Manual do Vidro para Sauna

As saunas são ótimas opções de lazer em hotéis, clubes e residências. Os modelos podem ser à vapor ou secas – ambas proporcionam conforto e sofisticação para o imóvel.

Com inúmeros acabamentos, as alternativas de vidro se destacam ainda mais pela elegância e ilusão de um espaço mais extenso.

Agora, qual o acabamento com maior benefício para o bem estar de sua família ou hóspedes? E quanto a segurança? Quais são os riscos de acidentes e como evitá-los?

Vamos esclarecer todas as dúvidas ao longo deste manual!

Melhor vidro para saunas

O vidro ideal para as saunas e mais recomendado por especialistas é a opção insulada. Também nomeado de duplo ou termo-acústico, sua produção é realizada através da união de duas ou mais chapas intercaladas por uma câmara de ar hermeticamente vedada. Essa pode variar de acordo com o seu desempenho acústico ou térmico, e com a limitação de sua espessura.

O principal benefício dessa alternativa é o isolamento por condução, que pode ser medida pelo “Valor U” – resultado da razão das diferenças de temperaturas por meio de um material isolante e do fluxo de calor ou frio, chamado de transmitância térmica (razão entre a quantidade de luz que atravessa um meio e a quantidade de luz que sobre ele incide).

“O insulado é alternativa tanto para saunas secas quanto à vapor, por conta da câmara. A chapa externa fica mais isolada da temperatura que está dentro do ambiente. Ao encostar a mão no vidro, por exemplo, a pessoa não terá uma percepção tão quente. Isso porque a câmara provoca um efeito de menor perda de calor da sauna para o espaço externo”, explica Alexandre Bonato, gerente de obras da PKO.

Sendo assim, o vidro insulado tem seu poder de isolamento térmico por condução de duas a cinco vezes maior, por isso é excelente para climas com grandes amplitudes térmicas, como as saunas.

Sua dupla selagem promove estabilidade e garante que não haja troca gasosa. Fora isso, o vidro insulado oferece também maior privacidade e melhor aproveitamento da luz natural quando usado com vidros refletivos.

“Se você tem uma alta temperatura na sauna e uma baixa temperatura fora, a tendência é perder calor de dentro para fora. Como se resolve isso? Instalando um vidro duplo que vai minimizar essa perda de calor. E quanto menor a perda, menos tempo precisará do sistema ligado, ganhando também uma vantagem na elétrica”, completa Bonato.

Vale ressaltar que o uso de um produto incorreto ou uma escolha errada no modelo de vidro pode causar graves acidentes neste tipo de projeto.

Conforto térmico

Como vimos, a principal vantagem dos vidros duplos em relação às saunas é o conforto térmico. Seu sistema impede que haja grande transferência de calor entre os ambientes.

Neste caso, também é recomendado usar uma peça de vidro de proteção solar – essa irá proporcionar maior proteção interna, uma vez que conta com propriedades que ampliam a reflexão dos raios solares e menor absorção de calor.

Vidro insulado e ganho de funcionalidades

Também é possível utilizar placas especiais para formar um vidro insulado com ainda mais benefícios. Por exemplo, se uma das chapas for um vidro de controle solar, a eficiência do sistema no bloqueio do calor será ainda maior. Enquanto o uso de vidros temperados e laminados podem aumentar sua resistência.

Ao utilizar vidros de proteção solar, por exemplo, diminui em até 70% as perdas de calor através do vidro, economizando energia através do ar condicionado e reduzindo a emissão de CO2.

Outra dica é compô-lo com chapas de cores ou serigrafadas para dar ao insulado outras possibilidades estéticas.

Qual a vida útil do vidro insulado usado em saunas?

De acordo com Bonato, há anos atuando no segmento, a vida útil do vidro insulado – assim como outros vidros de instalação – quando bem projetados e com as bordas perfeitamente seladas, podem durar cerca de 10 anos. Tendo como garantia indicada por técnicos a duração de cinco anos.

Desvantagens do vidro insulado

O vidro duplo não é considerado um vidro de segurança. De acordo com a NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações somente opções laminadas, temperadas e aramadas são consideradas de segurança.

Sendo assim, se desejar utilizar um vidro insulado em guarda-corpos ou cobertura, por exemplo, ele precisa ser composto com um dos tipos permitidos para esses projetos. No caso, laminado ou aramado. Como vimos, para portas e estruturas de saunas, não há contraindicações.

