

Para obter resultados positivos é necessário desenvolver uma linguagem adequada às redes e produzir conteúdo de interesse ao público com dicas e ideias interligadas ao seus produtos oferecidos. Para colocar em prática separamos algumas sugestões:

  • Dicas para escolher o melhor vidro para o ambiente que procura;
  • Orientar sobre características e vantagens de diferentes vidros e instalações;
  • Ideias de decoração com a matéria-prima vendida;
  • Compartilhar feedback de clientes;
  • Mostrar bastidores das instalações e da rotina da empresa;
  • Comparar o antes e depois de espaços que receberam seus serviços.

Mais uma ideia válida é a criação de um blog informativo hospedado no site institucional.

Faça anúncios digitais

Focar seu marketing em anúncios digitais também trazem bons e rápidos resultados.

Vale ressaltar que tudo também irá depender de seu orçamento, são possibilidades diversas, tanto de plataformas como de valores de investimento.

Entre as alternativas mais populares, estão:

  • Google Ads, plataforma de anúncios do Google;
  • Facebook Ads, do Facebook;
  • Instagram Ads, do Instagram;
  • E o Remarketing:

Desenvolva o e-mail marketing

Para complementar suas ações de marketing digital, aconselhamos preparar uma lista de e-mail marketing – ótima ferramenta para auxiliar na relação e fidelização com seu cliente.

A partir desta estratégia, você poderá, eventualmente, compartilhar promoções e informar a respeito de novos trabalhos.

Dicas pontuais de decoração ou tendências do setor também podem funcionar através da ferramenta. O objetivo deste contato é aumentar as chances do cliente lembrar de sua empresa.

As listas são baseadas em informações fornecidas pelos próprios consumidores, por isso a importância de solicitar e-mails em seus cadastros.

Preze por fotos profissionais

As imagens são um dos principais atrativos quando buscamos um serviço e um dos principais pontos para uma excelente presença online. Ou seja, são essenciais para que seu marketing digital funcione. Dessa forma, o que não pode faltar em suas redes sociais são fotos de qualidade ilustrando projetos já realizados ou detalhes de peças.

Como vimos, a estratégia visual funciona sobretudo no Instagram, no qual você se vende através das postagens.

Nosso conselho é preparar fotografias profissionais e apostar em vídeos curtos mostrando, por exemplo, a transformação de ambientes, instalações e vantagens dos produtos.

Empenhe-se em ressaltar seus diferenciais, pode ser um estilo de vidro, tons ou cortes – a meta é alavancar sua vidraçaria.

Use Geolocalização

Nunca se esqueça da geolocalização. Através dessa ferramenta, você encontrará consumidores e estabelecerá um novo meio de diálogo com eles.

Após o cadastro no Google Meu Negócio, sua vidraçaria passará a aparecer no mapa regional da plataforma de busca, mas é importante certificar-se de que está usando da geolocalização também em outros espaços – redes sociais e sites de indicações de serviços, como o Guia Fácil que veremos a seguir.

Utilizá-la em anúncios digitais, como visto acima, é outra saída relevante para conquistar um número maior de clientes próximos à você e se manter cada vez mais ativo nas pesquisas online.

Registre um perfil em guias do setor

Cadastrar-se em guias do setor ou serviços gerais é outra forma efetiva de garantir que sua vidraçaria apareça como opção nas buscas por trabalhos como os que você oferece. Essas listagens são portais de indicações hospedados em plataformas de busca e podem transmitir mais confiança ao usuário.

Ao realizar o perfil de sua empresa é importante levar alguns itens à risca! Informe o número de telefone e se possível contato de Whatsapp; inclua sua logomarca; disponibilize o link de seu site institucional e redes sociais e acrescente uma pequena apresentação sobre seu ofício.

Como citamos acima, o Guia Fácil pode ser uma boa opção para divulgar sua empresa de esqudria ou vidraçaria, assim como o Guia do Vidro.

Além dos portais, quando o assunto é vidraçaria, contamos também com uma plataforma, a ‘Meu Vidraceiro’. Apresentando uma função parecida, o espaço permite que você registre sua vidraçaria e promova seu trabalho através de um pequeno investimento.

Também em versão aplicativo, a ‘Meu Vidraceiro’ indica seus serviços, principalmente, para clientes da região, o que pode ser ótimo para ir construindo um marketing offline e aumentando sua popularidade no antigo ‘boca a boca’.

Faça contato por Whatsapp

O WhatsApp é uma ferramenta perfeita para se aproximar do possível cliente e atendê-lo com otimização de tempo – algo imprescindível hoje.

Por conta de seu perfil instantâneo, você pode compartilhar informações similares com as enviadas por e-mail, só que com um retorno mais eficaz.

Para vidraçarias e empresas de esquadria, o recurso também deve ser usado para o envio de orçamentos. Importante documentá-los por e-mail, mas disponibilizá-los de uma maneira mais prática ao consumidor pode transmitir uma imagem mais atenciosa por parte do empreendedor.

Caso o número de WhatsApp fique à disposição em seu site institucional, por exemplo, uma dica importante é configurar a conta como WhatsApp Business para que permita o envio de respostas automáticas em casos de grande demanda ou fora do horário de funcionamento.

Construa parcerias com influenciadores

Pode até soar estranho tratando-se de vidraçarias, mas desenvolver parcerias com influenciadores digitais ou micro influenciadores podem ser boas opções para divulgar seus serviços nas redes sociais.

Através dos perfis pessoais, essas pessoas estão sempre compartilhando suas rotinas e detalhes de suas casas – muitas vezes com perfis exclusivos para os imóveis ou diários de reforma.

Conteúdos assim podem ser ótimos para levar sua marca a um maior número de pessoas.

Justamente por serem responsáveis por grandes engajamentos, os micro influenciadores e influenciadores digitais são muito recorrentes em ações de marketing.

Com uma variedade de investimentos, entre as opções de parceria pode ser acordado o serviço ou o fornecimento de matéria-prima em troca da divulgação.

Ideias de ações de marketing digital

Já destrinchamos alguns passos mais técnicos para colocar o marketing digital de sua vidraçaria ou empresa de esquadria em prática – e com êxito!

Agora, listamos abaixo algumas ideias de conteúdo para você já iniciar seu planejamento de estratégias online. Vamos lá:

  • Registrar projetos finalizados e ressaltar seus resultados;
  • Fotos de ambientes com dicas de decoração em vidro. As fotos podem ser compartilhadas também no Pinterest, rede social com muitas imagens de decoração;
  • Compartilhar ações de planejamento trazendo o vidro como solução para aproveitar o espaço dos cômodos;
  • Ideias de funcionalidades do vidro, como melhorar a luminosidade;
  • Planejar uma linha de postagens com indicações semanais. Por exemplo, funções e vantagens de ‘Guarda-corpo de Vidro’ ou ‘Como funciona um espelho de led embutido?’;
  • Divulgar os bastidores de instalações ou produções – vídeos no IGTV ou Reels são ótimos para este tipo de conteúdo;
  • Comparar ambientes pré e pós instalações (evidenciando o positivo do trabalho realizado);
  • Informar ações de descontos;
  • Notificar horários de funcionamento, período de férias e feriados;
  • Apresentar o interior da loja e da fábrica com conteúdo sobre os processos de produção;
  • Criar destaque de stories no perfil do Instagram com dicas para determinados ambientes (cozinha, banheiro, área externa e mais) ou de utilidade (espelhos, vidros de box, varandas);