Vidro Insulado Confortec

vidro insulado ou vidro duplo CONFORTEC® também é obtido por meio da inclusão de uma câmara de ar entre duas ou mais lâminas de vidro e recebe uma dupla selagem, tornando-se hermeticamente vedado. 

Uma das exclusividades da PKO é oferecer aos seus clientes um vidro insulado triplo e vidro insulado defasado em até quatro lados.

O processamento dessas peças pode ser feito em diferentes medidas e larguras de perfis, e a produção está de acordo com a norma técnica ABNT NBR 16015.

Instalação do vidro insulado em saunas secas e úmidas (à vapor)

Como vimos, o material se encaixa perfeitamente em locais com diferenças de temperatura. E, para reduzir as chances de espaçamento das peças, no perfil de alumínio é aplicado a sílica que tem função hidrossecante.

Diferença na instalação do vidro entre sauna seca e à vapor

“A diferença entre sauna seca e à vapor é na forma de instalação. Quando seca, na maioria das vezes, o vidro é instalado em caixilhos de madeira. Já nas úmidas são caixilhos de alumínio ou inox”, explica Adriano Renna, diretor da Arvitec Vidros.

Em instalações e montagens, dependendo do tamanho da chapa, será necessária uma análise mais detalhada do profissional responsável para o cálculo das espessuras dos vidros e da câmara de ar. O cálculo correto é essencial para evitar que as peças não se movimentem ou encostem uma na outra.

Contar com uma empresa de suporte que possua uma equipe de especificação técnica também faz toda a diferença na realização do processo e no diálogo com o cliente.

Algumas, como a PKO, contam também com um simulador capaz de calcular o tipo de vidro para cada necessidade, atribuindo características de controle térmico, acústico e cálculo de espessura.

Adriano relata as vantagens de contar com a equipe parceira: “Para a especificação do vidro contamos sempre com a PKO. Nós passamos as dimensões dos vidros e a temperatura de funcionamento do equipamento, e eles nos especificam a melhor opção”.

E qual o maior desafio a ser levado em consideração na montagem? “O principal é equalizar a proposta do arquiteto com a melhor solução técnica. Isso sempre considerando os custos para viabilizar a parte comercial”, opina Adriano da Arvitec Vidros.

Resistência contra impactos

A camada de ar que existe dentro do sistema contribui além do conforto térmico e isolamento acústico, para também uma resistência mecânica.

Sendo perfeitamente isolado, o vácuo faz com que a camada dupla de chapas seja mais resistente que o comum, podendo receber impactos maiores sem que haja a quebra das peças.

Para que isso ocorra com ainda mais perfeição, o sistema pode ser feito com duas peças de vidro temperado ou laminado, aumentando ainda mais a sua resistência, como vimos no item anterior.

Mas afinal, vidros são as melhores opções para saunas?

Neste tópico, veremos os benefícios de optar por uma sauna de vidro ao invés de outros materiais. São alguns itens que você poderá usar como argumento no momento de conquistar um possível cliente que esteja em dúvida sobre a melhor possibilidade para o seu projeto. 

Segurança

Uma das primeiras vantagens da sauna de vidro é a sensação de segurança, principalmente, para crianças. A estrutura de vidros e transparência total ajuda a transformar os banhos de sauna em momentos mais seguros e confortáveis para os convidados e toda a família. Em alvenaria, por exemplo, com estrutura fechada e de cimento, existe uma monitoração mais complicada.

Com o vidro, é possível acompanhar tudo que acontece dentro do ambiente mesmo estando na parte externa, uma vez que a estrutura possui transparência. E, para quem está dentro, torna o ambiente mais confortável e aconchegante, tirando a sensação de claustrofobia.

Interação com o ambiente externo

Com o acabamento de vidro é permitido que os usuários interajam com o ambiente externo. Ao contrário da sauna de alvenaria, onde tudo é fechado, este modelo possibilita que você veja o que está acontecendo do lado de fora de tal forma que haja interação.

Sauna de vidro com piscina

Se uma sauna de vidro já consegue impactar um ambiente, imagina uma sauna de vidro com piscina. O diferencial é a possibilidade de poder sair do ambiente interno diretamente pela piscina.

Neste caso uma parte do fechamento de vidros com caixilho em aço inox desce até ficar submerso pela água da piscina, garantindo que nenhum vapor saia da sauna, mantendo-a aquecida.  Este estilo de projeto também certifica uma maior valorização do imóvel.